Reflejos de la Pandemia en la deserción escolar: la democratización del acceso y la permanencia

Autores/as

  • Celestina Maria Pereira de Souza Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Jhonata Moreira Pereira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Maria da Conceição de Jesus Ranke Governo do Estado do Tocantins - Secretaria de Educação, Juventude e Esportes

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10844

Resumen

RESUMEN. El estudio se centra en las políticas educativas, centrándose en el Plan Nacional de Educación (PNE/2014) y el Plan Estatal de Educación (PEE/2015) del Estado de Tocantins. Es una investigación de enfoque bibliográfico, a través de la trayectoria del proceso de elaboración del PNE/2014 y de los planes subnacionales, haciendo hincapié en las condiciones de elaboración, seguimiento y evaluación, y la publicación de los resultados alcanzados. El objetivo de la investigación es analizar los resultados del Estado de Tocantins, a partir de los informes publicados por el PNE/2014. A la vista del análisis se puede afirmar que el proceso de seguimiento y evaluación de la evolución de los objetivos propuestos en el PEE/2015 se ve comprometido por el incumplimiento de las etapas previstas. Así pues, la investigación se remonta a algunas repercusiones, mostrando que la deserción/salida escolar de los estudiantes se hizo más evidente entre el período inicial y el momento actual de la pandemia. El Covid-19 es un factor agravante de la deserción escolar, lo que pone de relieve la necesidad de adoptar medidas para combatirla, especialmente en este contexto de incertidumbre y en vista de los efectos de la pandemia en la educación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celestina Maria Pereira de Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). Licenciada em Matemática pela UNITINS (2002), especialista em Educação Matemática pela UFT. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e da Pesquisa em Rede Mapa/Gestão democrática do ensino público

Jhonata Moreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Educação, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduado em Gestão Pública pelo UNIEURO (2014), graduando em pedagogia pela Faculdade Mauá. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e da Pesquisa em Rede Mapa/Gestão democrática do ensino público.

Maria da Conceição de Jesus Ranke , Governo do Estado do Tocantins - Secretaria de Educação, Juventude e Esportes

Doutora e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Tocantins e Especialização em Leitura e Produção Escrita. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, Leitura e Produção Escrita e Literatura. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9248635046424377.

Citas

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 05 de outubro) Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao /ConstituicaoCompilado.htm.

Cieb. (2020). Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para ensino remoto. Recuperado de: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/04/CIEB-Planejamento-Secretarias-de-Educac%C3%A3o-para-Ensino-Remoto-030420.pdf

Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2019). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Dourado, L. (2011). Plano Nacional de Educação como Política de Estado: Antecedentes Históricos, Avaliação e Perspectivas. In Dourado, L. (Org.). Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas (pp. 17-60). Goiânia, GO: UFG.

Dourado, L., Junior, G., & Furtado, R. (2016). Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves contribuições. Rbpae, 32(2), 449-461. https://doi.org/10.21573/vol32n22016.67198

Faleiro, M. (2016). Plano Nacional de Educação: Intenção e Realidade. In Oliveira, J. et al. (Orgs.). Planos de Educação e ações Articuladas (pp. 57-78). Camaragibe, PE: Ccs Gráfica e Editora.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação. http://portal.inep.gov.br/

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação. http://portal.inep.gov.br/

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Sinopse estatística da educação básica. Recuperado de: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos

Lagares, R. (2019). Políticas Públicas Educacionais no Tocantins (2019-2022): Para onde caminha o sistema estadual. In Adrião, T. et al. (Orgs.). Políticas e prioridades para educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: para onde os sistemas estaduais caminham? (pp. 62-80). Brasília: ANPAE.

Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014, 25 de junho). Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Recuperado de: http://pne.mec.gov.br/Federal

Lei n. 2977 de 08 de julho de 2015. (2015, 08 de julho). Aprova o Plano Estadual de Educação PEE (2015-2025) e adota outras providências. Recuperado de: https://www.deolhonosplanos.org.br/

Lei n. 1859, de 06 de dezembro de 2007. (2007, 06 de dezembro). Aprova o Plano Estadual de Educação PEE e dá outras providências. Recuperado de: https://www.al.to.leg.br/arquivos/8461.pdf

Loureiro, W. (2016). Os Planos de Educação: Estadual e Municipal. In Oliveira, J. et al. (Orgs.). Planos de Educação e Ações Articuladas (pp.17-36). Camaragibe, PE: CCS Gráfica e Editora.

Marcon, K. (2020). Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação, 9(9), 80-103. http://dx.doi.org/10.18616/ce.v9i2.6047

Ofício n. 025. (2019, de 10 de dezembro). Solicita informações sobre o Monitoramento do PEE Tocantins. Palmas, TO: Fórum Estadual de Educação.

Pelissari, L (2012). O fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a educação profissional técnica de nível médio (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Portaria n. 1739, de 26 de setembro de 2014. (2014, 26 de setembro). Recuperado de: https://diariooficial.to.gov.br/busca/?por=edicao&edicao=4226.

Vieira, S. (2014). Planos e políticas educacionais: das concepções às práticas. In Souza, D. et al. (Orgs.). Planos de Educação no Brasil: Planejamento, Políticas, Práticas (pp. 55-72). São Paulo, SP: Loyola.

Vieira, S. (2007). Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. Rbpae, 23(1), 53-69.

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Pereira de Souza, C. M., Pereira, J. M. ., & Ranke , M. da C. de J. . (2020). Reflejos de la Pandemia en la deserción escolar: la democratización del acceso y la permanencia. Revista Brasileña De Educación Rural, 5, e10844. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10844

Número

Sección

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos