Panorama bibliométrico das teses e dissertações sobre educação indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p677

Resumo

A educação indígena no Brasil tem o seu marco fundador nas primeiras ações catequéticas dos jesuítas na segunda metade do século XVI. Nessa longa trajetória até os dias atuais a educação dos povos indígenas que habitam o território brasileiro tem sido alvo de controvérsias e discussões nos níveis governamental e acadêmico, o que tem gerado inúmeros estudos. Essa pesquisa teve como objetivo elaborar um panorama bibliométrico da produção científica sobre educação indígena presentes nas teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Tese e Dissertações (BDTD/IBICT) por meio da metodologia bibliométrica. O corpus analisado foi composto por 173 trabalhos de pós-graduação defendidos no país entre os anos de 1996 a 2016. Os resultados apontam que as regiões Sudeste e Sul, respectivamente, concentram o maior número de trabalhos e que a área da Educação é majoritária na produção científica das teses e dissertações recuperadas.

Palavras-chave: Educação Indígena, Bibliometria, Produção Científica.

 

Bibliometric overview of thesis and dissertations on indigenous education

ABSTRACT. The indigenous education in Brazil has its founding milestone in the first catechetical actions of the Jesuits in the second half of the sixteenth century. In this long trajectory up to the present day the education of the indigenous peoples that inhabit the Brazilian territory has been the subject of controversies and discussions at the governmental and academic levels, which has generated numerous studies. This research had as objective to elaborate a bibliometric panorama of the scientific production on indigenous education present in theses and dissertations of the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD / IBICT) through bibliometric methodology. The corpus analyzed was composed of 173 postgraduate studies defended in the country between 1996 and 2016. The results indicate that the Southeast and South regions, respectively, concentrate the largest number of papers and that the Education area is the majority in the Scientific production of the thesis and dissertations recovered.

Keywords: Indigenous Education, Bibliometric, Scientific Production.

 

Panorama bibliométrico de las tesis y disertaciones sobre educación indígena

RESUMEN. La educación indígena en Brasil tiene su marco fundador en las primeras acciones catequéticas de los jesuitas en la segunda mitad del siglo XVI. En esta larga trayectoria hasta los días actuales la educación de los pueblos indígenas que habitan el territorio brasileño ha sido objeto de controversias y discusiones en los niveles gubernamental y académico, lo que ha generado innumerables estudios. Esta investigación tuvo como objetivo elaborar un panorama bibliométrico de la producción científica sobre educación indígena presentes en las tesis y disertaciones de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD / IBICT) por medio de la metodología bibliométrica. El corpus analizado fue compuesto por 173 trabajos de postgrado defendidos en el país entre los años 1996 a 2016. Los resultados apuntan que las regiones Sudeste y Sur, respectivamente, concentran el mayor número de trabajos y que el área de Educación es mayoritaria en la región Producción científica de las tesis y disertaciones recuperadas. 

Palabras clave: Educación Indígena, Bibliometria, Producción Científica.

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Biografia do Autor

Alexandre Masson Maroldi, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Dr. do Departamento de Ciência da Informação

Luis Fernando Maia Lima, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Dr. do Departamento de Economia

Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Professor Dr. do Programa de Pós Graduação em Educação

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2017-10-28

Como Citar

Maroldi, A. M., Lima, L. F. M., Hayashi, C. R. M., & Hayashi, M. C. P. I. (2017). Panorama bibliométrico das teses e dissertações sobre educação indígena. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 2(2), 677–707. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p677

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Seção

Artigos / Articles / Artículos