Escuelas de campo: una visión de los jóvenes sobre la Biología de una comunidad rural en el municipio de Cunha/SP

Autores/as

  • Juliana Souza de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Tatiana Souza de Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ramofly Bicalho dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ http://orcid.org/0000-0003-0571-6481

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p344

Palabras clave:

Saberes do Campo, Escolas do campo, Escolas do Campo, Agroecologia, Cunha

Resumen

ABSTRACT. The objective of this study is to see through the eyes of young people the biology classes in schools located in rural municipality of Cunha / SP and how they relate to the everyday concerns of students, children of agroecological farmers; using oral interviews where respondents, two young high school and ninth grade of elementary, answered questions and guides also have some of the day-to-day at school mainly in biology classes. In order to understand the context in which these students are inserted, two family members were also interviewed about their work and daily life with his children. Parents are part of a group of agroecological farmers gained strength in Cunha thanks to the initiative of OSCIP (civil society organization of public interest) SerrAcima a partnership with Petrobrás. With the data collected from interviews I observed that although the student rural experience, through their parents, as organic farmers still have difficulties to see professional growth opportunities in the rural and these issues seem to have no time to classroom debate. These analyzes confirm our perception of the political importance of developing actions in the Countryside Education, seeking at the same time enhance the rural world as a living space and to promote sustainable development in these areas, as a strategic way to face progressive migration of young people to outdoor activities to agriculture.

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Biografía del autor/a

Juliana Souza de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Bióloga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Tatiana Souza de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, da UFRGS. É Vice-Coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, no qual também desenvolve atividades de ensino. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação, com pesquisa relacionada a ambiente e cultura nos currículos universitários. É Mestre em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com a dissertação "Você é o que você come? Os cuidados com a alimentação: implicações na constituição dos corpos". É Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), com a tese "O governo dos excessos: Uma análise das práticas de prevenção e controle do excesso de peso realizadas por profissionais da Atenção Básica à Saúde, em Porto Alegre/ RS". Em 2014, finalizou seu estágio de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no qual fez parte do projeto de pesquisa "Inovação e Interdisciplinaridade na Educação em Ciências e Matemática no século XXI", (PNPD/CAPES). Nos últimos anos, têm desenvolvido pesquisas etnográficas na área de Estudos Culturais da Ciência e Educação, com ênfase nos temas relacionados a produção social do Corpo, Educação do Campo, Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Educação em Ciências, Educação em Saúde e políticas de promoção de saúde.

Ramofly Bicalho dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Graduação em História: bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal Fluminense, ano de 1999. Licenciatura em Pedagogia pela UERJ / CEDERJ, ano de 2011. Especialização em educação: formação do educador de jovens e adultos trabalhadores, na UFF, ano de 2001. O mestrado em educação, também pela Universidade Federal Fluminense, concluído em 2003, deu origem ao livro: Alfabetização no MST: experiências com jovens e adultos na Baixada Fluminense. Conclui o doutorado em educação na UNICAMP no ano de 2007, publicando o livro: O projeto político-pedagógico do movimento dos trabalhadores rurais sem terra: trajetória de educadores e lideranças. Fui professor do curso de História, Pedagogia e Serviço Social na UniAbeu e Universidade Iguaçu. Atualmente sou professor adjunto IV na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade - DECAMPD. Pós-Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense ? UFF. Título do Projeto: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais no Brasil: as ações do PROCAMPO na formação de educadores. Leciono as seguintes disciplinas: Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular; Ensino de História; Educação do campo; Educação e Movimentos Sociais. Sou professor do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola - PPGEA na UFRRJ.

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Publicado

2016-12-13

Cómo citar

Oliveira, J. S. de, Camargo, T. S. de, & Santos, R. B. dos. (2016). Escuelas de campo: una visión de los jóvenes sobre la Biología de una comunidad rural en el municipio de Cunha/SP. Revista Brasileña De Educación Rural, 1(2), 344–363. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p344