Alfabetização do campo no âmbito do PNAIC: demandas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6419Resumo
Este estudo discute a alfabetização do campo a partir das proposições formativas do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A questão-problema que orienta esta pesquisa é: quais as implicações do PNAIC para a alfabetização do campo? Como processo metodológico, embasados na análise textual discursiva (Moraes & Galiazzi, 2016), realizamos uma pesquisa documental nos cadernos de formação do Programa que tratam da educação do campo, como também realizamos sessões reflexivas com professores alfabetizadores. Como aporte teórico, partimos das discussões sobre formação continuada de professores (Nóvoa, 1992; Imbernón, 2010); alfabetização e letramentos (Kleiman, 1995; Tfouni, 2010); educação do campo (Caldart, 2002; 2011); dentre outros. O estudo leva à compreensão de que a formação continuada poderá constituir-se como um processo relevante quando parte da reflexão colaborativa dos professores sobre a prática alfabetizadora no cotidiano escolar, apontando a necessidade de as práticas alfabetizadoras nas escolas do campo conectarem-se à realidade dos alunos, superando a discrepância entre o proposto e o realizado. Do estudo, infere-se, ainda, que as proposições do PNAIC precisam estabelecer uma relação mais próxima com as práticas alfabetizadoras das escolas do campo, de modo que se aproximem das demandas e especificidades educacionais dos alunos e da comunidade à qual pertencem.
Palavras-chave: PNAIC, Alfabetização do Campo, Alfabetização e Letramentos.
Literacy of the countryside within the framework of the PNAIC: demands and challenges
ABSTRACT. This study discusses the literacy of the countryside from formative propositions the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). The problem question that guides this research is: what are the implications the PNAIC for the countryside literacy? As a methodological process, based on the discursive textual analysis (Moraes & Galiazzi, 2016), we carried out a documentary research in the training books of the Program that deal with the rural education and held reflective sessions with literacy teachers. As a theoretical contribution, start with the discussions about continuing teacher education (Nóvoa, 1992; Imbernón, 2010); literacy (Kleiman, 1995; Tfouni, 2010); rural education (Caldart, 2002; 2011); among others. The study leads the understanding that continuing education may be relevant process when the collaborative reflection of teachers on the literacy practice in the daily school life, pointing out the need for literacy practices in rural schools connect to the reality of the students, overcoming discrepancy between the proposed and the realized. It is also inferred from the study that the PNAIC propositions need to establish a closer relationship with the literacy practices schools, that they approach the educational demands and specificities of the students and the community to which they belong.
Keywords: PNAIC, Countryside Literacy, Literacy.
Alfabetización del campo en el marco del PNAIC: propuestas y dilemas
RESUMEN. Este estudio discute la alfabetización del campo a partir de las proposiciones formativas del Pacto Nacional por Alfabetización en Edad Cierta (PNAIC). La cuestión-problema que orienta esta investigación es: ¿cuáles son las implicaciones del PNAIC para la alfabetización del campo? Como proceso metodológico, basadas en análisis textual discursivo (Moraes & Galiazzi, 2016), realizamos una investigación documental en los cuadernos de formación del Programa que tratan de la educación del campo y realizamos sesiones reflexivas con profesores alfabetizadores. Como aporte teórico, partimos de discusiones sobre formación continuada de profesores (Nóvoa, 1992; Imbernón, 2010); alfabetización y letras (Kleiman, 1995; Tfouni, 2010); educación del campo (Caldart, 2002; 2011); entre otros. El estudio lleva a comprensión que formación continuada puede constituirse proceso relevante cuando parte de reflexión colaborativa de profesores sobre las práctica alfabetizadora en cotidiano escolar, apuntando la necesidad que las prácticas alfabetizadoras en las escuelas del campo se conecten la realidad los alumnos, superando la discrepancia entre lo propuesto y lo realizado. Del estudio, se deduce, que las proposiciones del PNAIC necesitan establecer una relación más cercana con las prácticas alfabetizadoras de escuelas del campo, de modo que se aproximen a las demandas y especificidades educativas de alumnos y de comunidad a que pertenecen.
Palabras clave: PNAIC, Alfabetización del Campo, Alfabetización y Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).