ETNOMODELAGEM EM SALAS DE AULA ATRAVÉS DOS QUILTS DA LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12275Palavras-chave:
Abordagem Ética, Etnomodelagem, Quilts da LiberdadeResumo
As práticas matemáticas dos membros de grupos culturais distintos podem ser traduzidas e entendidas através do estudo da Etnomodelagem. O entendimento das abordagens êmica, ética e dialógica são essenciais para uma tradução coerente de práticas matemáticas locais desenvolvidas pelos membros desses grupos. Os etnomodelos são instrumentos essenciais para a valorização, explicação e entendimento do conhecimento matemático trazido por diferentes grupos culturais. O presente artigo busca exemplificar e teorizar a prática da etnomodelagem em sala de aula, demonstrando que é possível ensinar matemática de diferentes formas criativas utilizando artefatos culturais africanos chamados de Quilts da Liberdade, demonstrando uma das propriedades matemáticas presentes no Quilt da Liberdade Shoo Fly.
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