A alternância no ensino superior: desafios e perspectivas na Licenciatura em Educação do Campo/UFV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9067

Palavras-chave:

Field Education, Alternation, Higher education.

Resumo

Nas últimas décadas, em nossa sociedade, as experiências de formação por alternância estão se expandindo e o fenômeno mais recente dessa prática pedagógica encontra-se no âmbito do Ensino Superior. Estudos no contexto específico das experiências de formação de educadores do campo revelam que a alternância nesses cursos constitui um processo em construção e apontam a necessidade de novos trabalhos acadêmicos que possam contribuir para uma melhor compreensão sobre o decorrer de diferentes Licenciaturas em Educação do Campo. É neste contexto que se insere o presente artigo, cujo propósito é descrever e analisar a construção da alternância na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Em termos metodológicos, os dados foram obtidos a partir da conjugação da pesquisa documental, observação participante e entrevistas com oito docentes do curso. Em nossas análises, buscamos apresentar algumas reflexões sobre a prática docente de maneira a contribuir tanto para subsidiar ações e estratégias do curso quanto para avançar na compreensão sobre as possibilidades da formação por alternância no Ensino Superior, analisando os desafios vivenciados na consolidação dessa experiência educativa.

Palavras-chave: Educação do Campo, Alternância, Ensino Superior.

 

The alternation in higher education: challenges and perspectives in the Degree in Rural Education/UFV   

ABSTRACT. In the last decades, in our society, the experiences of alternating training are expanding and the most recent phenomenon of this pedagogical practice is found in the scope of Higher Education. Studies in the specific context of the training experiences of educators in the field reveal that the alternation in these courses is a process under construction and point out the need for new academic works that can contribute to a better understanding of the course of different degrees in Rural Education. It is in this context that the present article is inserted, whose purpose is to describe and analyze the construction of alternation in the Degree in Rural Education at the Federal University of Viçosa. In methodological terms, the data were obtained from the combination of documentary research, participant observation and interviews with eight professors of the course. In our analyzes, we seek to present some reflections on teaching practice that could contribute both to subsidize actions and strategies of the course and to advance in the understanding of the possibilities of alternating training in Higher Education, analyzing the challenges experienced in the consolidation of this educational experience.

Keywords: Rural Education, Alternation, Higher Education.

 

Alternancia en la educación superior: desafíos y perspectivas en el Grado en Educación Rural/UFV

RESUMEN. En las últimas décadas, en nuestra sociedad, las experiencias de formación alterna se están expandiendo y el fenómeno más reciente de esta práctica pedagógica se encuentra en el ámbito de la Educación Superior. Los estudios en el contexto específico de las experiencias de capacitación de educadores en el campo revelan que la alternancia en estos cursos es un proceso en construcción y señalan la necesidad de nuevos trabajos académicos que puedan contribuir a una mejor comprensión del curso de diferentes grados en Educación Rural. Es en este contexto que se inserta el presente artículo, cuyo propósito es describir y analizar la construcción de la alternancia en el Grado en Educación Rural de la Universidad Federal de Viçosa. En términos metodológicos, los datos se obtuvieron de la combinación de investigación documental, observación participante y entrevistas con ocho profesores del curso. En nuestros análisis, buscamos presentar algunas reflexiones sobre la práctica docente que podrían contribuir tanto a subsidiar acciones y estrategias del curso como a avanzar en la comprensión de las posibilidades de la formación alterna en la Educación Superior, analizando los desafíos experimentados en la consolidación de esta experiencia educativa.

Palabras clave: Educación Rural, Alternancia, Educación Superior.

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Biografia do Autor

Sthefani Loti Paiva Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, licenciada em Química e em Pedagogia. Pós-graduada em LIBRAS e Supervisão Escolar. Atualmente é Especialista em Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de MG, onde também atua como professora da educação básica.

Lourdes Helena da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora Titular da UFV, vinculada ao PPG em Educação, tem doutorado em Educação pela PUC-SP; Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Estágio Sênior (Visiting Scholar) na UCLA. Atualmente é membro da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação da FAPEMIG; Pesquisadora Associada do CIERS-Ed, da Fundação Carlos Chagas; Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

2020-08-13

Como Citar

Loti Paiva Lima, S., & da Silva, L. H. . (2020). A alternância no ensino superior: desafios e perspectivas na Licenciatura em Educação do Campo/UFV. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e9067. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9067

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Artigos / Articles / Artículos