THE PEDAGOGICAL RESIDENCE THROUGH THE PERCEPTIONS OF ITS RESIDENTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17840

Keywords:

Teacher Training, Degree in Mathematics, Pedagogical Residency

Abstract

The Pedagogical Residency Program (PRP) of the Ministry of Education (MEC) plays a crucial role in the training of future teachers in Brazil. In this context, this article aims to analyze the perceptions of residents of the Mathematics Degree course at the Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Borja about the contribution of the PRP, especially considering its implementation during the Covid-19 pandemic, to their academic and professional lives. Furthermore, we seek to compare these perceptions with the objectives of the program. To achieve this purpose, descriptive research was conducted with a qualitative approach, using a questionnaire consisting of six questions, which was applied to the program's eight residents. The results and discussions highlight the importance of PRP for undergraduates and future teachers, as well as the convergences and divergences between residents' perceptions and the program's objectives.

Author Biographies

Mariane Silva dos Anjos, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil.

Formada no curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha campus São Borja e Residente no Programa de Residência Pedagógica. Promovi monitorias de "Fundamentos da Matemática Elementar II" para o 2° semestre também do curso de Licenciatura em Matemática no ano de 2019. Participei do Projeto "Formação Continuada Teoria e Prática" no Instituto. Apresentei o artigo "Construção de Ferramentas Didáticas para o Ensino de anos Iniciais da Matemática" no Evento 11° SIEPE em Santana do Livramento/RS.

Daniel Fernandes da Silva, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade de Taubaté ? SP (2006), Especialista em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei ? MG (2014), Mestre em Ciências pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (2017) e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2022). Professor do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus de São Borja ? RS, desde 2019, atuando tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Tem experiência na área de Ensino de Matemática atuando na Educação Básica e Superior. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática com foco em Metodologias de Ensino e Tendências Educacionais na Área, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, entre outros.

References

residência pedagógica: para onde caminha o estágio supervisionado? Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], v. 20, n. 52, p. 253–273, 2019. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1270. Acesso em: 15 jul. 2023.

BARRA, E. S. O. Entrevista de Eduardo Barra sobre o desmonte do Pibid e o Projeto Residência Pedagógica do MEC. Entrevista concedia a TVAPFPR, 5 mar. 2018. Disponível em: http://www.prograd.ufpr.br/portal/blog/informativo/entrevista-de-eduardo-barra-sobre-o-desmonte-do-pibid-e-o-projeto-de-residencia-pedagogica-do-mec/. Acesso em: 23 set. 2023.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática Bacharelado e Licenciatura. Resolução CNE/CES n.1.302/2001. Despacho do Ministro em 4/3/2002, publicado no Diário Oficial da União de 5/3/2002, Seção 1, p. 15, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 02 jul. 2023.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática. Resolução CNE/CES n. 3, de 18 de fevereiro de 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces032003.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Programa de Residência Pedagógica, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 07 jun. 2023.

BRASIL. Portaria nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o Regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Diário Oficial da União, 2019.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Edital n. 1/2020 – Programa Residência Pedagógica, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 02 out. 2023.

CORTE, M. G. D.; SARTURI, R. C. Políticas públicas para a formação de professores e contextos emergentes na Educação Superior. Revista Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GIEPES, v. 1, n. 2, p. 160-18, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650528/16739. Acesso em: 13 jun. 2023.

CURY, C. R. J. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 8-16, 2020.

FIORENTINI, D. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro, UNESP, ano 21, n. 29, p. 43-70, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Editora Paz e Terra, 2019.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em 25 de maio 2022.

GATTI, B. A. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Ministério da Educação, 2011.

GIL, A, C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUEDES, L. A. O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: Escritas de Formação na área dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. 161f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, 2018.

LIMA, N. R. B. S.; SILVA JR., J. J.; COUTINHO, D. J. G. Desafios diante da modalidade remota na prática docente frente à pandemia do covid-19. Revista Ibero Americana de Humanidades, Ciências e Educação, Criciúma, v. 6, n. 11, p. 30-41, 2020.

LOCATELLI, C.; DINIZ-PEREIRA, J. E. QUEM SÃO OS ATUAIS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NO BRASIL? Perfil socioeconômico e relação com o magistério. Cadernos De Pesquisa, 26(3), 225–243, 2019. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p225-243.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

OLIVEIRA, J. B.; NASCIMENTO, J. N. A.; AGUIAR, J. B.; ARAÚJO, P. A. A relação preceptor/residente no Programa Residência Pedagógica e suas contribuições no curso de licenciatura. Anais do VII ENID – Encontro de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2019/TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID941_28112019155346.pdf. Acesso em: 12 de out. 2022.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Os (des)caminhos das políticas de formação de professores - o caso dos estágios supervisionados e o Programa de iniciação à docência: duas faces da mesma moeda? In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, Anais... São Luís: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 2017.

São Luis, 2017.

POLADIAN, M. L. P. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre universidade e escola na formação de professores. 2014, 128f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –São Paulo, 2014.

SILVA, D. F. A Etnomatemática na formação inicial de professores de Matemática: desafios e potencialidades. 2022. Tese (Doutorado em Educação Científica Matemática e Tecnológica) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

TINTI, D. S; SILVA, J. F. Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 151–172, 2020. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.404

VASCONCELOS, C. M.; PACIFICO MARTINELI, T. A. BNCC no cotidiano escolar: política educacional e a percepção docente do município de Marialva/PR. Retratos Da Escola, 17(37), 271–291, 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1580.

Published

2023-12-29

How to Cite

ANJOS, Mariane Silva dos; SILVA, Daniel Fernandes da. THE PEDAGOGICAL RESIDENCE THROUGH THE PERCEPTIONS OF ITS RESIDENTS. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23013, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17840. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17840. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.