PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA NA VISÃO DE PROFESSORES: NARRATIVA COMO EXPRESSÃO DO PENSAMENTO HISTÓRICO E POSSIBILIDADES DE HUMANISMO NO HORIZONTE DA FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol4n1pp%25pPalavras-chave:
Narrativa – consciência histórica – aprendizagem histórica – formação histórica – humanismoResumo
O texto apresenta parte dos resultados da pesquisa "A relação ensino e aprendizagem como práxis: a educação histórica e a formação de professores". Compreende a parte principal da investigação de mestrado que envolveu sete dos quarenta professores de História da rede municipal de Araucária - PR. O objetivo foi identificar como os professores entendem e detectam a aprendizagem histórica. Para atingir os objetivos propostos, considerando a natureza qualitativa da pesquisa, pautou-se na entrevista semiestruturadas e na análise de conteúdo referenciada em Franco (2003). Os resultados das entrevistas foram analisados levando em consideração o trabalho intelectual dos professores no sentido da práxis (KOSIK, 1976), a teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2001) e o referencial da educação histórica (SCHMIDT, 2009, 2010, 2011). As respostas dos professores apontaram perspectivas de uma formação histórica em que os horizontes de expectativa vislumbram formas de transformação social, cada um ao seu modo, pautadas no que foi categorizado como humanismo. A categorização dos elementos presentes nas entrevistas também apresenta possibilidades da cognição histórica situada, pois as respostas dos professores colocaram a narrativa de acordo com o seu lugar na teoria da História, como a expressão do pensamento histórico.Downloads
Como Citar
Oliveira, T. A. D. de, & Schmidt, M. A. M. dos S. (2015). PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA NA VISÃO DE PROFESSORES: NARRATIVA COMO EXPRESSÃO DO PENSAMENTO HISTÓRICO E POSSIBILIDADES DE HUMANISMO NO HORIZONTE DA FORMAÇÃO. Revista Escritas, 4(1). https://doi.org/10.20873/vol4n1pp%p
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.