Educação do Campo, multisseriação e formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e3834Resumo
Neste artigo, expomos parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cujo objetivo foi investigar a realidade das classes multisseriadas no que se refere à formação e às condições de trabalho dos professores da fase inicial do Ensino Fundamental do campo, em um município baiano. O texto traz à reflexão algumas questões referentes à formação de professores que lecionam em escolas do campo com essa forma organizativa de ensino, a partir de dados coletados por meio de questionários e entrevistas, analisados à luz de teorias acerca da temática. Para tanto, o texto está estruturado em três tópicos. No primeiro, são discutidos alguns aspectos ligados à Educação do Campo e à multisseriação brasileira nas escolas do campo. O segundo trata especificamente sobre a formação de professores de classe multisseriada, tendo como base os resultados da investigação. E, por fim, as considerações finais acerca do estudo empreendido, as quais apontam que o Estado tem negligenciado a educação nas escolas do campo, em particular nas classes multisseriadas, no tocante à formação dos professores, sendo esse um dos desafios para a efetivação da Educação do Campo.
Palavras-chave: Educação do Campo, Classes Multisseriadas, Formação de Professores.
Education in rural areas, Multigrade classrooms and Teacher Training
ABSTRACT. In this article, we present part of a research developed in Postgraduate in Education of Federal University of Sergipe (UFS), whose objective was to investigate the reality of multigrade classes regarding teachers' training and working conditions in the early stages of primary school in rural areas in a town in Bahia. It is examined some important questions related to teachers' training, especially those who teach in schools in rural areas, from data collected through questionnaires and interviews, which were analysed in light of theories on the theme. Therefore, the text is divided in three parts: in the first, we will discuss some aspects related to education in rural areas and Brazilian multigrade system in rural areas. In the second, we will specifically analyse teachers' training in a multigrade classroom, based on the results of the investigation. Finally, we will present the final considerations related to the study developed, which indicates that the government has neglected education in rural areas, especially multigrade classrooms, regarding teachers' training, one of the greatest challenges to the effectiveness of education in rural areas.
Keywords: Education in Rural Areas, Multigrade Classrooms, Teacher Training.
Educación del campo, múltiples series y formación de profesores
RESUMEN. En este artículo, exponemos parte de una investigación desarrollada en el ámbito de la Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Sergipe (UFS), cuyo objetivo fue investigar la realidad de las múltiples series en el que se refiere a la formación y a las condiciones de trabajo de los profesores en la fase inicial de la Enseñanza Fundamental en el campo, en un municipio del estado de Bahía. El texto trae a la reflexión algunas cuestiones referentes a la formación de los profesores que enseñan en las escuelas en el campo con esta forma de organización de la enseñanza, a partir de datos recolectados por medio de cuestionarios y entrevistas, analizados a la luz de las teorías acerca del tema. Con este fin, estructuramos el texto en tres tópicos: en el primero, discutiremos algunos aspectos conectados a la Educación del Campo y las múltiples series brasileñas en las escuelas del campo. En el segundo, trataremos específicamente sobre la formación de los profesores de las múltiples series, teniendo como base los resultados de la investigación, y, por fin, presentaremos las consideraciones finales acerca del estudio emprendido, las cuales apuntan que el Estado ha negligenciado la educación en las escuelas en el campo, especialmente en las múltiples series, en el tocante la formación de los profesores, siendo este uno de los desafíos para efectivación de la Educación del Campo.
Palabras clave: Educación del Campo, Múltiples Series, Formación de Profesores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).