Rural Education in the pandemic setting: range, impacts and challenges

Autor/innen

  • Tatiane Novais Brito Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Jaime de Jesus Santana Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Marinalva Nunes Fernandes Universidade do Estado da Bahia – UNEB https://orcid.org/0000-0003-4878-7909

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10278

Abstract

ABSTRACT. This article intends to analyze issues in Rural Education in the municipality of Ibiassucê - BA, which provides the stages of Early Childhood and Elementary Education, in the context of the COVID-19 pandemic, hence learning has become technology-mediated due to social distancing measures. The research aims to understand how Remote Teaching has taken place in rural schools in Ibiassucê, to examine how historical and social problems are unfolded in the school context, to debate Remote Teaching points present in the family and in the teaching routine which reflect on the teaching-learning process and to list issues of teaching mediated by digital technologies in Rural Education. In order to fulfill these objectives, a qualitative approach was adopted, using a questionnaire for data collection, allowing to identify issues pertinent to education in the current conjuncture, such as: the inefficient range of this learning method, having non-democratic access; the challenges that teachers, families and managers face in order to get by the current circumstances with Remote Teaching, without technical support and specific education, which has an impact in the range of meaningful learning provided and their physical and mental health; methodological issues necessary to establish the teaching-learning process; impacts that social issues have on vulnerable families.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Tatiane Novais Brito, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade - PPGELS/UNEB. Pesquisadora vinculada ao GPCSL/CNPq.  Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática - FACEI. Licenciada em Matemática - UNEB. Licenciada em Pedagogia - UNINTER. Professora da rede municipal de Ibiassucê-Ba .

Jaime de Jesus Santana, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Ensino, Linguagem e Sociedade - PPGELS/UNEB. Pesquisador vinculado ao GPCSL/CNPq. Graduado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especialista em AEE-Educação Especial e Inclusiva - UNICESUMAR. Especialista em Ensino de Matemática e Física - UNINTER. Professor das redes Municipal e Estadual do município de Caetité-Ba.

Marinalva Nunes Fernandes, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutora em Educação pela PUC/GO (2015), Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) -UNEB/ CAMPUS VI, Coordenadora do Projeto de Extensão "Observatório dos Planos Municipais de Educação no Território do Sertão Produtivo-BA". Pesquisadora vinculada ao GPCSL/Cnpq e ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE).

Literaturhinweise

Associação Brasileira de Saúde Coletiva. (2020). Educação Popular em tempos de pandemia: todas as certezas são provisórias|GT 06. Recuperado de: http://www.anped.org.br/news/educacao-popular-em-tempos-de-pandemia-todas-certezas-sao-provisorias-gt-06

Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil. (2010). Ibiassucê - BA. Recuperado de: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/ibiassuc%C3%AA_ba

Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina M. C. M. (Orgs.). (2011). Por uma Educação do Campo (5. ed.). Vozes.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Brasil/Bahia/Ibiassucê. Recuperado de: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/ibiassuce/panorama

Ministério da Saúde. (2020). Coronavírus - Covid19. Sobre a doença. Recuperado de: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid.

Ministério da Saúde. (2020). COVID 19. Painel Coronavírus. Recuperado de: https://covid.saude.gov.br

Medida provisória n. 934, de 1 de abril de 2020. (2020). Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União. http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=600&pagina=1&data=01/04/2020&totalArquivos=1.htm

Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2019). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. CETIC. Recuperado de: https://cetic.br/noticia/tic-educacao-2018-cresce-interesse-dos-professores-sobre-o-uso-das-tecnologias-em-atividades-educacionais/

Cunha, L. F. F., Silva, A. S., & Silva, A. P. (2020). O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 7(3), 27-37.

Cunha. P. A. (2020). A pandemia e os impactos irreversíveis na educação. Revista Educação. Recuperado de: https://revistaeducacao.com.br/2020/04/15/pandemia-educacao-impactos/

Freire. P. (2011). Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados.

Freire. P. (1988). Pedagogia da Esperança um reencontro com a Pedagogia do oprimido. (5ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Frigotto. G. (2011). Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação, 16(46), 235-254. https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000100013

Ghigiarelli. D. F. (2016). TDAH e o processo de aprendizagem. Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Recuperado de: https://tdah.org.br/tdah-e-o-processo-de-aprendizagem/

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social (5. ed.). Atlas.

Lima, J. (202). Quais os impactos da pandemia sobre as mulheres. Nexo Jornal. Recuperado de: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/03/24/Quais-os-impactos-da-pandemia-sobre-as-mulheres

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5. ed.). Atlas.

Marques, T. G. (2019). Um pé na roça - outro na cidade: experiência de acesso e permanência de jovens mulheres da roça na Universidade do estado da Bahia (UNEB) (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Recuperado de: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BBPFV2/1/tese___tatyanne__impress_o_.pdf

Molina, M. C. (2015). Juventudes do campo. Autêntica.

Nova Escola. (2020). A situação dos professores no Brasil durante a pandemia. Recuperado em: https://novaescola.org.br/conteudo/19386/qual-e-a-situacao-dos-professores-brasileiros-durante-a-pandemia#:~:text=RETRATOS%20DA%20QUARENTENA&text=*A%20pesquisa%20A%20situa%C3%A7%C3%A3o%20dos,de%20professores%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica

Parecer CNE/CP nº 5/2020, 28 de abril de 2020. Estabelece a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192.htm

Parecer CNE/CP nº 15/2020, 6 de outubro de 2020. (2020). Estabelece Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=160391-pcp015-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192.htm

Pochamann. M. (2011). O trabalho no Brasil pós-neoliberal. Brasília: Liber Livros.

Saffioti, H. (2005). Gênero, patriarcado, violência. Perseu Abramo.

Siqueira, A. E. S. S. (2014). Empoderamento de mulheres agricultoras: possibilidades e limites de um projeto de desenvolvimento rural no Semiárido Baiano (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Souza, J. G., de & Juliasz. P. C. S. (2020). Geografia: Ensino e Formação de Professores. Marília, São Paulo: Lutas Anticapital.

Souza, K. R., Santos, G. B. Rodrigues, A., M. S. Felix, E. G. Gomes, L., Rocha, G. L., ... Peixoto, R. B. (2021). Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, 19(1), 1-14. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309

Teixeira, L. (2018). 66% dos professores já precisaram se afastar por problemas de saúde. Nova Escola. Recuperado de: https://novaescola.org.br/conteudo/12302/pesquisa-indica-que-66-dos-professores-ja-precisaram-se-afastar-devido-a-problemas-de-saude

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

United Nations. (2020). United Nations: Policy Brief: COVID-19 and the need for action on mental health. Recuperado de: https://unsdg.un.org/sites/default/files/2020-05/UN-Policy-Brief-COVID-19-and-mental-health.pdf

Veröffentlicht

2020-12-16

Zitationsvorschlag

Novais Brito, T., Santana, J. de J., & Fernandes, M. N. (2020). Rural Education in the pandemic setting: range, impacts and challenges. Brazilian Journal of Rural Education, 5, e10278. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10278