A Pedagogia da Alternância na formação inicial de educadores do campo: contribuições e desafios

Autores

  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Suzana Gomes Lopes Universidade Federal do Piauí - UFPI https://orcid.org/0000-0001-9071-9585
  • Tamaris Gimenez Pinheiro Universidade Federal do Piauí - UFPI https://orcid.org/0000-0001-7246-2691
  • Gardner de Andrade Arrais Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8088

Palavras-chave:

: Pedagogy of Alternating, Rural Education Degree Course, University Time, Community Time, Teacher training

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo e promover reflexões sobre as contribuições e os desafios da Pedagogia da Alternância em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo, com enfoque em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Para o desenvolvimento da pesquisa, os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a estudantes e a partir da análise de documentos do Curso. Os resultados mostraram que a Pedagogia da Alternância abre a possibilidade dos licenciandos ingressarem e continuarem nos estudos universitários; além de aproximar os professores e os estudantes e suas comunidades. Também foram apontados desafios, como a sobrecarga financeira para os licenciandos e para o Curso quanto a custear despesas com hospedagem e cobrir gastos com transporte e alimentação; a exaustividade e pouco aproveitamento no Tempo Universidade; a necessidade de aproximação dos licenciandos ao ambiente e vida universitários durante o Tempo Comunidade; a importância da adesão do corpo docente do Curso a metodologias de ensino que estejam vinculadas aos princípios e fundamentos da Educação do Campo; a realização da alternância integrativa; e a promoção de um ensino de Ciências inter e transdisciplinar, voltado para a formação de educadores do campo.

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância, Licenciatura em Educação do Campo, Tempo Universidade, Tempo Comunidade, Formação docente.

 

Pedagogy of Alternation in the initial training of rural educators: contributions and challenges                        

ABSTRACT. The aim of this paper is to present a study and promote reflections on the contributions and challenges of Pedagogy of Alternation in a Rural Education Degree Course, with a focus on Natural Sciences. For the development of the research, data were collected through questionnaires and from the analysis of the Course’s documents. The results showed contributions of Pedagogy of Alternation, which opens the possibility of graduates entering and continuing in university studies, and brings teachers and students closer to their communities. Challenges were also pointed out, such as the financial burden on undergraduates and the Course to cover housing expenses and cover transportation and food expenses; exhaustiveness and little use in University Time; the need for the graduates to get closer to the university environment and life during the Community Time; the importance of the adherence of the professors to teaching methodologies that are linked to the principles and foundations of Rural Education; the realization of integrative alternating; and the promotion of an inter and transdisciplinary Science teaching, aimed at the formation of rural educators.

Keywords: Pedagogy of Alternation, Rural Education Degree Course, University Time, Community Time, Teacher training.

 

Pedagogía de la Alternancia en la formación inicial de educadores de campo: contribuciones y desafíos

RESUMEN. El objetivo de este trabajo es presentar un estudio y promover reflexiones sobre las contribuciones y los desafíos de la Pedagogía de la Alternancia en un Curso de Licenciatura en Educación del Campo enfocado en Ciencias Naturales. Para el desarrollo de la investigación, los datos se recopilaron a través de cuestionarios y del análisis de los documentos del Curso. Los resultados mostraron que la Pedagogía de la Alternancia abre la posibilidad de que los graduados ingresen y continúen sus estudios universitarios; acerca maestros y estudiantes a sus comunidades. También se señalaron desafíos, como la carga financiera de los estudiantes universitarios y el Curso para cubrir los gastos de vivienda y gastos de transporte y alimentación; exhaustividad y poco uso en el Tiempo Universidad; la necesidad de que los graduados se acerquen al entorno y la vida universitaria durante el Tiempo Comunidad; la importancia de la adhesión del profesorado del curso a las metodologías de enseñanza que están vinculadas a los principios y fundamentos de la educación rural; la realización de alternancia integrativa; y la promoción de una enseñanza de ciencias inter y transdisciplinaria, dirigida a la formación de educadores en el campo.

Palabras clave: Pedagogía de Alternancia, Licenciatura en Educación del Campo, Tiempo Universidad, Tiempo Comunidad, Formación del profesorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduado em Física, doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, no campus Senador Helvídio Nunes de Barros. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ensino de Ciências. Está envolvido em projetos nas áreas de Ensino de Ciências e Educação do Campo.

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Maranhão. Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Educação do Campo. Atua nas áreas de Parasitologia Animal, Ensino de Biologia, Ensino de Ciências e Educação do Campo.

Tamaris Gimenez Pinheiro, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Ciências Biológicas - Zoologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Rio Claro/SP. Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Orienta pesquisas na área de ecologia e parasitologia de moluscos aquáticos do semiárido além de temas transversais e ensino de ciências.

Gardner de Andrade Arrais, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Didática e graduado em Pedagogia pela UECE. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Ensino de Ciências.

Referências

Almeida, M. C., & Moraes, M. C. (2012). Prefácio. In Moraes, M. C., & Almeida, M. C. (Orgs.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora (pp. 25-32). Rio de Janeiro: Wak Editora.

Ardoíno, J. (2002). A complexidade. In Morin, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI (pp. 548-558). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Brasil. (2004). Ministério da Educação. Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo. Referências para uma política nacional de Educação do Campo. Caderno de Subsídios, Brasília, DF.

Brasil. (2006). Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 1, de 2 de fevereiro de 2006. (2006). Dias letivos para a aplicação da Pedagogia da Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA).

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

Caldart, R. S. (2011). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (pp. 147-10). Petrópolis, RJ: Vozes.

Caldart, R. S. (2012). Educação do campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B. Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 257-265). Rio de Janeiro, RJ, São Paulo, SP: Expressão Popular.

Carvalho, E. A. (2012). Pensamento complexo e trajeto antropológico dos saberes. In Moraes, M. C., & Almeida, M. C. (Orgs). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora (pp. 93-104). Rio de Janeiro: Wak Editora.

Cavalcante, L. O. H. (2007). Escola família agrícola do sertão: entre percursos sociais, trajetórias pessoais e implicações ambientais (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Delizoicov, D., Angotti, A. J., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.

Ferrari, G. M., & Ferreira, O. S. (2016). Pedagogia da Alternância nas produções acadêmicas no Brasil (2007-2013). Revista Brasileira de Educação do Campo, 1(2), 495-523. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p495

Ferreira, M. (2014). Comunicação e tecnologias da informação na formação de educadores para ampliação das perspectivas críticas dos sujeitos na Licenciatura em Educação do Campo da UNB (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Brasília, Brasília.

Giroux, H. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.

Hudler, T. G. R. S. (2015). Em questão: os processos investigativos na formação inicial de educadores do campo – área de ciências da natureza e matemática. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Japiassu, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora.

Japiassu, H. (2016). O sonho transdisciplinar. Revista Desafios, 3(01), 3-9. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359-3659.2016v3n1p3

Kolling, E. J., Nery, I., & Molina, M. C. (1999). Por uma educação básica do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo.

Michaelis online (2019). Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Recuperado de: https://michaelis.uol.com.br. Acesso em: 26 out. 2019.

Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. A. (2004). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.

Molina, M. C., & Sá, L. M. (2012). Licenciatura em Educação do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B. Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 466-472). Rio de Janeiro, RJ, São Paulo, SP: Expressão Popular.

Molina, M. C. (2015). Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, (55), 145-166. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39849

Moraes, M. C. (2012). Edgar Morin: peregrino e educador planetário. In Moraes, M. C., & Almeida, M. C. (Orgs.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora (pp. 47-82). Rio de Janeiro: Wak Editora.

Morin, E. (2000). Cabeça bem-feita: repensar a reforma, repensar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Morin, E. (2002a). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília, DF: UNESCO.

Morin, E. (2002b). Os desafios da complexidade. In Morin, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. (pp. 559-567). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Morin, E. (2012). Os sete saberes necessários à educação do presente. In Moraes, M. C., & Almeida, M. C. (Orgs.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora (pp. 33-45). Rio de Janeiro: Wak Editora.

Munarim, A. (2010) Educação do campo: desafios teóricos e práticos. In Munarim, A., Beltrame, S., Conde, S. F., & Peixer, Z. I. (Orgs.). Educação do campo: reflexões e perspectivas (pp. 9-18). Florianópolis, SC: Insular.

Pineau, G., & Galvani, P. (2012). Experiências de vida e formação docente: religando saberes – um problema paradigmático mais do que programático. In Moraes, M. C., & Almeida, M. C. (Orgs.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora (pp. 185-204). Rio de Janeiro: Wak Editora.

Queiroz, J. B. P. (2004). Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: Ensino Médio e Educação Profissional (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília. https://doi.org/10.1590/S0102-69922004000100016

Saul, T. S., Rodrigues, R. A., & Auler, N. M. F. (2019). A Pedagogia da Alternância nas licenciaturas em Educação do Campo: olhar sobre as produções acadêmicas. Revista Brasileira de Educação do Campo, 4, e5541. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e5541

Silva, L. H. (2008). Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. A experiência brasileira. Texto da conferência proferida na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa em 17 de maio de 2007. Sísifo. Revista de Ciência da Educação, 05, 105-112.

Silva, L. H. (2012). As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Curitiba, PR: CRV.

Silva, M. D. S. (2013). Concepções e práticas dos sujeitos envolvidos nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo no polo de Castanhal/PA (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém.

Sposito, M. E. B. S. (2013). A questão cidade-campo: perspectivas a partir da cidade. In Sposito, M. E. B., & Whitacker, A. M. (Orgs.). Cidade e Campo – Relações e Contradições e entre o urbano e rural (pp. 111-130). São Paulo: Outras Expressões.

Teixeira, E. S., Bernartt, M. L., & Trindade, G. A. (2008). Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, 34(2), 227-242. http://dx.doi.org/10.1590/S151797022008000200002

Teles, A. M. O. (2015). Por uma pedagogia com foco no sujeito: um estudo na Licenciatura em Educação do Campo (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Brasília, Brasília.

Zabalza, M. A. (2004). O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre, RS: Artmed.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Leite dos Santos Silva, A., Gomes Lopes, S., Gimenez Pinheiro, T., & de Andrade Arrais, G. (2020). A Pedagogia da Alternância na formação inicial de educadores do campo: contribuições e desafios. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8088. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8088

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos