The organicity of newcomer teachers who have a major in Education for the Countryside: a construction in progress

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12966

Résumé

ABSTRACT. This essay aims to present an experience report on the self-organization strategies of teachers who have a major in Education for the countryside in the Federal University of Recôncavo da Bahia. Thus, we carried out a bibliographical review of the preeminent academic references in the Rural  Education for the countryside that study newcomer teacher. Additionally, we articulate the outcome of this research evidence with our own experiences. So, we framed our study by the living-and-writing (escrevivências) approach, a term coined by Conceição Evaristo. As a result, we highlight the importance to overcome the challenges faced by newcomer teacher in a counter-hegemonic course the search defends the need for permanent articulation, expanding and strengthening the network of people that constitute the Education for the countryside.

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Brenda Santos de Sousa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Mestranda pelo Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, membra do grupo de pesquisa Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências. Tem desenvolvido pesquisas sobre Ensino de Ciências na Educação do Campo.

Stephanie Oliveira Augusto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza (UFRB). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM (UESC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC). Atualmente enveredo-me em pesquisas sobre Educação do Campo e Ensino de Ciências sob a perspectiva freireana.

Jonhnatan dos Santos Barbosa , Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA. Tem desenvolvido pesquisas sobre Educação Matemática e Educação do Campo.

Erivelton Nascimento de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduado em Educação do Campo com habilitação em matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestrando pelo o Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE (UEFS).  Membro do Grupo de Pesquisa em Matemática- GPM. Envolvido em pesquisa sobre Educação do Campo e Educação Matemática Crítica.

Frederik Moreira dos Santos , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Física (UFBA/2006), mestrado em Filosofia Contemporânea (UFBA/2009), e doutorado com ênfase em Ensino e Filosofia das Ciências (2016), pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor assistente do colegiado de Educação do Campo, na Univ. Federal do Recôncavo da Bahia, no qual o presidiu no biênio 2018/2019.

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Publié-e

2021-11-13

Comment citer

Santos de Sousa, B., Oliveira Augusto, S., dos Santos Barbosa , J. ., Nascimento de Souza, E. ., & Moreira dos Santos , F. (2021). The organicity of newcomer teachers who have a major in Education for the Countryside: a construction in progress. Brazilian Journal of Rural Education, 6, e12966. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12966

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil

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