História e memória da comunidade de Apanha-Peixe/RN: narrativas discursivas de moradores/as do lugar

Autores

  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Viviana de Torres Morais Secretaria de Educação e da Cultura do Município de Caraúbas – RN
  • Stenio de Brito Fernandes Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN http://orcid.org/0000-0001-6300-9561
  • Ady Canário de Souza Estevão Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10401

Palavras-chave:

Memory. (auto)biographicis narratives. Knowledge and actions. Formation.

Resumo

Este artigo objetiva compreender, como moradores/as da Comunidade de Apanha-Peixe/RN constituem práticas discursivas nas narrativas para a construção e preservação da história e memória do lugar em coletividade. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, usamos como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica em diálogo com as formulações metodológicas da Análise do Discurso (AD), de linha francesa, a partir das narrativas de quatro moradores/as.Tomadas como materialidades discursivas, as narrativas de moradores/as da comunidade revelam que a história a partir da memória, fortalecem a construção e a preservação da formação dos seus espaços de vivências e aprendizagem coletivamente. Esse estudo constituiu uma reflexão sobre a trajetória das histórias de vida e formação desses sujeitos que vivem no/do campo e preservam o seu lugar de pertencimento da memória individual e social.

Palavras-chave: Narrativas (auto)biográfica, Histórias de Vida, Memória, Formação.

 

History and memory of the community of Apanha-Peixe/RN: discursive narratives of residents of the place

ABSTRACT: This article aims to understand how residents of the Community of Apanha-Peixe / RN constitute discursive practices in the narratives for the construction and preservation of the history and memory of the place collectively. It is a qualitative research, we use (auto) biographical research as a method of investigation in dialogue with the methodological formulations of Discourse Analysis (AD), from the French line, based on the narratives of four residents. Taken as discursive materialities , the narratives of residents of the community reveal that history from memory, strengthen the construction and preservation of the formation of their of experiences and learning collectively. This study constituted a reflection on the trajectory of the life and formation histories of these subjects who live in / from the countryside and preserve their place of belonging to individual and social memory.

Keywords: (Auto) biographicis Narratives, Life Stories, Memory, Formation.

 

Historia y memória de la comunidad de Apanha-Peixe/RN: narrativas discursivas de lós residentes del lugar

RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo comprender cómo los habitantes de la Comunidad de Apanha-Peixe / RN constituyen prácticas discursivas en las narrativas para la construcción y preservación de la historia y la memoria del lugar colectivamente. Se trata de una investigación cualitativa, utilizamos la investigación (auto) biográfica como método de investigación en diálogo con las formulaciones metodológicas del Análisis del Discurso (AD), de línea francesa, a partir de las narrativas de cuatro residentes. Tomadas como materialidades discursivas, las narrativas de los residentes de la comunidad revelan que la historia a partir la memoria, fortalecen la construcción y preservación de la formación de sus espacios de vivencia y aprendizaje colectivo. Este estudio constituyó una reflexión sobre la trayectoria de las historias de vida y formación de estos sujetos que viven en / del campo y conservan su lugar de pertenencia a la memoria individual y social.

Palabras claves: Narrativas (auto) Biográficas, Historias de Vida, Memoria, Formación.

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Biografia do Autor

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN e Graduada no Curso de Pedagogia na UERN. Atualmente, é professora de Didática do IFRN.

 

Viviana de Torres Morais, Secretaria de Educação e da Cultura do Município de Caraúbas – RN

Especialização em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN. Graduada no Curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Atualmente é professora da rede municipal de Caraúbas/RN.

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Graduação em Geografia pela UERN. Atualmente, é professor perm., nível IV, da Secretaria da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte - SEEC/RN.

Ady Canário de Souza Estevão, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

Doutorado e Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é professora do quadro efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Nogueira de Oliveira Fernandes, A., de Torres Morais, V., Fernandes, S. de B., & Canário de Souza Estevão, A. (2020). História e memória da comunidade de Apanha-Peixe/RN: narrativas discursivas de moradores/as do lugar. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10401. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10401

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos