Reflexes of the Pandemic in school dropout/exit: the democratization of access and permanence

Authors

  • Celestina Maria Pereira de Souza Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Jhonata Moreira Pereira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Maria da Conceição de Jesus Ranke Governo do Estado do Tocantins - Secretaria de Educação, Juventude e Esportes

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10844

Abstract

ABSTRACT. The study focuses on educational policies, focusing on the National Education Plan (PNE / 2014) and the State Education Plan (PEE/2015) of the State of Tocantins. This is a bibliographic research, through the trajectory of the process of elaborating the PNE / 2014 and the subnational plans, emphasizing the conditions of preparation, monitoring and evaluation, and publicizing the results achieved. The objective of the investigation is to analyze the results of the State of Tocantins, based on the reports published by PNE/2014. In view of the analysis, it is possible to state that the process of monitoring and evaluating the evolution of the goals proposed in the PEE/2015 compromised by the failure to comply with the planned steps. Thus, the investigation goes back to some repercussions, demonstrating that the dropout / dropout rates of students became more manifest between the initial period and the present moment of the pandemic. Covid-19 is an aggravating factor in school dropout, highlighting the need for coping actions to combat it, especially in this context of uncertainty and in view of the impacts of the pandemic on education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celestina Maria Pereira de Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). Licenciada em Matemática pela UNITINS (2002), especialista em Educação Matemática pela UFT. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e da Pesquisa em Rede Mapa/Gestão democrática do ensino público

Jhonata Moreira Pereira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Educação, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduado em Gestão Pública pelo UNIEURO (2014), graduando em pedagogia pela Faculdade Mauá. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e da Pesquisa em Rede Mapa/Gestão democrática do ensino público.

Maria da Conceição de Jesus Ranke , Governo do Estado do Tocantins - Secretaria de Educação, Juventude e Esportes

Doutora e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Tocantins e Especialização em Leitura e Produção Escrita. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, Leitura e Produção Escrita e Literatura. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9248635046424377.

References

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 05 de outubro) Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao /ConstituicaoCompilado.htm.

Cieb. (2020). Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para ensino remoto. Recuperado de: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/04/CIEB-Planejamento-Secretarias-de-Educac%C3%A3o-para-Ensino-Remoto-030420.pdf

Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2019). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Dourado, L. (2011). Plano Nacional de Educação como Política de Estado: Antecedentes Históricos, Avaliação e Perspectivas. In Dourado, L. (Org.). Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas (pp. 17-60). Goiânia, GO: UFG.

Dourado, L., Junior, G., & Furtado, R. (2016). Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves contribuições. Rbpae, 32(2), 449-461. https://doi.org/10.21573/vol32n22016.67198

Faleiro, M. (2016). Plano Nacional de Educação: Intenção e Realidade. In Oliveira, J. et al. (Orgs.). Planos de Educação e ações Articuladas (pp. 57-78). Camaragibe, PE: Ccs Gráfica e Editora.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação. http://portal.inep.gov.br/

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação. http://portal.inep.gov.br/

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Sinopse estatística da educação básica. Recuperado de: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos

Lagares, R. (2019). Políticas Públicas Educacionais no Tocantins (2019-2022): Para onde caminha o sistema estadual. In Adrião, T. et al. (Orgs.). Políticas e prioridades para educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: para onde os sistemas estaduais caminham? (pp. 62-80). Brasília: ANPAE.

Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014, 25 de junho). Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Recuperado de: http://pne.mec.gov.br/Federal

Lei n. 2977 de 08 de julho de 2015. (2015, 08 de julho). Aprova o Plano Estadual de Educação PEE (2015-2025) e adota outras providências. Recuperado de: https://www.deolhonosplanos.org.br/

Lei n. 1859, de 06 de dezembro de 2007. (2007, 06 de dezembro). Aprova o Plano Estadual de Educação PEE e dá outras providências. Recuperado de: https://www.al.to.leg.br/arquivos/8461.pdf

Loureiro, W. (2016). Os Planos de Educação: Estadual e Municipal. In Oliveira, J. et al. (Orgs.). Planos de Educação e Ações Articuladas (pp.17-36). Camaragibe, PE: CCS Gráfica e Editora.

Marcon, K. (2020). Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação, 9(9), 80-103. http://dx.doi.org/10.18616/ce.v9i2.6047

Ofício n. 025. (2019, de 10 de dezembro). Solicita informações sobre o Monitoramento do PEE Tocantins. Palmas, TO: Fórum Estadual de Educação.

Pelissari, L (2012). O fetiche da tecnologia e o abandono escolar na visão de jovens que procuram a educação profissional técnica de nível médio (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Portaria n. 1739, de 26 de setembro de 2014. (2014, 26 de setembro). Recuperado de: https://diariooficial.to.gov.br/busca/?por=edicao&edicao=4226.

Vieira, S. (2014). Planos e políticas educacionais: das concepções às práticas. In Souza, D. et al. (Orgs.). Planos de Educação no Brasil: Planejamento, Políticas, Práticas (pp. 55-72). São Paulo, SP: Loyola.

Vieira, S. (2007). Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. Rbpae, 23(1), 53-69.

Published

2020-12-04

How to Cite

Pereira de Souza, C. M., Pereira, J. M. ., & Ranke , M. da C. de J. . (2020). Reflexes of the Pandemic in school dropout/exit: the democratization of access and permanence. Brazilian Journal of Rural Education, 5, e10844. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10844

Issue

Section

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos