ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM CONTEXTO FORMATIVO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, . Formação Docente, Práticas Docentes

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência no contexto das ações de formação docente durante a oferta das disciplinas de Ensino de Ciências e Ensino de Matemática, no Curso de especialização em Saberes e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental, do Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre. As ações formativas às quais nos referimos se caracterizaram como um conjunto de atividades, desenvolvidas em cinco encontros, perfazendo um total de 15h. Os encontros foram planejados de forma a abordar conteúdos, a partir da consideração das Unidades Temáticas das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática, que integram a Base Nacional Comum Curricular (2017).  Os temas abordados foram os seguintes: nutrição, atividades produtivas regionais, inundações, lixo e borboletas – que emergiram, dos processos de ensino e aprendizagem, nos momentos de abordagem de conteúdo e, da mesma forma, das interações estabelecidas entre os diversos atores que participaram das atividades, além dos elementos que compreendem os conceitos científicos, aspectos epistemológicos, que os situam teoricamente no contexto educacional e  permitem refletir sobre nossas práticas e seus resultados, quais sejam: etnomatemática, modelagem matemática, educação científica, letramento científico e matemático, interculturalidade e interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Araújo Galdino, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEDUC), Rio Branco, Acre, Brasil

Especialista em Saberes e Práticas Pedagógicas no Ensino fundamental pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora dos Anos Iniciais do Enscino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino do Acre (SEE), Rio Branco, Acre, Brasil.

Itamar Miranda da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Associado I no Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada IV e Pesquisadora no Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Referências

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

GALDINO, Ana Claudia de Araújo; MARTINS, Ana Elisa Pedade Sodero; SILVA, Itamar Miranda da; NICOLLI, Aline Andréia. ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM CONTEXTO FORMATIVO. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24001, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17854. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

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