Projetos educacionais como metodologia de ensino na escola de educação do campo Sol Nascente de Confresa-MT
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p991Resumo
Desenvolver projetos educacionais em escolas do campo pode ser uma alternativa viável devido proporcionar momentos de grandes aprendizagens aos sujeitos envolvidos. Com o intuito de evidenciar a necessidade de desenvolver metodologias de ensino voltadas para a Educação do Campo, esse estudo teve como objetivo utilizar projetos educacionais como alternativa no atendimento a essa clientela. O estudo, de caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa, configura-se como uma pesquisa-ação desenvolvida na Escola Estadual Sol Nascente, que é uma escola localizada na zona rural do município de Confresa/MT. Foram desenvolvidos dois projetos educacionais: “Ler é preciso, sonhar é inevitável” e “Ler é o caminho pra aprender”. O estudo sobre projetos pedagógicos voltados para as escolas de educação do campo levou-nos a perceber a importância de inserir a leitura de livros literários como ação dentro desses projetos. Partindo do pressuposto que é possível colaborar com a aprendizagem dos estudantes, esse estudo pesquisou o desenvolvimento de projetos bem como métodos de ensino que atendam a especificidade local neste caso uma escola do campo. Portanto, a intenção dessa investigação foi analisar o desenvolvimento de projetos educacionais como metodologia de ensino para tais escolas e modalidades de ensino.
Palavras-chave: Educação do Campo, Metodologia, Ensino.
Educational projects as a teaching methodology for country education school Sol Nascente of Confresa-MT
ABSTRACT. Developing educational projects in rural schools can be a viable alternative because it provides moments of great learning to the subjects involved. In order to highlight the need to develop teaching methodologies for Rural Education, this study aimed to use educational projects as an alternative to attend to this clientele. The study, with a descriptive and exploratory character and a qualitative approach, is an action research developed at the Sol Nascente State School, which is a school located in the rural area of the municipality of Confresa/MT. Two educational projects were developed: "Reading is accurate, dreaming is inevitable" and "Reading is the way to learn". The study of pedagogical projects aimed at the rural education schools led us to realize the importance of inserting reading literary books as action within these projects. Based on the assumption that it is possible to collaborate with student learning, this study investigated the development of projects as well as teaching methods that meet the local specificity in this case a rural school. Therefore, the intention of this investigation was to analyze the development of educational projects as teaching methodology for such schools and teaching modalities.
Keywords: Country Education, Methodology, Teaching.
Proyectos educativos como metodología de enseñanza en la escuela de educación del campo Sol Nascente de Confresa-MT
RESUMEN. Desarrollar proyectos educativos en escuelas del campo puede ser una alternativa viable debido a que proporciona momentos de grandes aprendizajes a los sujetos involucrados. Con el fin de evidenciar la necesidad de desarrollar metodologías de enseñanza dirigidas a la Educación del Campo, este estudio tuvo como objetivo utilizar proyectos educativos como alternativa en la atención a esa clientela. El estudio, de carácter descriptivo y exploratorio y abordaje cualitativo, se configura como una investigación-acción desarrollada en la Escuela Estadual Sol Nascente, que es una escuela ubicada en la zona rural del municipio de Confresa/MT. Se desarrollaron dos proyectos educativos: "Leer es necesario, soñar es inevitable" y "Leer es el camino para aprender". El estudio sobre proyectos pedagógicos dirigidos a las escuelas de educación del campo nos llevó a percibir la importancia de insertar la lectura de libros literarios como acción dentro de esos proyectos. Partiendo del supuesto que es posible colaborar con el aprendizaje de los estudiantes, ese estudio investigó el desarrollo de proyectos así como métodos de enseñanza que atiendan la especificidad local en este caso una escuela del campo. Por lo tanto, la intención de esta investigación fue analizar el desarrollo de proyectos educativos como metodología de enseñanza para tales escuelas y modalidades de enseñanza.
Palabras clave: Educación del Campo, Metodología, Enseñanza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).