Práticas pedagógicas em salas multisseriadas
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8312Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas em duas salas multisseriadas da Escola Municipal Manoel de Sousa Lima, situada na comunidade Folha Grossa, meio rural do município de Tocantinópolis-TO. A pesquisa é do tipo Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. Como técnica de coleta de dados, foram feitas entrevistas com dois professores e com a diretora da referida escola, observação de aulas, além de revisão bibliográfica. Dentre os resultados encontrados sobre as práticas pedagógicas no contexto pesquisado, constata-se que são elaboradas, majoritariamente, de maneira tradicional, em que os professores trabalham com apoio de livros didáticos urbanizados, os quais possuem pouca relação com a realidade da comunidade e com o ensino multisseriado. Os docentes sentem dificuldades para executar suas aulas, por variados fatores, dentre eles, a ausência da relação ativa entre família e escola e a falta de capacitação para o ensino multisseriado. Outro resultado encontrado, refere-se à relação que se estabelece entre professor e aluno, sendo possível perceber que há um bom relacionamento, porém, o que dificulta são as estratégias usadas para que as aulas tenham mais efetividade em sua execução e alcancem o objetivo desejado.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Salas Multisseriadas, Educação do Campo.
Pedagogical practices in multiseried rooms
ABSTRACT. This article aims to verify how pedagogical practices are developed in two multiseries rooms of the Manoel de Sousa Lima Municipal School, located in the Folha Grossa community, a rural area in the municipality of Tocantinópolis-TO. The research is of the Case Study type, with a qualitative approach and exploratory in nature. As a data collection technique, interviews were conducted with two teachers and with the director of the school, observation of classes, in addition to bibliographic review. Among the results found on pedagogical practices in the researched context, it appears that they are mostly elaborated in a traditional way, in which teachers work with the support of urbanized textbooks, which have little relation to the reality of the community and the multiseries education. The teachers feel difficulties to carry out their classes, due to several factors, among them, the absence of an active relationship between family and school and the lack of training for multi-grade teaching. Another result found, refers to the relationship established between teacher and student, making it possible to perceive that there is a good relationship, however, what hinders are the strategies used so that the classes are more effective in their execution and achieve the desired objective.
Keywords: Pedagogical Practices, Multiseries Rooms, Rural Education.
Prácticas pedagógicas en salas multigrado
RESUMEN. El objetivo de este artículo es verificar cómo se desarrollan las prácticas pedagógicas en dos salas multiseriales de la Escuela Municipal Manoel de Sousa Lima, ubicada en la comunidad Folha Grossa, una zona rural en el municipio de Tocantinópolis-TO. La investigación es del tipo Estudio de caso, con un enfoque cualitativo y de naturaleza exploratoria. Como técnica de recolección de datos, se realizaron entrevistas con dos maestros y el director de la escuela, observación de clases, además de revisión bibliográfica. Entre los resultados encontrados en las prácticas pedagógicas en el contexto investigado, parece que la mayoría de ellos se elaboran de manera tradicional, en la cual los docentes trabajan con el apoyo de libros urbanizados, que tienen poca relación con la realidad de la comunidad y con la enseñanza de series múltiples. Los maestros tienen dificultades para llevar a cabo sus clases debido a varios factores, incluida la ausencia de una relación activa entre la familia y la escuela y la falta de capacitación para la enseñanza multigrado. Otro resultado encontrado se refiere a la relación establecida entre profesor y alumno, lo que permite percibir que existe una buena relación, lo que dificulta las estrategias utilizadas para que las clases sean más efectivas en su ejecución y logren el objetivo deseado.
Palabras clave: Prácticas Pedagógicas, Salas Multiseriales, Educación de Campo.
Downloads
Referências
Antônia, M. S. (2005). Prática pedagógica: Conceito, características e inquietações. In Anais IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola (s/p). Porto Alegre.
Alentejano, P., & Cordeiro, T. (2019). 80 mil escolas fechadas no campo brasileiro em 21 anos. Recuperado de https://mst.org.br/2019/11/28/80-mil-escolas-fechadas-no-campo-brasileiroem-21-anos/
Arroyo, M. (2010). G. Escola: terra de direito. In M. I. A. Rocha, & S. M. Hage (Org.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada (pp. 3-12). Belo Horizonte: Autêntica.
André, M. (2013). O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, 22(40), 95-103. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40.753
Bhering, E., & Siraj-Blatchford, I. (1999). A relação escola-pais: Um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de pesquisa. 106, 191-216. https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000100010
Cardoso, M. A. (2013). A organização do trabalho didático nas escolas isoladas paulistas: 1893 a 1932 (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Decreto nº 7.352. (2010, 4 de novembro). Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7352.htm
Fernandes, C. (1999). À procura da senha da vida-de-senha a aula dialógica? In I. P. A. Veiga. (Org.). Aulas: gênese, dimensões, princípios e práticas (pp. 145-165). Campinas: Papirus.
Furtado, E. D. P. (2004). Estudo sobre a educação para a população rural no Brasil. PROYECTO FAO; UNESCO; DGCS ITALIA; CIDE; REDUC, 2004. Recuperado de: http://www.red-ler.org/estudio_educacion_poblacion_rural_brasil.pdf
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Recuperado de http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_da_autonomia_-_paulofreire.pdf
Freire, P., & Shor, I. (1986). Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor. São Paulo: Paz e Terra.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Hage, S. M. (2006). Movimentos sociais do campo e a afirmação do direito à educação: pautando o debate sobre as escolas multisseriadas na Amazônia paraense. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 87(217), 302-312. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i217.805
Hage, S. M. (2011). Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi)seriado de ensino. Em Aberto, 24(85), 97-113.
Leite, S. C. (1991). Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez.
Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo, Cortez.
Libâneo, J. C. (2005). Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez.
Locatelli, A., Nunes, K. C. S., & Pereira, F. (2013). Educação do campo no estado do Tocantins: Desafios pedagógicos e curriculares. Espaço do Currículo, 6(3), 583-594. https://doi.org/10.15687/rec.v6i3.18996
Nunes, K. C. S., & Bezerra, M. C. S. (2018). Escolas multisseriadas rurais no Estado do Tocantins e pedagogia histórica- crítica: Aproximações. Revista HISTEDBR On-line, 18(1), 258-275. https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645922
Oliveira, F. J., Santos, W. L., & Souza, A. (2017). Entre desafios e possibilidades: práticas docentes desenvolvidas em classes multisseriadas. Revista Científica da FASETE, 3, 68-83.
Parente, C. M. D. (2014) Escolas Multisseriadas: a experiência internacional e reflexões para o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22(82), 57-88.
Resolução CNE/CEB 1. (2002, 3 de abril). Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002
Resolução CNE/CEB, nº 2/2008. (2008, 28 de abril). Diretrizes Complementares, Normas e Princípios para o Desenvolvimento de Políticas Públicas de Atendimento da Educação Básica do Campo. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf
Sacristán, J. G. (1999). Poderes instáveis em educação. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Tassoni, E. C. M. (2000). Afetividade e aprendizagem: A relação professor-aluno. Campinas: ANPED. Recuperado de http://23reuniao.anped.org.br/textos/2019t.PDF
Vázquez, A. S. (2011). Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).