A Pedagogia da Alternância na formação inicial de educadores do campo: contribuições e desafios
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8088Palavras-chave:
: Pedagogy of Alternating, Rural Education Degree Course, University Time, Community Time, Teacher trainingResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo e promover reflexões sobre as contribuições e os desafios da Pedagogia da Alternância em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo, com enfoque em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Para o desenvolvimento da pesquisa, os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a estudantes e a partir da análise de documentos do Curso. Os resultados mostraram que a Pedagogia da Alternância abre a possibilidade dos licenciandos ingressarem e continuarem nos estudos universitários; além de aproximar os professores e os estudantes e suas comunidades. Também foram apontados desafios, como a sobrecarga financeira para os licenciandos e para o Curso quanto a custear despesas com hospedagem e cobrir gastos com transporte e alimentação; a exaustividade e pouco aproveitamento no Tempo Universidade; a necessidade de aproximação dos licenciandos ao ambiente e vida universitários durante o Tempo Comunidade; a importância da adesão do corpo docente do Curso a metodologias de ensino que estejam vinculadas aos princípios e fundamentos da Educação do Campo; a realização da alternância integrativa; e a promoção de um ensino de Ciências inter e transdisciplinar, voltado para a formação de educadores do campo.
Palavras-chave: Pedagogia da Alternância, Licenciatura em Educação do Campo, Tempo Universidade, Tempo Comunidade, Formação docente.
Pedagogy of Alternation in the initial training of rural educators: contributions and challenges
ABSTRACT. The aim of this paper is to present a study and promote reflections on the contributions and challenges of Pedagogy of Alternation in a Rural Education Degree Course, with a focus on Natural Sciences. For the development of the research, data were collected through questionnaires and from the analysis of the Course’s documents. The results showed contributions of Pedagogy of Alternation, which opens the possibility of graduates entering and continuing in university studies, and brings teachers and students closer to their communities. Challenges were also pointed out, such as the financial burden on undergraduates and the Course to cover housing expenses and cover transportation and food expenses; exhaustiveness and little use in University Time; the need for the graduates to get closer to the university environment and life during the Community Time; the importance of the adherence of the professors to teaching methodologies that are linked to the principles and foundations of Rural Education; the realization of integrative alternating; and the promotion of an inter and transdisciplinary Science teaching, aimed at the formation of rural educators.
Keywords: Pedagogy of Alternation, Rural Education Degree Course, University Time, Community Time, Teacher training.
Pedagogía de la Alternancia en la formación inicial de educadores de campo: contribuciones y desafíos
RESUMEN. El objetivo de este trabajo es presentar un estudio y promover reflexiones sobre las contribuciones y los desafíos de la Pedagogía de la Alternancia en un Curso de Licenciatura en Educación del Campo enfocado en Ciencias Naturales. Para el desarrollo de la investigación, los datos se recopilaron a través de cuestionarios y del análisis de los documentos del Curso. Los resultados mostraron que la Pedagogía de la Alternancia abre la posibilidad de que los graduados ingresen y continúen sus estudios universitarios; acerca maestros y estudiantes a sus comunidades. También se señalaron desafíos, como la carga financiera de los estudiantes universitarios y el Curso para cubrir los gastos de vivienda y gastos de transporte y alimentación; exhaustividad y poco uso en el Tiempo Universidad; la necesidad de que los graduados se acerquen al entorno y la vida universitaria durante el Tiempo Comunidad; la importancia de la adhesión del profesorado del curso a las metodologías de enseñanza que están vinculadas a los principios y fundamentos de la educación rural; la realización de alternancia integrativa; y la promoción de una enseñanza de ciencias inter y transdisciplinaria, dirigida a la formación de educadores en el campo.
Palabras clave: Pedagogía de Alternancia, Licenciatura en Educación del Campo, Tiempo Universidad, Tiempo Comunidad, Formación del profesorado.
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