Education of women riverside in the municipality of Breves

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n4p1249

Résumé

ABSTRACT. This work aims to understand the gender approach that permeates the curricular proposal of the elementary schools of the countryside of the municipality of Breves, to identify what is affirmed about the riverside woman in the mentioned curricular proposal and evaluates what knowledge about the riverside woman is included in the document. The study was realized through bibliographical and documentary research. The document analyzed was the curricular proposal of the schools of the countryside of the municipality of Breves, elaborated in 2012 and revised in 2014. The main theorists who foundation this work were Scott (2005), Louro (2007, 2005), Meyer (2007), Oliveira 2004), (Pinto, 2001). The curricular proposal of the countryside schools presents a fragile discussion about gender, based on a biological conception, in which we do not perceive the presence of the different identities, which, although silenced, are present in the school. In the document we did not identify any reference to the riverside woman, her stories of struggle and resistance were left aside from the discussions of a document that legitimizes what should be taught and learned in the countryside schools.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cleide Carvalho de Matos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGED/UFPA (2016), Mestre em Educação, PPGED/UFPA (2010), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela UFPA (2004) e Graduação em Pedagogia pela UFPA. É Professora Adjunto I da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia. Atualmente, ocupa a função de Coordenadora de Pesquisa do Campus Universitário do Marajó, Breves. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, didática, currículo e educação do campo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo, NEPEC. É integrante da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

Manuelle Espíndola dos Reis, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA/NAEA) (2016), Licenciada Plena em Pedagogia e letras pela Universidade Federal do Pará (2008). Têm experiências nas áreas de currículo, educação ambiental, educação do campo, saberes culturais e relações identitárias. Trabalhou nas escolas rurais multisseriadas, desenvolvendo acompanhamento pedagógico, promovendo formação continuada (Breves). Desenvolveu atividades com vínculo empregatício no processo de discussão com as comunidades para iniciar a estrutura física e metodológica da "Casa familiar Rural" (Breves). Coordenou o Programa PROJOVEM- Campo Saberes da Terra no Município de Breves que realiza ações com jovens agricultores de 15 a 29 anos Trabalhou como professora no Plano Nacional de Formação - PARFOR pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora Técnica Pedagógica Educacional na Secretaria Municipal de Educação do Município de Breves/PA e professora substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Publié-e

2018-12-23

Comment citer

Matos, C. C. de, & Reis, M. E. dos. (2018). Education of women riverside in the municipality of Breves. Brazilian Journal of Rural Education, 3(4), 1249–1267. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n4p1249