The learning of academic teaching in initial training: new temporalities
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p1037Resumo
A aprendizagem da docência de acadêmicas em formação inicial: novas temporalidades
O foco temático deste artigo são as ações de um projeto de extensão desenvolvido em escolas do campo do brejo paraibano. O objetivo foi o de compreender como ocorre a aprendizagem da docência de acadêmicas a partir das ações desenvolvidas no projeto de extensão intitulado ‘A formação continuada de professores para o campo: currículo escolar e fortalecimento da identidade campesina’, aplicado em escolas localizadas no campo. Sob o ponto de vista da metodologia, adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa e utilizamos o estudo de caso e a entrevista semiestruturada para constituir os dados. Participaram da pesquisa 11 acadêmicas em formação e o coordenador do curso. Os resultados indicaram que a aprendizagem da docência não se concretiza sem a articulação dos diferentes espaços formativos da prática pedagógica a partir de novas temporalidades.
Palavras-chave: Aprendizagem da Docência, Formação Inicial, Prática Pedagógica.
The learning of academic teaching in initial training: new temporalities
ABSTRACT. The present article has as its thematic focus the actions of an extension project developed in schools of the countryside of the paraibano swamp. The objective was to understand how the learning of the teaching of the academics occurs from the actions developed in the extension project titled "Continuing Teacher Training for the Countryside: School Curriculum and Strengthening Peasant Identity", which worked with schools located in the countryside. The methodological course was developed based on the assumptions of the qualitative research, using the case study as a method and the semi-structured interview as a technique for data collection. The subjects that participated were 11 trainees and the coordinator of the course. It is emphasized that teaching learning does not materialize without the articulation of the different formative spaces of pedagogical practice, starting from new temporalities.
Keywords: Teaching Learning, Initial Formation, Pedagogical Practice.
El aprendizaje de la docencia de académicas en formación inicial: nuevas temporalidades
RESUMEN. El foco temático de este artículo son las acciones de un proyecto de extensión desarrollado en escuelas del campo del brejo paraibano. El objetivo fue el de comprender cómo ocurre el aprendizaje de la docencia de académicas a partir de las acciones desarrolladas en el proyecto de extensión titulado 'La formación continuada de profesores para el campo: currículo escolar y fortalecimiento de la identidad campesina', aplicado en escuelas ubicadas en el campo. Desde el punto de vista de la metodología, adoptamos los presupuestos de la investigación cualitativa y utilizamos el estudio de caso y la entrevista semiestructurada para constituir los datos. Participaron de la investigación 11 académicas en formación y el coordinador del curso. Los resultados indicaron que el aprendizaje de la docencia no se concreta sin la articulación de los diferentes espacios formativos de la práctica pedagógica a partir de nuevas temporalidades.
Palabras clave: Aprendizaje de la Docencia, Formación Inicial, Práctica Pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).