As multisséries no Campo de Arraias-TO: memórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p223

Resumo

A pesquisa investiga quais as dificuldades enfrentadas pelos educadores e os educandos que vivenciam a realidade das classes multisseriadas nas escolas da área rural do município de Arraias -TO. A metodologia utilizada foi a proposta pela história oral que consiste na realização de entrevista com os sujeitos envolvidos. Neste caso, foram entrevistados professores e alunos que vivem no contexto das classes multisseriadas no município mencionado. Cerca de 1,3 milhões de alunos estudam em classes multisseriadas do campo no Brasil. A partir do depoimento de professores e alunos, alguns aspectos ganham destaque: falta de formação específica para o docente atuar na multisseriação, questão que afeta a qualidade do ensino; ausência de um currículo voltado também para a realidade do campo, e a falta de infraestrutura física. Estas condições implicam em resultados negativos para a modalidade de Educação no Campo. É necessário construir uma visão positiva do campo, pensar em uma formação inicial e continuada que reverta a visão negativa que se tem do campo com políticas de formação sintonizadas com a dinâmica social específica, onde está implícita a afirmação de direitos à terra, à cultura e identidade e à educação.

Palavras-chave: Educação no Campo, Classe Multisseriada, Formação de Professores, História Oral.

 

The multiseries in Campo de Arraias – TO: memories

ABSTRACT. The research investigates the difficulties faced by educators and learners who experience the reality of the multisite classes in rural schools in the municipality of Arraias-TO. The methodology used was the one proposed by the oral history that consists in the accomplishment of an interview with the subjects involved. In this case, we interviewed teachers and students who live in the context of the multi-series classes in the mentioned municipality. About 1.3 million students study in multisite field classes in Brazil. From the testimony of teachers and students, some aspects are highlighted: lack of specific training for the teacher to work in the multiseriate, an issue that affects the quality of teaching; absence of a curriculum also focused on the reality of the field, and the lack of physical infrastructure. These conditions imply negative results for the education modality in the Rural Education. It is necessary to construct a positive vision of the field, to think of an initial and continuous formation that reverses the negative view that has of the field with policies of formation tuned to the specific social dynamic, where the affirmation of rights to the land, the culture and identity and education.

Keywords: Field School, Multisserial Class, Teacher Training.

 

Las multiserias en el Campo de Arraias- TO: memories

RESUMEN. La investigación investiga cuáles son las dificultades enfrentadas por los educadores y los educandos que vivencian la realidad de las clases multiserias en las escuelas del área rural del municipio de Arraias-TO. La metodología utilizada fue la propuesta por la historia oral que consiste en la realización de entrevista con los sujetos involucrados. En este caso, fueron entrevistados profesores y alumnos que viven contexto de las clases multiserias en el municipio mencionado. Cerca de 1,3 millones de alumnos estudian en clases multiseriales del campo en Brasil. A partir del testimonio de profesores y alumnos, algunos aspectos ganan destaque: falta de formación específica para el docente actuar en la multiserción, cuestión que afecta la calidad de la enseñanza; la ausencia de un currículo volcado también para la realidad del campo, y la falta de infraestructura física. Estas condiciones implican en resultados negativos para la modalidad de Educación en el Campo. Es necesario construir una visión positiva del campo, pensar en una formación inicial y continuada que revierta la visión negativa que se tiene del campo con políticas de formación sintonizadas con la dinámica social específica, donde está implícita la afirmación de derechos a la tierra, a la cultura y identidad y educación.

Palabras clave: Educación en el Campo, Clase Multiserial, Formación de Profesores, Historia Oral.

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Biografia do Autor

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduação em Historia pela Universidade Católica de Goiás (1991), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2006).É Avaliadora Institucional e de Curso do MEC/ INEP. Atualmente é professor associado da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFT/CAPES. É líder do grupo de Pesquisa " História, Historiografia, Fontes de pesquisa em educação"(CNPq/2004). Organizadora de 7 livros na área de Educação.Co(autora) de livros da área de História da Educação. Foi contemplada em dois editais para publicação de livros em 2007: Edital Palmas pra Cultura e Edital do Ministério da Cultura- Lei Rouanet . Faz parte do Conselho Editoral de livros nacionais(Revista Histedbr On Line, Revista OPSIS, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, da Editora da UFT) e internacionais. É filiada a Sociedade Brasileira de História da Educação, faz parte do HISTEDBR da Faculdade de Educação da Unicamp, ANPED e Luso Brasileiro de História da Educação e Anpuh. Membro do CTC e da Editora da UFT. Organizadora do Coloquio História, Memória e Leitura.Comissão organizadora dos Simpósios de Educação da IES. Tem artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.Tem experiência e atuação nos temas e na área de Educação, História, Ensino, História Oral, Memória e História da Cultura Escola. Atualmente coordena o Projeto de pesquisa: Filigranas da Memória em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação(PPGE ) supervisionando bolsista de pós-doutoramento pelo Programa Nacional de Pós- Doutorado/CAPES.

Samara Caldas Franco, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduação em Pedagogia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT (2012), Campus de Arraias. Mestranda em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, Campus de Palmas. Linhas de pesquisas que atuo são: Educação do Campo e Formação de Professores,Políticas Públicas, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. Atualmente Professora Substituta do curso de Licenciatura em Educação do Campo ? Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Arraias.

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Publicado

2018-04-03

Como Citar

dos Santos, J. S., & Franco, S. C. (2018). As multisséries no Campo de Arraias-TO: memórias. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 3(1), 223–244. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p223

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