A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: perfil e perspectivas dos egressos do curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10315

Resumo

O presente estudo, oriundo da pesquisa intitulada “Egressos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa”, tem como propósito a caracterização dos egressos da primeira turma da Licenciatura em Educação do Campo da UFV (LICENA), bem como a avaliação realizada por eles sobre a formação vivenciada no curso. Estes dados, coletados através da aplicação de questionários e entrevistas, revelaram que a primeira turma de egressos da LICENA é composta por uma diversidade de sujeitos do campo, os quais mantêm envolvimento com várias atividades no meio rural, bem como integram diversos movimentos sociais e sindicais camponeses. Além disso, no tocante à avaliação do curso, de acordo com a perspectiva dos egressos, destaca-se que proposta formativa do curso ainda enfrenta desafios, tanto no âmbito da formação de educadores do campo, quanto na inserção profissional destes sujeitos na área proposta pelo curso.   

Palavras-chave: Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Egressos.

 

Profile and perspectives of the first completes of the Licensing Education in the Countryside of the Federal University of Viçosa        

ABSTRACT. This study, resulting from research titled “Licensing Education in Countryside of the Federal University of Viçosa” is intended to characterize the first class egresses of the Licensing Education of the UFV (LICENA) as well as the evaluation made by them about the in-course training. These data, collected through the application of questionnaires and interviews revealed that the first class egresses of LICENA is composed by a diversity of countryside subjects, who maintain involvement in various activities in the rural environment, as well as how they integrate peasant social and union movements. In addition, regarding the course evaluation, according to the perspective of the egresses, it stands out that the course proposal still faces challenges, both in the training of countryside educators and in the professional insertion of these subjects in the area proposed by the course.  

Keywords: Rural Education, Licensing Education in Countryside, Egresses.

 

El Grado en Educación Rural de la Universidad Federal de Viçosa: perfile y perspectivas de los egresados ​​del curso

RESUMEN. El presente estudio, a partir de la investigación titulada "Egresados ​​de la Licenciatura en Educación Rural de la Universidad Federal de Viçosa", tiene como objetivo caracterizar a los egresados ​​de la primera promoción de la Licenciatura en Educación Rural de la UFV (LICENA), así como la evaluación realizada por ellos sobre la formación vivida en el curso. Estos datos, recolectados a través de la aplicación de cuestionarios y entrevistas, revelaron que la primera promoción de egresados ​​de LICENA está compuesta por una diversidad de sujetos del campo, quienes mantienen involucrados con diversas actividades en el medio rural, además de integrar diferentes movimientos sociales y sindicales campesinos. Además, en lo que respecta a la evaluación del curso, según la perspectiva de los egresados, se destaca que la propuesta formativa del curso aún enfrenta desafíos, tanto en el ámbito de la formación de educadores rurales, como en la inserción profesional de estas materias en el ámbito propuesto por la curso.

Palabras clave: Educación Rural, Licenciatura en Educación Rural, Graduados.

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Biografia do Autor

Daniela Queiroz do Prado, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestra em Educação e licenciada em Educação do Campo – Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Viçosa.Técnica em Agropecuária pela Escola Família Agricola Puris de Araponga. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo.

Lourdes Helena da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora Titular da UFV, vinculada ao PPG em Educação, tem doutorado em Educação pela PUC-SP; Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Estágio Sênior (Visiting Scholar) na UCLA. Atualmente é membro da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação da FAPEMIG; Pesquisadora Associada do CIERS-Ed, da Fundação Carlos Chagas; Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Prado, D. Q. do ., & Helena da Silva, L. . (2020). A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: perfil e perspectivas dos egressos do curso . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10315. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10315

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Artigos / Articles / Artículos