Reflexos da Pandemia na evasão/abandono escolar: a democratização do acesso e permanência

Autores

  • Celestina Maria Pereira de Souza Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Jhonata Moreira Pereira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Maria da Conceição de Jesus Ranke Governo do Estado do Tocantins - Secretaria de Educação, Juventude e Esportes

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10844

Resumo

O estudo tematiza as políticas educacionais, focalizando o Plano Nacional de Educação (PNE/2014) e o Plano Estadual de Educação (PEE/2015) do Estado do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa de abordagem bibliográfica, mediante a trajetória do processo de elaboração do PNE/2014 e dos planos subnacionais, enfatizando as condições de elaboração, de monitoramento e avaliação, e publicização dos resultados alcançados. O objetivo da investigação consiste em analisar os resultados do Estado do Tocantins, a partir dos relatórios publicados pelo PNE/2014. Diante da análise é possível afirmar que o processo de monitoramento e avaliação da evolução das metas propostas no PEE/2015 está comprometido pelo não cumprimento das etapas previstas. Assim, a investigação remonta para algumas repercussões, demonstrando que a evasão/abandono escolar dos estudantes se tornou mais manifesta entre o período inicial e o momento presente da pandemia. A Covid-19 é um agravante à evasão escolar, evidenciando a necessidade de ações de enfrentamento para combatê-la, especialmente nesse contexto de incertezas e diante dos impactos da pandemia sobre a educação.

Palavras-chave: Plano Estadual de Educação, Plano Nacional de Educação, Direito à Educação, Evasão Escolar.

 

Reflexes of the Pandemic in school dropout/exit: the democratization of access and permanence                  

ABSTRACT. The study focuses on educational policies, focusing on the National Education Plan (PNE / 2014) and the State Education Plan (PEE/2015) of the State of Tocantins. This is a bibliographic research, through the trajectory of the process of elaborating the PNE / 2014 and the subnational plans, emphasizing the conditions of preparation, monitoring and evaluation, and publicizing the results achieved. The objective of the investigation is to analyze the results of the State of Tocantins, based on the reports published by PNE/2014. In view of the analysis, it is possible to state that the process of monitoring and evaluating the evolution of the goals proposed in the PEE/2015 compromised by the failure to comply with the planned steps. Thus, the investigation goes back to some repercussions, demonstrating that the dropout / dropout rates of students became more manifest between the initial period and the present moment of the pandemic. Covid-19 is an aggravating factor in school dropout, highlighting the need for coping actions to combat it, especially in this context of uncertainty and in view of the impacts of the pandemic on education.

Keywords: State Education Plan, National Education Plan, Right to education, School dropout.

 

Reflejos de la Pandemia en la deserción escolar: la democratización del acceso y la permanencia

RESUMEN. El estudio se centra en las políticas educativas, centrándose en el Plan Nacional de Educación (PNE/2014) y el Plan Estatal de Educación (PEE/2015) del Estado de Tocantins. Es una investigación de enfoque bibliográfico, a través de la trayectoria del proceso de elaboración del PNE/2014 y de los planes subnacionales, haciendo hincapié en las condiciones de elaboración, seguimiento y evaluación, y la publicación de los resultados alcanzados. El objetivo de la investigación es analizar los resultados del Estado de Tocantins, a partir de los informes publicados por el PNE/2014. A la vista del análisis se puede afirmar que el proceso de seguimiento y evaluación de la evolución de los objetivos propuestos en el PEE/2015 se ve comprometido por el incumplimiento de las etapas previstas. Así pues, la investigación se remonta a algunas repercusiones, mostrando que la deserción/salida escolar de los estudiantes se hizo más evidente entre el período inicial y el momento actual de la pandemia. El Covid-19 es un factor agravante de la deserción escolar, lo que pone de relieve la necesidad de adoptar medidas para combatirla, especialmente en este contexto de incertidumbre y en vista de los efectos de la pandemia en la educación.

Palabras clave: Plan Estatal de Educación, Plan Nacional de Educación, Derecho a la Educación, Evasión Escolar.

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Biografia do Autor

Celestina Maria Pereira de Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). Licenciada em Matemática pela UNITINS (2002), especialista em Educação Matemática pela UFT. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e da Pesquisa em Rede Mapa/Gestão democrática do ensino público

Jhonata Moreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Educação, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduado em Gestão Pública pelo UNIEURO (2014), graduando em pedagogia pela Faculdade Mauá. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e da Pesquisa em Rede Mapa/Gestão democrática do ensino público.

Maria da Conceição de Jesus Ranke , Governo do Estado do Tocantins - Secretaria de Educação, Juventude e Esportes

Doutora e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Tocantins e Especialização em Leitura e Produção Escrita. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, Leitura e Produção Escrita e Literatura. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9248635046424377.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Pereira de Souza, C. M., Pereira, J. M. ., & Ranke , M. da C. de J. . (2020). Reflexos da Pandemia na evasão/abandono escolar: a democratização do acesso e permanência. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10844. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10844

Edição

Seção

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos