A contribuição da História das Ciências para formação de educadores do campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p632Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar, sob a óptica da perspectiva crítico-dialética, aspectos da História das Ciências e a importância da abordagem externalista na formação de educadores do campo. A análise empreendida tomou como referência as atividades desenvolvidas no componente curricular História das Ciências de um curso de Licenciatura em Educação do Campo. Essas atividades permitiram explorar aspectos da Natureza da Ciência de maneira integrada com o contexto social, político, econômico, ético e científico dos sujeitos do campo. Os resultados indicam que atividades baseadas numa abordagem externalista possibilitam uma nova visão sobre a evolução dos conceitos da Ciência, contribuindo positivamente para o Ensino de Ciências na Educação do Campo.
Palavras-chave: Educação do Campo, História das Ciências, Formação de Professores.
The contribution of the History of Science for teachers training in Rural Education
ABSTRACT. The present work aims to analyze, from a critical-dialectical perspective, aspects of the History of Sciences and the importance of the externalist approach in the teachers training of rural education. The analysis undertaken took as a reference the activities developed in the curriculum component History of Sciences of a course of degree in Rural Education. These activities allowed exploring aspects of the Nature of Science in an integrated way with the social, political, economic, ethical and scientific context of the rural population. The results indicate that activities based on an externalist approach make possible a new vision on the evolution of the concepts of Science, contributing positively to the Teaching of Sciences in Rural Education.
Keywords: Rural Education, History of Science, Teachers Training.
La contribución de la Historia De las Ciencias para la formación de profesores rurales
RESUMEN. El presente trabajo tiene como objetivo analizar, desde la óptica de la perspectiva crítico-dialéctica, aspectos de la Historia de las Ciencias y la importancia del enfoque externo en la formación de profesores rurales. El análisis emprendido tomó como referencia las actividades desarrolladas en el componente curricular Historia de las Ciencias de un curso de Licenciatura en Educación del Campo. Estas actividades permitieron explorar aspectos de la Naturaleza de la Ciencia de manera integrada con el contexto social, político, económico, ético y científico de los sujetos rurales. Los resultados indican que las actividades basadas en un enfoque externo posibilitan una nueva visión sobre la evolución de los conceptos de la ciencia, contribuyendo positivamente a la enseñanza de las ciencias en la educación rural.
Palabras clave: Educación Rural, Historia de las Ciencias, Formación de profesores.
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