DESOBEDIENCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

AULAS NA FORMAÇÃO INICIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14804

Keywords:

Ensino de biologia, Perspectivas desobedientes, Formação de professores

Abstract

This article is an experience report during the master's internship, it was carried out at a Brazilian state university, along with the Licentiate in Biological Sciences course. It aimed to present the planning and analysis of classes that were proposed from a disobedient biology. We report the construction of the lesson plan and the regencies, which took place online, due to the covid-19. Its proposition was “Educating for Diversity”, based on post-critical and feminist references, such as Ane Fausto-Sterling, bell hooks, Donna Haraway and Sueli Carneiro, through problem situations in the school environment. It was a challenging experience, which moved the people involved from their places of comfort and allowed new perspectives for Biology Teaching.

Author Biographies

Luiz Arthur Feola, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possuo ensino-medio-segundo-grau completo. Possuo graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Fiz iniciação científica na área da física, atuei em projetos de extensão na área da educação e coordenou o Cursinho UEPG Popular, no qual atuava como professora responsável pela disciplina de Biologia. Atualmente sou professora da rede estadual de ensino e mestranda do programa de pós-graduação Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPG. Minhas pesquisas partem de minha corpa parcial, possuem escrivivências com perspectivas desobedientes do cistema normativo das Ciências e Biologia.

Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cursei Graduação em Ciências Biológicas (2001), Pós-Graduação (especialização) em Ecologia (2003) ambos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, mestrado em Educação (2009) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPECEM), da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Hoje sou professora adjunta do departamento de Biologia Geral na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), atuo no curso de graduação em Ciências Biológicas licenciatura, na disciplina de estágio curricular supervisionado e como Vice Chefe do Departamento de Ciências Biológicas. Coordenei projetos ligados a formação docente como o PIBID - subprojetos Biologia e o Programa Residência Pedagógica - subprojetos interdisciplinar de Ciências. Sou docente do corpo permanente dos Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Oriento alunos/bolsistas: de Mestrado (PPGECEM - PPGE) e Doutorado (PPGE); Iniciação Científica (PIBIC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Sou líder do grupo de estudos e pesquisa em ensino de ciências (GEPEC - gênero, CNPq). Meu olhar para as pesquisas está no âmbito do Ensino de Ciências e Educação a partir de diferentes referenciais teóricos feministas. 

References

BRASIL, Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 19 DE JANEIRO DE 2018. Define o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares. Brasília, 22 de janeiro de 2018, Seção 1, p. 17. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=81001- rcp001-18-pdf&category_slug=janeiro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 ago. 2022.

CARNEIRO, SUELI. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. 1ª reimpressão. São Paulo: Selo Negro edições, 2011. 190 p.

FAUSTO-TERLING, Anne. Dualismos em duelo. Cadernos Pagu, Campinas, SP, p.9-97, 2001.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 5, p. 7–41, 1995.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Edição 2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. 283 p.

SILVA, Andrersa Ribeiro da. Bell Hooks: por uma pedagogia interseccional. Portal Geledés, set. 2016. Disponível em: https://www.geledes.org.br/bell-hooks-por-uma-pedagogiainterseccional/. Acesso em: 28 ago. 2022.

Published

2022-12-30

How to Cite

FEOLA, Luiz Arthur; HEERDT, Bettina. DESOBEDIENCIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: AULAS NA FORMAÇÃO INICIAL . Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 352–359, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14804. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14804. Acesso em: 19 sep. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.