A Educação do Campo e suas especificidades: um estudo do Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo no município de Londrina-PR
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9938Resumo
A educação ganha importância na constituição da sociedade influenciando relações econômicas e de poder e, na dimensão humanista, contribui com a incorporação de princípios éticos e sensíveis ampliando uma concepção de mundo mais inclusiva e emancipadora. No entanto, o respeito à diversidade ainda é um desafio e se faz necessário instituições escolares cujos projetos atuem em diferentes perspectivas, entre elas no ambiente do campo. Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos da educação do campo, compreendendo suas peculiaridades e correlacionando-os ao Projeto Político Pedagógico de uma escola do campo, desvelando o que se estabelece (ou não) como propósitos de uma prática pedagógica campesina. A metodologia ancora-se numa análise qualitativa, de abordagem bibliográfica e documental. Os resultados apresentam uma concepção de educação do campo atenta às necessidades da comunidade campesina e que o projeto pedagógico do Colégio investigado, de modo geral, converge com esta concepção. Concluiu-se que a educação escolar do campo necessita assegurar especificidades em seu projeto pedagógico, respeitando práticas próprias do cotidiano destas comunidades rurais e, assim, efetivando um processo humanístico e emancipador dos sujeitos.
Palavras-chave: Educação do Campo, Projeto Político Pedagógico, Londrina.
Rural Education and its specificities: a study of the Pedagogical Political Project of a Rural School in the municipality of Londrina-PR
ABSTRACT. Education gains importance in the constitution of society, influencing economic and power relations and, in the humanistic dimension, it contributes to the incorporation of ethical and sensitive principles, expanding a more inclusive and emancipatory worldview. However, respect for diversity is still a challenge and there is a need for school institutions whose projects operate in different perspectives, among them in the countryside. This article aims to present aspects of rural education, understanding its peculiarities and correlating them to the Pedagogical Political Project of a country school, unveiling what is established (or not) as the purpose of a rural pedagogical practice. The methodology is based on a qualitative analysis, with a bibliographic and documentary approach. The results show a conception of rural education that is attentive to the needs of the rural community and that the pedagogical project of the investigated College, in general, converges with this conception. It was concluded that school education in the countryside needs to ensure specificities in its pedagogical project, respecting practices typical of the daily life of these rural communities and, thus, carrying out a humanistic and emancipatory process of the subjects.
Keywords: Rural Education, Political Pedagogical Project, Londrina.
La Educación de Campo y sus especificidades: un estudio del Proyecto Político Pedagógico de una escuela de campo en el municipio de Londrina-PR
RESUMEN. La educación gana importancia en la constitución de la sociedad, influye en las relaciones económicas y de poder y, en la dimensión humanista, contribuye a la incorporación de principios éticos y sensibles, ampliando una cosmovisión más inclusiva y emancipadora. Sin embargo, el respeto por la diversidad sigue siendo un desafío y existe la necesidad de instituciones escolares cuyos proyectos operen en diferentes perspectivas, entre ellas en el campo. Este artículo tiene como objetivo presentar aspectos de la educación rural, comprender sus peculiaridades y correlacionarlas con el Proyecto Político Pedagógico de una escuela de campo, revelando lo que se establece (o no) como el propósito de una práctica pedagógica rural. La metodología se basa en un análisis cualitativo, con un enfoque bibliográfico y documental. Los resultados muestran una concepción de la educación rural que está atenta a las necesidades de la comunidad rural y que el proyecto pedagógico del Colegio investigado, en general, converge con esta concepción. Se concluyó que la educación escolar en el campo necesita asegurar especificidades en su proyecto pedagógico, respetando las prácticas típicas de la vida cotidiana de estas comunidades rurales y, por lo tanto, llevando a cabo un proceso humanista y emancipatorio de los sujetos.
Palabras-clave: Educación Rural, Proyecto Pedagógico Político, Londrina.
Downloads
Referências
Afonso, A. (2003). Avaliar a escola e a gestão escolar: elementos para uma reflexão crítica. In Esteban, M. T. (Org.). Escola, currículo e avaliação (pp. 38-56). São Paulo: Cortez.
Apple, M. (2006). Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense.
Arroyo, M., Caldart, R., & Molina, M. C. (2011). Por uma educação do campo. Rio de Janeiro: Vozes.
Caldart, R. S. (2003). A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, 3(1), 60-81.
Calazans, M. J. C. (1993). Para compreender a educação do estado no meio rural: traços de uma trajetória. In Therrien, J., & Damasceno, M. N. (Orgs.). Educação e escola no campo (pp. 15-51). Papirus, Campinas.
Caldart, R. S. (2012). Sobre educação do campo. In Anais do III Seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Luziânia, Goiás.
Freitas, L. C. (2005). Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. Educação e Sociedade. Cadernos CEDES, 26(92), 911-933. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300010
Pires, Â. M. (2012). Educação do campo como direito humano. São Paulo: Cortez.
Sacristán, J. G. (2000). O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed.
Souza, M. A. (2008). Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educação & Sociedade, 29(105), 1089-1111. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400008
Veiga, I. P. A. (1995). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus.
Venere, M. R., & Velanga, C. T. (2008). A criança indígena e a educação infantil: as complexas relações entre a cultura e a escola na cidade. Revista Tellus, 15, 175-191. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i15.167
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).