A alternância no ensino superior: desafios e perspectivas na Licenciatura em Educação do Campo/UFV
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9067Palavras-chave:
Field Education, Alternation, Higher education.Resumo
Nas últimas décadas, em nossa sociedade, as experiências de formação por alternância estão se expandindo e o fenômeno mais recente dessa prática pedagógica encontra-se no âmbito do Ensino Superior. Estudos no contexto específico das experiências de formação de educadores do campo revelam que a alternância nesses cursos constitui um processo em construção e apontam a necessidade de novos trabalhos acadêmicos que possam contribuir para uma melhor compreensão sobre o decorrer de diferentes Licenciaturas em Educação do Campo. É neste contexto que se insere o presente artigo, cujo propósito é descrever e analisar a construção da alternância na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Em termos metodológicos, os dados foram obtidos a partir da conjugação da pesquisa documental, observação participante e entrevistas com oito docentes do curso. Em nossas análises, buscamos apresentar algumas reflexões sobre a prática docente de maneira a contribuir tanto para subsidiar ações e estratégias do curso quanto para avançar na compreensão sobre as possibilidades da formação por alternância no Ensino Superior, analisando os desafios vivenciados na consolidação dessa experiência educativa.
Palavras-chave: Educação do Campo, Alternância, Ensino Superior.
The alternation in higher education: challenges and perspectives in the Degree in Rural Education/UFV
ABSTRACT. In the last decades, in our society, the experiences of alternating training are expanding and the most recent phenomenon of this pedagogical practice is found in the scope of Higher Education. Studies in the specific context of the training experiences of educators in the field reveal that the alternation in these courses is a process under construction and point out the need for new academic works that can contribute to a better understanding of the course of different degrees in Rural Education. It is in this context that the present article is inserted, whose purpose is to describe and analyze the construction of alternation in the Degree in Rural Education at the Federal University of Viçosa. In methodological terms, the data were obtained from the combination of documentary research, participant observation and interviews with eight professors of the course. In our analyzes, we seek to present some reflections on teaching practice that could contribute both to subsidize actions and strategies of the course and to advance in the understanding of the possibilities of alternating training in Higher Education, analyzing the challenges experienced in the consolidation of this educational experience.
Keywords: Rural Education, Alternation, Higher Education.
Alternancia en la educación superior: desafíos y perspectivas en el Grado en Educación Rural/UFV
RESUMEN. En las últimas décadas, en nuestra sociedad, las experiencias de formación alterna se están expandiendo y el fenómeno más reciente de esta práctica pedagógica se encuentra en el ámbito de la Educación Superior. Los estudios en el contexto específico de las experiencias de capacitación de educadores en el campo revelan que la alternancia en estos cursos es un proceso en construcción y señalan la necesidad de nuevos trabajos académicos que puedan contribuir a una mejor comprensión del curso de diferentes grados en Educación Rural. Es en este contexto que se inserta el presente artículo, cuyo propósito es describir y analizar la construcción de la alternancia en el Grado en Educación Rural de la Universidad Federal de Viçosa. En términos metodológicos, los datos se obtuvieron de la combinación de investigación documental, observación participante y entrevistas con ocho profesores del curso. En nuestros análisis, buscamos presentar algunas reflexiones sobre la práctica docente que podrían contribuir tanto a subsidiar acciones y estrategias del curso como a avanzar en la comprensión de las posibilidades de la formación alterna en la Educación Superior, analizando los desafíos experimentados en la consolidación de esta experiencia educativa.
Palabras clave: Educación Rural, Alternancia, Educación Superior.
Downloads
Referências
Antunes-Rocha, M. I. (2010). Educação do Campo: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. In Dalben, A., Diniz, J., Leal, L., & Santos, L. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (pp. 365-389). Belo Horizonte: Autêntica.
Arroyo, M. G. (2007). Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cad. Cedes, 27(72), 157-176. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004
Barbosa, A. I. (2012). A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB: do projeto pedagógico à emergência e tramas do caminhar (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília.
Brito, R. M. J. (2011). Formação Superior de Educadores do Campo: Análise das propostas pedagógicas dos cursos do PRONERA da UFPB (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Caldart, R. S. (2011). Licenciatura do campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In Molina, M. C., & Sá, L. M. (Orgs.). Licenciaturas em educação do campo (pp. 95-121). Belo Horizonte: Autêntica.
Costa, E. M. (2012). A Formação do Educador do Campo: um estudo a partir do Procampo (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Belém.
Ferreira, M. J. L., & Molina, M. C. (2016). Ensino Superior e alternância de tempos educativos - entrelaçando perspectivas para a formação de educadores do campo. In Anais do XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR. Maringá, PR.
Molina, M. C., & Sá, L. M. (2012). Licenciatura em Educação do Campo. In Caldart, I. B. P., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 468-474). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Molina, M. C. (2015). Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, (55), 145-166. https://doi.org/10.1590/0104-4060.39849
Moura, A. A. V. (2011). A Formação de professores no curso de Pedagogia do campo: o caso da Unimontes (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília.
Queiroz, J. B. P. (2004). Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. Brasília (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília. https://doi.org/10.1590/S0102-69922004000100016
Santos, S. P. (2012). A concepção de alternância na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília.
Silva, L. H. (2000) As representações sociais da relação educativa escola-família no universo das experiências brasileiras de formação em alternância (Tese de Doutorado). PUCSP, São Paulo.
Silva, L. H. (2015) A Pedagogia da Alternância na Educação do Campo: velhas questões, novas perspectivas de estudos. Eccos, 143-158. https://doi.org/10.5585/eccos.n36.3594
Silveira, M. L. O. (2012) Parâmetros teórico–metodológicos da formação de professores: as lições derivadas da experiência da Licenciatura em Educação do Campo na UFBA (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).