A COMPLEXA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DESCOLONIAL PLANETÁRIA EM SEU PRESSUPOSTO DO PRINCÍPIO RECURSIVO
Palavras-chave:
Decolonialidade, Planetário, Complexidade, Educação Matemática, RecursivoResumo
A Educação Matemática Decolonial Planetária Complexa é analisada, uma linha de pesquisa florescente; desta vez em sua suposição do princípio recursivo da complexidade; Enfatizamos as riquezas da ecosofía e da diatopia trazidas pelo transmétodo da hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica, em uma pesquisa transparadigmática complexa, passando pelos momentos analítico, empírico e proposital. No momento propositivo, fazemos uma cena de ecologia social, ambiental e espiritual; complicar com o sentimento do autor; assim consciente de que a relação matemática-complexidade começa na própria vida, é sua evolução desde a concepção de Deus em tão magnífica criação; a natureza na linguagem matemática, a recursão e o holograma, e nela o grande peso de contribuição à teoria da complexidade da matemática fractal, ao desenvolvimento de tecnologias e à física sistêmica; tudo mutável e infinito; no inesperado e desconhecido do universo. Que sacrilégio ancorar o ensino da matemática em apenas um caminho; Que desrespeito pela arte profunda e pelos processos de pensamento de meninos e meninas! Descolonizar a matemática no discurso, desnudar a Educação Matemática para se vestir com novas roupas, mudando constantemente de acordo com as regiões e diversidade de pensamentos nos alunos; em diálogos dialógico-dialéticos.
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