Educación de las mujeres ribereñas en el municipio de Breves

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n4p1249

Resumen

RESUMEN. Esto trabajo pretende comprender el abordaje de género que permea la propuesta curricular de la enseñanza fundamental de las escuelas del campo del municipio de Breves, identificar lo que se afirma o se supone sobre la mujer ribereña en la referida propuesta curricular así como, evaluar qué conocimientos sobre la mujer se incluyen y de qué forma se insertan en el documento. El estudio fue realizado por medio de la investigación bibliográfica y documental. El documento analizado fue la propuesta curricular de las escuelas del campo del municipio de Breves elaborada en 2012 y revisada en 2014. Los principales teóricos que fundamentaron este trabajo fueron Scott (2005), Louro (2007, 2005), Meyer (2007), Oliveira (2007), (2004), (Pinto, 2001).  La propuesta curricular de las escuelas del campo presenta una frágil discusión sobre género, pautada en una concepción biológica, en la cual no percibimos la presencia de las diferentes identidades, que aunque silenciadas, están presentes en la escuela. En el documento no identificamos ninguna referencia a la mujer ribereña, sus historias de lucha y resistencia quedaron al margen de las discusiones de un documento que legitima lo que debe ser enseñado y aprendido en las escuelas del campo.

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Biografía del autor/a

Cleide Carvalho de Matos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGED/UFPA (2016), Mestre em Educação, PPGED/UFPA (2010), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela UFPA (2004) e Graduação em Pedagogia pela UFPA. É Professora Adjunto I da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Atualmente, ocupa a função de Coordenadora de Pesquisa do Campus Universitário do Marajó, Breves. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, didática, currículo e educação do campo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo, NEPEC. É integrante da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

Manuelle Espíndola dos Reis, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA/NAEA) (2016), Licenciada Plena em Pedagogia e letras pela Universidade Federal do Pará (2008). Têm experiências nas áreas de currículo, educação ambiental, educação do campo, saberes culturais e relações identitárias. Trabalhou nas escolas rurais multisseriadas, desenvolvendo acompanhamento pedagógico, promovendo formação continuada (Breves). Desenvolveu atividades com vínculo empregatício no processo de discussão com as comunidades para iniciar a estrutura física e metodológica da "Casa familiar Rural" (Breves). Coordenou o Programa PROJOVEM- Campo Saberes da Terra no Município de Breves que realiza ações com jovens agricultores de 15 a 29 anos Trabalhou como professora no Plano Nacional de Formação - PARFOR pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora Técnica Pedagógica Educacional na Secretaria Municipal de Educação do Município de Breves/PA e professora substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Publicado

2018-12-23

Cómo citar

Matos, C. C. de, & Reis, M. E. dos. (2018). Educación de las mujeres ribereñas en el municipio de Breves. Revista Brasileña De Educación Rural, 3(4), 1249–1267. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n4p1249