OS ANABOLIZANTES COMO TEMA CONTROVERSO: UM ESTUDO A PARTIR DA METODOLOGIA ABP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17324

Palavras-chave:

Controvérsias, Alfabetização científica e tecnológica, Aprendizagem química

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar como as controvérsias sociocientíficas (CSC) podem promover, através da aprendizagem baseada em projetos (ABP), a alfabetização científica e tecnológica (ACT) em alunos do Ensino Médio. A relevância deste estudo justifica-se pela necessidade de se produzir um conhecimento inovador na área de ensino, referente às CSC a partir da ABP, tendo em vista algumas lacunas na literatura sobre essa relação. Outro aspecto importante que levou à construção desta pesquisa é a busca por melhorias no processo de aprendizagem de conteúdos de química. Este estudo assume a modalidade de pesquisa participante, sendo também exploratória, de abordagem qualitativa. Então, realizou-se uma oficina com quatro aulas no contraturno em uma escola estadual da cidade de Manaus – AM, e foram utilizados alguns instrumentos como: questionários, mapas mentais, fichas e folders para a realização das atividades. Os resultados foram submetidos à análise textual discursiva (ATD) e organizados em dois eixos de discussão: ABP e a aprendizagem de química; e a relação entre as controvérsias sociocientíficas e os estudantes, além de suas respectivas categorias. Ao analisar os indicadores através dos instrumentos, verificou-se que as atividades realizadas foram suficientes para promover a construção do conhecimento e a ACT nos alunos, visando à formação de cidadãos capazes de se posicionar diante de questões científicas, sociais e tecnológicas que influenciam a sociedade.

Biografia do Autor

Isabela Gonçalves da Gama, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas

Estudante de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é estagiária no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM, auxiliando no processo de Licenciamento Industrial do estado. Além disso, participa como bolsista no projeto "Estudo de Viabilidade (EV) para o uso de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR) no Amazonas", vinculado ao Programa BIODIVERSA/FAPEAM.

Ettore Paredes Antunes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Químico, mestre em Química (Físico-Química) e Doutor em Química na área de Ensino de Química. Atualmente docente na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus. Têm interesse em pesquisas na intersecção entre as áreas da História, Filosofia, Psicologia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Ciências. Orienta nos PPGQ e PPGECIM. Líder do Laboratório de Filosofia e Ensino de Ciências (LAFECi) - lafeci.com.br.

Referências

BARON, K. Six Steps for planning a successful Project. Eutopia, San Rafael, 15 mar. 2010. Disponível em: https://www.edutopia.org/stw-maine-projectbased-learning-six-steps-planning. Acesso em: 20 out. 2022.

BELLAND. B. R.; FRENCH, B. F.; ERTMER, P. A. Validity and problem-based learning research: a review of instruments used to acess intended learning outcomes. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning. Indiana. v. 3, n.1, p. 59-89, 2009.

BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. 1° Edição. Penso, 22 de ago. 2014.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ; D.; CARVALHO; A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. São Paulo: Artes Médicas, 2002.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijui, 2000.

FOUREZ, G. Alphabétisation scientifique et technique. Bruxelles, Belgium, 994.

FOUREZ, G. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. 1. ed. 3. reimp. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 2005, p. 256.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HOFFMANN, Jussara M. Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2005, 35. ed. Revista.

KRUPCZAK, C.; LORENZETTI, L.; AIRES, J. A. Controvérsias sociocientíficas como forma de promover os eixos da alfabetização científica. TEAR - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n.1, p. 1 - 20, 2020. https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3820

LARMER, J.; MERGENDOLLER, J.R. Essentials for Project-based learning. Educaction Leadership, Alexandria, v. 68, n.1, p. 34-37, 2010.

LÉVY. P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LIMA-FILHO, D. L.; QUELUZ, G. L. A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n.1, p. 19, 2005. Disponível em: https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/71. Acesso em: 27 dez. 2023.

MASSON, T. J.; MIRANDA, L. F.; MUNHOZ JR., A. H.; CASTANHEIRA, A. M. P. Metodologia de Ensino: Aprendizagem Baseada Em Projetos (PBL). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil, 2012.

MILARÉ, T.; RICHETTI, G. P.; PINHO ALVES, J. Alfabetização científica no ensino de Química: uma análise dos temas da seção Química e Sociedade da Revista Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 165-171, agosto de 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/03-QS-0809.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação (Bauru), v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

SAMPAIO, M.N.; LEITE, L. S. Alfabetização Tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 1999.

SILVA, Edna Lúcia da.; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000, 118 p.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

GAMA, Isabela Gonçalves da; ANTUNES, Ettore Paredes. OS ANABOLIZANTES COMO TEMA CONTROVERSO: UM ESTUDO A PARTIR DA METODOLOGIA ABP. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23007, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17324. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17324. Acesso em: 22 nov. 2024.