As multisséries no Campo de Arraias-TO: memórias
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p223Resumo
A pesquisa investiga quais as dificuldades enfrentadas pelos educadores e os educandos que vivenciam a realidade das classes multisseriadas nas escolas da área rural do município de Arraias -TO. A metodologia utilizada foi a proposta pela história oral que consiste na realização de entrevista com os sujeitos envolvidos. Neste caso, foram entrevistados professores e alunos que vivem no contexto das classes multisseriadas no município mencionado. Cerca de 1,3 milhões de alunos estudam em classes multisseriadas do campo no Brasil. A partir do depoimento de professores e alunos, alguns aspectos ganham destaque: falta de formação específica para o docente atuar na multisseriação, questão que afeta a qualidade do ensino; ausência de um currículo voltado também para a realidade do campo, e a falta de infraestrutura física. Estas condições implicam em resultados negativos para a modalidade de Educação no Campo. É necessário construir uma visão positiva do campo, pensar em uma formação inicial e continuada que reverta a visão negativa que se tem do campo com políticas de formação sintonizadas com a dinâmica social específica, onde está implícita a afirmação de direitos à terra, à cultura e identidade e à educação.
Palavras-chave: Educação no Campo, Classe Multisseriada, Formação de Professores, História Oral.
The multiseries in Campo de Arraias – TO: memories
ABSTRACT. The research investigates the difficulties faced by educators and learners who experience the reality of the multisite classes in rural schools in the municipality of Arraias-TO. The methodology used was the one proposed by the oral history that consists in the accomplishment of an interview with the subjects involved. In this case, we interviewed teachers and students who live in the context of the multi-series classes in the mentioned municipality. About 1.3 million students study in multisite field classes in Brazil. From the testimony of teachers and students, some aspects are highlighted: lack of specific training for the teacher to work in the multiseriate, an issue that affects the quality of teaching; absence of a curriculum also focused on the reality of the field, and the lack of physical infrastructure. These conditions imply negative results for the education modality in the Rural Education. It is necessary to construct a positive vision of the field, to think of an initial and continuous formation that reverses the negative view that has of the field with policies of formation tuned to the specific social dynamic, where the affirmation of rights to the land, the culture and identity and education.
Keywords: Field School, Multisserial Class, Teacher Training.
Las multiserias en el Campo de Arraias- TO: memories
RESUMEN. La investigación investiga cuáles son las dificultades enfrentadas por los educadores y los educandos que vivencian la realidad de las clases multiserias en las escuelas del área rural del municipio de Arraias-TO. La metodología utilizada fue la propuesta por la historia oral que consiste en la realización de entrevista con los sujetos involucrados. En este caso, fueron entrevistados profesores y alumnos que viven contexto de las clases multiserias en el municipio mencionado. Cerca de 1,3 millones de alumnos estudian en clases multiseriales del campo en Brasil. A partir del testimonio de profesores y alumnos, algunos aspectos ganan destaque: falta de formación específica para el docente actuar en la multiserción, cuestión que afecta la calidad de la enseñanza; la ausencia de un currículo volcado también para la realidad del campo, y la falta de infraestructura física. Estas condiciones implican en resultados negativos para la modalidad de Educación en el Campo. Es necesario construir una visión positiva del campo, pensar en una formación inicial y continuada que revierta la visión negativa que se tiene del campo con políticas de formación sintonizadas con la dinámica social específica, donde está implícita la afirmación de derechos a la tierra, a la cultura y identidad y educación.
Palabras clave: Educación en el Campo, Clase Multiserial, Formación de Profesores, Historia Oral.
Downloads
Referências
Alberti, V. (2004). Manual de História Oral. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV.
Amiguinho, A. (2007). A escola e o futuro do mundo rural. Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian.
Andrade, B. T. (2014). Entrevista concedida a Samara Caldas Franco. Arraias-TO.
Antunes-Rocha, M. I., & Hage, S. M. (Orgs.). (2010). Escola de Direito: Reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Arroyo, M. G. (2007). Políticas de formação de educadores(as) de campo. Cad. Cedes, 27(72). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004
Arroyo, M. G., & Fernandes, B. M. (1999). A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo.
Barros, O. F. et al. (2010). Retratos de realidades das escolas do campo: multissérie, precarização, diversidade e perspectivas. In Antunes-Rocha, M. I., Hage, S. M. (Orgs.). Escolas de Direito: Reinventando a escola multisseriada (pp. 25-33). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Brasil. (2004). Manual de Operações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, DF: MDA/INCRA.
Brasil. (2014). Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, n.º 05/2014. Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo (Campus de Arraias). Palmas, TO: UFT. Recuperado de: http://download.uft.edu.br/?d=2b2b330c-2a4c-4065-93d3-dc1e7975728d:05-2014%20-
Brasil. (2017). Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra. Palmas, TO: UFT. Recuperado de: https://docs.uft.edu.br/share/s/szhYPpW_TSC7Sx6l3E9x9g
Carrara, J. (2012). UFT terá licenciatura em Educação no Campo. Recuperado de: http://ww2.uft.edu.br/ultimas-noticias/10324-2012-12-uft-tera-licenciatura-em-educacao-do-campo
Fernandes, B. M. (2004). Diretrizes de uma Caminhada. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (pp. 113-146). Petrópolis, RJ: Vozes.
Gonsaga, E. A. (2009). Pedagogia da Terra – o curso de licenciatura em educação do campo em Minas Gerais. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
Hage, S. M. (2004). Educação do Campo na Amazônia: retratos da realidade das escolas multisseriadas no Pará. In Reunião GPT Educação do Campo. Brasília, DF.
Hage, S. M. (2005). GEPERUAZ: aspectos significativos de sua criação, identidade e abrangência. In Hage, S. M. (Org.). Educação do campo na Amazônia: Retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará (pp. 22-30). Belém, PA: M. M. Lima Ltda.
Hage, S. M. (2010). Escolas multiseriadas. In Oliveira, D. A., Duarte, A. M. C., & Vieira, L. M. F. (Orgs.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte, MG: UFMG/Faculdade de Educação, CDROM.
Marinho, E. R. (2008). Um olhar sobre a educação rural brasileira. Brasília, DF: Universa.
Menezes, E. T., & Santos, T. H. (2002). “Classes multisseriadas” (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo, SP: Midiamix Editora. Recuperado de: www.educabrasil.com.br/dicionario
Moraes, E. et al. (2010). Transgredindo o paradigma (multis)seriado nas escolas do campo. In Antunes-Rocha, M. I., Hage, S. M. (Orgs.). Escolas de Direito: Reinventando a escola multisseriada (pp. 399-415). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Morin, E. (2001). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Trad. Flavia Nascimento. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.
Moura, T. V., & Santos, F. J. S. (2012). A pedagogia das classes multisseriadas: um olhar sobre a prática pedagógica dos/as professores/as da roça do município de Amargosa-BA. In Souza, E. C. (Org.). Educação e Ruralidades: memórias e narrativas (auto) biográficas. (pp. 265-293). Salvador, BA: EDUFBA.
Pinho, A. S. T. (2004). A heterogeneidade fundante das classes multisseriadas do meio rural: entre a persistência do passado e as imposições do presente. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Piza, F., & Sena, L. B. (2001). PMG 3 – Escola Ativa. Salto para o Futuro. Recuperado de: www.tvebrasil.com.br/saltoparaofuturo/boletim2001
Rocha, T. C. S. (2014). Entrevista concedida a Samara Caldas Franco. Arraias-TO.
Santos, M. A. R. (2014). Entrevista concedida a Samara Caldas Franco. Arraias-TO.
Santos, J. S., & Azevedo, S. (2017). Vozes docentes no Pafor Tocantino. In Auler, I., & Pinho, M. J. (Orgs.). Perspectivas da formação docente: o programa Pafor em foco (pp. 283-300). Palmas, TO: EdUFT.
Sousa, R. C. (2015). Multisseriação e profissão docente: condições de trabalho docente de professoras do Território de Identidade do Baixo Sul. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Souza, E. C., & Santos, F. J. S. (2014). Educação rural e multisseriação: rompendo silêncios e indicando horizontes. In Silva, M. A., & Cunha, C. (Orgs.). Educação básica: políticas, avanços e pendências (pp. 315-345). Campinas, SP: Autores Associados.
Souza, J. H. M. (2014). Entrevista concedida a Samara Caldas Franco. Arraias-TO.
Silveira, A. G. (2014) Entrevista concedida a Samara Caldas Franco. Arraias-TO.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).