Escola da Terra em Minas Gerais: repercussões da formação continuada nas escolas do campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13895Palavras-chave:
continuing education, rural education, Minas Gerais, Escola da Terra Program.Resumo
Neste texto, apresentamos as repercussões do curso de formação continuada Escola da Terra, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, FAE-UFMG, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Secretarias Municipais de Educação e o Ministério da Educação (MEC). O objetivo é elucidar as repercussões deste programa nos territórios em Minas Gerais, nos quais aconteceram formações de mais dois mil professores das redes municipais e estaduais de educação. O programa já realizou quatro ofertas entre os anos de 2015 e 2021. Tal formação está fundamentada em princípios da Educação do Campo: considerando como centrais a escola como direito, a formação em alternância como condição pedagógica e o protagonismo dos sujeitos. Ancorado nesses princípios, o processo formativo é construído, considerando as necessidades educacionais dos territórios, articulando-os aos procedimentos metodológicos específicos, interrogando-os sobre a escola e seus sujeitos, no sentido de compreendê-los para poder agir e transformar a prática. A metodologia nesta pesquisa partiu da análise dos relatórios e dos Planos de Ação Pedagógica de cada um dos percursos. Os resultados do programa em Minas Gerais foram alcançados, tanto no âmbito quantitativo individual, contando com mais de 2000 Planos de Ação Pedagógica (PAPs), como no plano coletivo, considerando mudanças nas escolas, ná prática docente e na relação com a comunidade em diferentes municípios do Estado de Minas Gerais.
Palavras-chave: formação continuada, Educação do Campo, Minas Gerais, Programa Escola da Terra, formação de professores para as escolas do campo.
Escola da Terra in Minas Gerais: repercussions of continuing education in rural schools
ABSTRACT. In this text, we present the repercussions of continuing education: Escola da Terra, developed by the Center for Studies and Research in Rural Education of the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais, FAE-UFMG, in partnership with the State Department of Education of Minas Gerais Gerais, Municipal Education Departments and the Ministry of Education (MEC). The program has already carried out four offers between 2015 and 2021. Such training is based on principles of Rural Education: considering the school as a right, alternating training as a pedagogical condition and the protagonism of subjects as central. Anchored in these principles, the training process is built, considering the educational needs of the territories, articulating them to specific methodological procedures, questioning them about the school and its subjects, in order to understand them in order to act and transform the practice. The results of the training course of the four offers of the program in Minas Gerais were achieved, both at the individual quantitative level, with more than five hundred Pedagogical Action Plans (PAPs), and at the collective level, considering changes in schools in different municipalities in the State of Minas Gerais.
Keywords: continuing education, rural education, Minas Gerais, Escola da Terra Program.
Escola da Terra en Minas Gerais: repercusiones de la educación permanente en las escuelas rurales
RESUMEN. En este texto, presentamos las repercusiones de la educación permanente: Escola da Terra, desarrollada por el Centro de Estudios e Investigaciones en Educación Rural de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Minas Gerais, FAE-UFMG, en colaboración con el Departamento de Estado de Educación de Minas Gerais Gerais, Secretarías Municipales de Educación y el Ministerio de Educación (MEC). El programa ya realizó cuatro ofertas entre 2015 y 2021. Dicha formación se basa en principios de la Educación Rural: considerar la escuela como un derecho, alternando la formación como condición pedagógica y el protagonismo de las asignaturas como central. Anclado en estos principios, se construye el proceso de formación, considerando las necesidades educativas de los territorios, articulándolas a procedimientos metodológicos específicos, interrogándolas sobre la escuela y sus sujetos, a fin de comprenderlos para actuar y transformar la práctica. Los resultados de lo camino formativo de las cuatro ofertas del programa en Minas fueran alcanzados, tanto a nivel cuantitativo individual, con más de 500 Planes de Acción Pedagógicas (PAPs) como en el plan colectivo, considerando cambios en las escuelas en diferentes municipios del Estado de Minas Gerais.
Palabras clave: educación permanente, educación rural, minas gerais, programa escola da terra, formación de profesor en las escuelas rurales.
Downloads
Referências
Antunes-Rocha, M. I., Carvalho, C. A. S., & Justino, E. F. (2018). Escola da Terra Minas Gerais: relato de uma experiência. In Hage, S. A. M., Silva, H. S. A., & Fonseca, J. D. (Orgs.). Programa Escola da Terra: cartografia da diversidade e complexidade de sua execução no Brasil (pp. 111-120). Curitiba: VRV.
Antunes-Rocha, M. I., Justino E. F., & Carvalho, C. A. S. (2018). Escola da Terra Minas Gerais: formação de educadores para atuar em turmas multisseriadas nas escolas do campo. In Hage, S. A. M., Lima, I. M. S., & Souza, D, D. (Orgs.). Escola Pública do Campo: perspectivas da (multi) seriação (pp. 123-138). Curitiba: CRV.
Alferes, M. A., & Mainardes, J. A (2021). Formação continuada de professores no Brasil. Seminário de Pesquisa PPE. Universidade Estadual de Maringá 26 e 27/05/2011. Recuperado de: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2011/pdf/1/001.pdf. Acesso em 2021.
Arroyo, M. G. (2006). Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In Seminário Nacional sobre formação do educador de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica.
Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (2004). (Orgs.). Por uma Educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes.
Borges, S. P. E. A. (2022). Unidades da federação e participação das IES no Programa Escola da Terra IV. Mapa.
Borges, S., P. E. A. (2022). Programa Escola da Terra: municípios mineiros participantes (2016-2021). Mapa.
Brasil. (2013). Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 579 de 02 de julho de 2013. Recuperado de: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/port_579_de_02_de_julho_de_2013_institui_a_escola_da_terra.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2021.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
Brasil. (2021). MEC. Programa Nacional de Educação do Campo: PRONACAMPO. Brasília/DF: MEC, março de 2012. Recuperado de: http://www.consed.org.br/images/phocadownload/pronacampo.pdf. Acesso em 20 de nov 2021.
Caldart, R. S. (2004). Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do Campo. In Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. A. (Orgs.). Por uma educação básica no campo: contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo (pp. 10-31). V 5. Brasília.
Camacho, R. S. (2013). Paradigmas em disputa na Educação do Campo (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo.
Charlot, B. (2013). Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez.
Conte, I. I., & Ribeiro, M. (2017). Escola do campo: relação entre conhecimentos, saberes e
culturas. Educ. Pesqui., 43(3), 847-862. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201707160785
Fernandes, B. M. (2008). Educação do Campo e Território Camponês no Brasil. In Fernandes, B. M., et al. (org.). Educação do Campo: Campo - Políticas Públicas – Educação (s./p.). INCRA/MDA. Brasília.
Fernandes, R., M. (2017 Educação do Campo e o ensino da Literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental). In Caderno IV – Escola da Terra: Língua, Artes e Literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Escola da Terra II.
Freire, P. (2001). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gatti, B. A., Barreto, E. S. S., André, M. E. D., & Almeida, P. C. A. (2019). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO.
Justino, E. F. (2016). Programa Mais Educação: Diálogos a partir da percepção dos pais de estudantes de uma comunidade rural (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p389
Leão, A. J. M. (2018). Professores e Educação do Campo do Município de Francisco Sá-MG: um estudo na perspectiva da Teoria das Representações Sociais (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Maués, O. C. (2003) Reformas Internacionais da Educação e Formação de Professores. Cadernos de Pesquisa, (118), 89-117. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100005
Marin, A. J. (1995). Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Cedes, 36, 3-20.
Munarim, A. (2018). Introdução. In Hage, S. A. M., Silva, H. S., Araujo, M. N., & Fonseca, J. D. (Orgs.). Programa Escola da Terra: cartografia da diversidade e complexidade de sua execução no Brasil (pp 17-21). Curitiba: VRV.
Minas Gerais. (2015). Resolução 2820/2015. Diretrizes da Educação do Campo do Estado de Minas Gerais.
Nóvoa, A. (1991). A formação contínua entre a pessoa-professor e a organização-escola. Inovação, 4(1), 63-76.
Oliveira, C. A. D. (2019). O ensino de língua portuguesa em uma escola do campo do município de Francisco Sá/MG: a proposição de uma sequência didática como incentivo para o exercício da participação de jovens educandos camponeses em suas comunidades (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Oliveira, H. L. G., & Leiro, A. C. R. (2019) de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco. Pro-Posições, 30, 1-26. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0086
PROEX/UFMG. FaE/UFMG sedia o Seminário de formação do projeto Escola da Terra, até 3 de setembro. Recuperado de: https://www2.ufmg.br/proex/Noticias/Noticias/Escola-da-Terra. Acesso em: 12 nov. 2021.
Relatórios Finais (2016, 2017, 2019). Plataforma Moodle - Universidade Federal de Minas Gerais. Recuperado de: https://virtual.ufmg.br/extensao/. Acesso em: 18 de nov. de 2021.
Rodrigues, A. P. (2017) Educação do Campo e o ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 2017. In Caderno IV – Escola da Terra: Língua, Artes e Literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Escola da Terra II.
Santos, E. V. (2018) Representações Sociais de egressos da Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo/FaE/UFMG) sobre o campo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Schon, D. (1987). Educating the reflective practitioner: Donald Schön's presentation to the 1987 meeting of the American Educational Research Association. Washington, DC. Recuperado de: http://educ.queensu.ca/~russellt/howteach/schon87.htm. Acesso em: 2021.
Zeichner, K. M. (1998) Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In Geraldi, C., Fiorentini, D., & Pereira, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente (pp. 207-236). Campinas: Mercado de Letras.
Materiais audiovisuais
Seminário Escola da Terra 2016 - Parte I. Recuperado de: encurtador.com.br/bnFNY. Acesso em: 12 ago. 2021
Seminário Escola da Terra 2016 - Parte II. Recuperado de: encurtador.com.br/lotU4, Acesso em: 12 nov. 2021
Seminário Escola da Terra 2016 - Parte III. Recuperado de: encurtador.com.br/CIR34, Acesso em: 12 nov. 2021
Seminário Escola da Terra 2017. Recuperado de: encurtador.com.br/defN0, Acesso em: 12 nov. 2021
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).