Retrospective study of the situation of Brazilian countryside schools and conceptions of teachers of rural public schools in the municipality of Itapuranga, Goiás, Brazil
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9036Résumé
Estudo retrospectivo da situação das escolas do campo brasileiras e concepções dos professores de escolas públicas rurais no município de Itapuranga, Goiás, Brasil
O objetivo deste estudo foi compreender o contexto que perfaz a educação do campo segundo os professores, no município de Itapuranga-GO, bem como análise retrospectiva quanto ao fechamento de escolas do campo e número de matrículas. A coleta de dados contou com a aplicação de um questionário sobre concepções e conceitos dos professores quanto à estrutura, o transporte, a formação profissional e as transformações na educação na escola do campo em que trabalham. A pesquisa junto aos professores ocorreu em agosto de 2017 e quanto ao número de matrículas e escolas foi realizada no site QEdu e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No município de Itapuranga tem duas escolas municipais rurais, sendo uma a Escola Municipal Betel e a outra a Escola Municipal Serra Dourada, contendo 8 e 3 professores, respectivamente. Aceitaram participar da pesquisa somente 9, sendo 5 do gênero feminino e 4 do masculino. A idade dos professores varia de 30 a 50 anos. Todos têm graduação em áreas como pedagogia, letras/inglês, matemática e/ou história, e somente um professor tem um curso complementar dentre as áreas visadas pela educação do campo que é agricultura familiar. Constatou-se que o modelo de gestão, os conteúdos, os projetos e a formação de professores das escolas rurais do município seguem o mesmo Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas urbanas e que não há um esforço do poder público e nem dos profissionais para adequar a escola do campo dentro dos princípios estabelecidos.
Palavras-chave: Escola Rural, Educação do Campo, Formação dos Profissionais, Matrículas Escolares, Fechamento de Escolas.
Retrospective study of the situation of Brazilian countryside schools and conceptions of teachers of rural public schools in the municipality of Itapuranga, Goiás, Brazil
ABSTRACT. The aim of this study was to understand the underlying context of the countryside education according to the teachers in the municipality of Itapuranga-GO, as well as retrospective analysis of the closure of the countryside schools and the number of enrollments. Data collection included application of a questionnaire about teachers' conceptions and concepts regarding the structure, transportation, professional training and transformations in education in the school of the countryside in which they work. The survey with the teachers was carried out in August 2017 and the search for the number of enrollments and schools was carried out on the databases of QEdu and IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics). Municipality of Itapuranga has two rural municipal schools, the Betel Municipal School and Serra Dourada Municipal School, containing 08 and 03 teachers, respectively. Only 09 teachers agreed to participate in this study, being 5 of the female and 4 of the male gender. The age of teachers varied from 30 to 50 years. They all have degrees in areas such as Pedagogy, Letters (English), Mathematics and/or History, and only has a complementary course in the field of countryside school, which is in Family Farming. It was verified that the management model, the contents, the projects and the training of teachers of the countryside schools of the municipality follow the same Pedagogical Political Project (PPP) of the urban schools and that there is not an effort of the state and the professionals to adapt the rural schools within established principles.
Keywords: Rural school, Countryside education, Training of professionals, School enrollments, Closing schools.
Estudio retrospectivo de la situación de las escuelas de campo brasileñas y concepciones de profesores de escuelas públicas rurales en el municipio de Itapuranga, Goiás, Brasil
RESUMEN. El objetivo del estudio era comprender el contexto que conforma la educación rural según los docentes, en el municipio de Itapuranga-GO, así como análisis retrospectivos del cierre de escuelas en el campo y el número de inscripciones. La recopilación de datos incluyó la aplicación de un cuestionario sobre las concepciones y conceptos de los docentes sobre la estructura, el transporte, la capacitación profesional y las transformaciones en la educación en la escuela en el país donde trabajan. La investigación con los profesores se realizó en agosto de 2017 y la búsqueda del número de inscripciones y escuelas se realizó en el sitio web de QEdu y IBGE (Instituto Brasileño de Geografía y Estadística). En el municipio de Itapuranga hay 2 escuelas municipales rurales, una es la Escuela Municipal Betel y la Escuela Municipal Serra Dourada, con un total de 8 y 3 maestros, respectivamente. Solo 9 aceptó participar en la investigación, 55.5% (n = 5) de mujeres y 44.5% (n = 4) de hombres. La edad de los maestros varía de 30 a 50 años. Todos tienen títulos en áreas como pedagogía, letras/inglés, matemáticas y/o historia, y solo un maestro tiene un curso complementario entre las áreas a las que apunta la educación rural, que es la agricultura familiar. Se encontró que el modelo de gestión, el contenido, los proyectos y la formación de docentes de las escuelas rurales del municipio siguen el mismo Proyecto Pedagógico Político (PPP) de las escuelas urbanas y que las autoridades públicas o los profesionales no hacen ningún esfuerzo para adaptar la escuela rural dentro de los principios establecidos.
Palabras clave: Escuela Rural, Educación Rural, Formación Profesional, Inscripción Escolar, Cierre de Escuelas.
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