A organização do trabalho pedagógico em escolas multisseriadas do campo: reflexões e possibilidades

Autores

  • Adlandia do Nascimentto Dias Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
  • Ivânia Paula Freitas de Souza Sena Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Jaini Pereira Xavier Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8201

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões acerca da Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas multisseriadas do campo e teve embasamento nas experiências de um ano e meio no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na prática de estágio supervisionado em uma turma multisseriada, bem como as observações realizadas em cinco escolas multisseriadas do município de Senhor do Bonfim-BA, proveniente do projeto de pesquisa para elaboração do Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia. Diante deste desafio, objetivou-se, portanto, compreender como se organiza o trabalho pedagógico nestas escolas. Como aporte teórico, nos subsidiamos nos estudos de Caldart (2007), Hage (2014), Santos (2012), Freitas (2012), dentre outros. Utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa, de campo exploratório, como uma busca de esclarecimentos e aproximação com o objeto de estudo. A pesquisa evidenciou que há formatos bem similares, no geral, advindos da experiência dos docentes nestas turmas. Apontou ainda, que o trabalho pedagógico carece de uma organização que consiga englobar o campo e os seus saberes de forma contextualizada.

Palavras-chave: Educação do Campo, Multisserie, Organização do Trabalho Pedagógico.

 

The organization of pedagogical work in multiseriated schools in countryside: reflections and possibilities

Abstract.

This work presents reflections on the Organization of Pedagogical Work in multisierial schools in the countryside and was based on the experiences of a year and a half in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID), in the practice of supervised internship in a multiseriate class, as well as the observations made in five multi-grade schools in the municipality of Senhor do Bonfim-BA, from the research project for the preparation of the Conclusion Work for the Pedagogy Degree course. Faced with this challenge, the objective was, therefore, to understand how pedagogical work is organized in these schools. As a theoretical contribution, we subsidize ourselves in the studies of Caldart (2007), Hage (2014), Santos (2012), Freitas (2012), among others. We used a qualitative methodological approach, with an exploratory field, as a search for clarification and approximation with the object of study. The study showed that there are very similar formats, in general, arising from the experience of teachers in these classes. He also pointed out that the pedagogical work lacks an organization that can encompass the field and its knowledge in a contextualized way.

Keywords: Rural Education, Multisserie, Organization of Pedagogical Work.

 

La organización del trabajo pedagógico en escuelas de campo multiserial: reflexiones y posibilidades

Resumen. Este trabajo presenta reflexiones sobre la Organización del Trabajo Pedagógico en escuelas de varios niveles en el campo y se basó en las experiencias de un año y medio en el Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID), en la práctica de pasantías supervisadas en una clase multiseriada, así como Las observaciones hechas en cinco escuelas multigrado en el municipio de Senhor do Bonfim-BA, desde el proyecto de investigación para la preparación del trabajo de conclusión para el curso de Pedagogía. Frente a este desafío, el objetivo era, por lo tanto, comprender cómo se organiza el trabajo pedagógico en estas escuelas. Como aporte teórico, nos subvencionamos en los estudios de Caldart (2007), Hage (2014), Santos (2012), Freitas (2012), entre otros. Utilizamos un enfoque metodológico cualitativo, con un campo exploratorio, como una búsqueda de aclaración y aproximación con el objeto de estudio. El estudio mostró que existen formatos muy similares, en general, derivados de la experiencia de los docentes en estas clases. También señaló que el trabajo pedagógico carece de una organización que pueda abarcar el campo y su conocimiento de manera contextualizada.

Palabras-clave: Educación Rural, Multisserie, Organización del Trabajo Pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adlandia do Nascimentto Dias, Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Mestra em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tutora (Externa) Presencial do Curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas Iniciação a Docência (PIBID).

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia-Campus VII. Coordenou o Colegiado de Pedagogia, o Curso de Especialização em Educação do Campo, Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial do DEDC- VII e o sub-projeto "Repensando a organização do trabalho pedagógico nas escolas do Campo multisseriadas", do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UNEB/CAPES); Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias- GEC/UFBA no qual pesquisa a Educação do Campo no contexto da Cultura Digital (tese em conclusão); Membro do Grupo Educação, Trabalho e Contra-hegemonia- UNEB; Membro da Articulação Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido; Membro do Coletivo de Educação do Campo da UNEB.

Jaini Pereira Xavier Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestra em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Participou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência-PIBID. Atualmente, é Professora contratada pelo 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal e Tutora (online / presencial) do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Univasf (Polo Jaguarari / BA).

Referências

ALMEIDA, R.S. (2009). Caderno Didático Organização do Trabalho Pedagógico. Construção da Escola do Campo. Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação.

BORGES NETTO, M. & SILVA JÚNIOR, A. F (2011). Por uma educação do campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando, Uberlândia, n.3, p.45-60, Nov.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/ CEB nº. 01 de 03 de Abril de 2002. Brasília – DF, 2002.

CALDART, R. S. (2007). Sobre Educação do campo. Recuperado de: http://pt.scribd.com/doc/92602353/roseli-caldart-2007-Educacao-no-campo#scribd

FIGUEIRA, M. do R. S & LIMA, A. C. de S (2001). O trabalho docente nas escolas multisseriadas do campo. Centro de Educação-UFPB: João pessoa- PB.

HAGE, S. A. M. (2006). A realidade das escolas multisseriadas frente às conquistas na legislação educacional. In: Anais da 29ª Reunião Anual do ANPED: Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos manifestos. Caxambu: ANPED. Recuperado de: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/posteres/GT13-2031--Int.pdf

HAGE, S. A. M. (Org.) (2005). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda.

INEP. 2011. Censo Escolar do INEP. Recuperado de: http://portal.inep.gov.br/basica-censo

LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A (1996). Técnicas de Pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas.

MEDRADO, C. H. de S (2012). Prática pedagógica em classes multisseriadas, Entrelaçando, v.2, n.6,p. 133-148, Set.-Dez.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2010). Projeto Base: Escola Ativa. Brasília: MEC.

PIMENTA, S. G. Questões sobre a organização do trabalho na escola. Idéias, São Paulo, v. 16, p. 78-83, 1993.

RODRIGUES,E. S. S (2009). A organização do tempo pedagógico no trabalho docente: relações entre o prescrito e o realizado. 2009. 117 f. Dissertação (Mostrado em Educação)- Universidade Metodista de Piracicaba- Faculdade de Ciências Humanas, Piracicaba- SP.

SANTOS, A. C. de S. (2011). Educação do campo: uma breve (re) construção epistemológica.In: LIMA, E.S; SILVA, A. M. (Org.). Diálogos sobre Educação do Campo. Teresina: EDUFPI.

SANTOS, J. R. (2012). Classe multisseriada: uma análise a partir de escolas do campo do município de Coronel João Sá/Ba. 2012. 137 f. Dissertação (Mostrado em Educação)- Universidade Federal de Sergipe, São Cristovam.

SANTOS, J. R. (2012). Classe multisseriada: uma análise a partir de escolas do campo do município de Coronel João Sá/Ba. 2012. 137 f. Dissertação (Mostrado em Educação)- Universidade Federal de Sergipe, São Cristovam.

SANTOS, R. B. (2013). História da Educação do Campo no Brasil. Recuperado de: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfLvwAB/historia-educacao-campo-no-brasil?part=2

SOUZA, M. A. (2006) Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes.

SOUZA. I. P. F. de. (2009). As linhas que tecem a Educação do Campo. In: FALSARELLA, A. M; FONSECA, V. N. (Org.). Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal. O cotidiano do gestor: temas e práticas. São Paulo: CENPEC, 2009. p. 70-85.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Dias, A. do N., Paula Freitas de Souza Sena, I., & Pereira Xavier Souza, J. (2020). A organização do trabalho pedagógico em escolas multisseriadas do campo: reflexões e possibilidades. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e8201. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8201

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos