Educação do Campo na conjuntura da pandemia: alcances, impactos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10278Resumo
Este artigo pretende analisar questões intrínsecas à Educação do Campo do município de Ibiassucê - BA, que atende as etapas Educação Infantil e Fundamental I, no contexto da pandemia de COVID-19, uma vez que o ensino passou a ser mediado por tecnologias devido às medidas de distanciamento social. A pesquisa tem como objetivos: compreender como tem ocorrido o Ensino Remoto nas escolas do campo de Ibiassucê - BA; examinar de que forma questões históricas e sociais se desdobram dentro do contexto escolar; debater pontos do Ensino Remoto presentes no cotidiano familiar e docente que refletem no processo de ensino aprendizagem; elencar problemáticas do ensino mediado pelas tecnologias digitais na Educação do Campo. Para tanto, utilizou-se abordagem qualitativa, valendo-se de questionário para levantamento de dados, permitindo identificar as seguintes questões: o alcance ineficaz dessa forma de ensino, sendo este de acesso não democrático; os desafios que professoras/es, familiares e gestoras/es enfrentam ao tentarem conciliar a atual conjuntura com o Ensino Remoto sem suporte técnico e formação específica, impactando no alcance de aprendizagens significativas e em sua saúde física e mental; questões metodológicas que são necessárias para efetivação do processo de ensino aprendizagem; impactos que as questões sociais têm provocado nas famílias em situações vulneráveis.
Palavras-chave: Pandemia, Covid-19, Educação do Campo, Ensino Remoto, Impactos Sociais.
Rural Education in the pandemic setting: range, impacts and challenges
ABSTRACT. This article intends to analyze issues in Rural Education in the municipality of Ibiassucê - BA, which provides the stages of Early Childhood and Elementary Education, in the context of the COVID-19 pandemic, hence learning has become technology-mediated due to social distancing measures. The research aims to understand how Remote Teaching has taken place in rural schools in Ibiassucê, to examine how historical and social problems are unfolded in the school context, to debate Remote Teaching points present in the family and in the teaching routine which reflect on the teaching-learning process and to list issues of teaching mediated by digital technologies in Rural Education. In order to fulfill these objectives, a qualitative approach was adopted, using a questionnaire for data collection, allowing to identify issues pertinent to education in the current conjuncture, such as: the inefficient range of this learning method, having non-democratic access; the challenges that teachers, families and managers face in order to get by the current circumstances with Remote Teaching, without technical support and specific education, which has an impact in the range of meaningful learning provided and their physical and mental health; methodological issues necessary to establish the teaching-learning process; impacts that social issues have on vulnerable families.
Keywords: Pandemic Covid-19, Rural Education, Remote Education, Social Impacts.
Educación de Campo en el entorno de la pandemia: alcance, impactos y desafíos
RESUMEN. Este artículo pretende analizar temas pertinentes a la Educación Rural en Ibiassucê, atendiendo etapas de Educación Infantil y Primaria, en el contexto de la pandemia de COVID-19, ya que la enseñanza comenzó a ser mediada por tecnologías por medidas de alejamiento social. La investigación pretende: comprender cómo se ha producido la enseñanza remota en las escuelas del campo de Ibiassucê; examinar cómo se desarrollan cuestiones históricas y sociales en el contexto escolar; debatir puntos de enseñanza remota presentes en la familia y en la docencia que reflejan en el proceso de enseñanza-aprendizaje; listar problemas de enseñanza mediada por herramientas digitales en la educación rural. Cumpliendo estos propósitos se utilizó un enfoque cualitativo, utilizándose un cuestionario para recolección de datos, que permitió identificar estos aspectos: alcance ineficaz de esta forma de enseñanza, antidemocrática; los retos a los que se enfrentan docentes, familias y gestores al intentar conciliar la situación actual con la Educación Remota sin apoyo técnico y formación específica, impactando en el logro de aprendizajes significativos y en su salud física y mental; cuestiones metodológicas que son necesarias para efectuar el proceso de enseñanza; impactos que las cuestiones sociales han tenido en familias en situaciones vulnerables.
Palabras clave: Pandemia, Covid-19, Educación Rural, Educación Remota, Impactos Sociales.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Saúde Coletiva. (2020). Educação Popular em tempos de pandemia: todas as certezas são provisórias|GT 06. Recuperado de: http://www.anped.org.br/news/educacao-popular-em-tempos-de-pandemia-todas-certezas-sao-provisorias-gt-06
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil. (2010). Ibiassucê - BA. Recuperado de: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/ibiassuc%C3%AA_ba
Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina M. C. M. (Orgs.). (2011). Por uma Educação do Campo (5. ed.). Vozes.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Brasil/Bahia/Ibiassucê. Recuperado de: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/ibiassuce/panorama
Ministério da Saúde. (2020). Coronavírus - Covid19. Sobre a doença. Recuperado de: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid.
Ministério da Saúde. (2020). COVID 19. Painel Coronavírus. Recuperado de: https://covid.saude.gov.br
Medida provisória n. 934, de 1 de abril de 2020. (2020). Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União. http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=600&pagina=1&data=01/04/2020&totalArquivos=1.htm
Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2019). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. CETIC. Recuperado de: https://cetic.br/noticia/tic-educacao-2018-cresce-interesse-dos-professores-sobre-o-uso-das-tecnologias-em-atividades-educacionais/
Cunha, L. F. F., Silva, A. S., & Silva, A. P. (2020). O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 7(3), 27-37.
Cunha. P. A. (2020). A pandemia e os impactos irreversíveis na educação. Revista Educação. Recuperado de: https://revistaeducacao.com.br/2020/04/15/pandemia-educacao-impactos/
Freire. P. (2011). Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados.
Freire. P. (1988). Pedagogia da Esperança um reencontro com a Pedagogia do oprimido. (5ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.
Frigotto. G. (2011). Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação, 16(46), 235-254. https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000100013
Ghigiarelli. D. F. (2016). TDAH e o processo de aprendizagem. Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Recuperado de: https://tdah.org.br/tdah-e-o-processo-de-aprendizagem/
Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social (5. ed.). Atlas.
Lima, J. (202). Quais os impactos da pandemia sobre as mulheres. Nexo Jornal. Recuperado de: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/03/24/Quais-os-impactos-da-pandemia-sobre-as-mulheres
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5. ed.). Atlas.
Marques, T. G. (2019). Um pé na roça - outro na cidade: experiência de acesso e permanência de jovens mulheres da roça na Universidade do estado da Bahia (UNEB) (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Recuperado de: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BBPFV2/1/tese___tatyanne__impress_o_.pdf
Molina, M. C. (2015). Juventudes do campo. Autêntica.
Nova Escola. (2020). A situação dos professores no Brasil durante a pandemia. Recuperado em: https://novaescola.org.br/conteudo/19386/qual-e-a-situacao-dos-professores-brasileiros-durante-a-pandemia#:~:text=RETRATOS%20DA%20QUARENTENA&text=*A%20pesquisa%20A%20situa%C3%A7%C3%A3o%20dos,de%20professores%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica
Parecer CNE/CP nº 5/2020, 28 de abril de 2020. Estabelece a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192.htm
Parecer CNE/CP nº 15/2020, 6 de outubro de 2020. (2020). Estabelece Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=160391-pcp015-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192.htm
Pochamann. M. (2011). O trabalho no Brasil pós-neoliberal. Brasília: Liber Livros.
Saffioti, H. (2005). Gênero, patriarcado, violência. Perseu Abramo.
Siqueira, A. E. S. S. (2014). Empoderamento de mulheres agricultoras: possibilidades e limites de um projeto de desenvolvimento rural no Semiárido Baiano (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Souza, J. G., de & Juliasz. P. C. S. (2020). Geografia: Ensino e Formação de Professores. Marília, São Paulo: Lutas Anticapital.
Souza, K. R., Santos, G. B. Rodrigues, A., M. S. Felix, E. G. Gomes, L., Rocha, G. L., ... Peixoto, R. B. (2021). Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, 19(1), 1-14. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309
Teixeira, L. (2018). 66% dos professores já precisaram se afastar por problemas de saúde. Nova Escola. Recuperado de: https://novaescola.org.br/conteudo/12302/pesquisa-indica-que-66-dos-professores-ja-precisaram-se-afastar-devido-a-problemas-de-saude
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
United Nations. (2020). United Nations: Policy Brief: COVID-19 and the need for action on mental health. Recuperado de: https://unsdg.un.org/sites/default/files/2020-05/UN-Policy-Brief-COVID-19-and-mental-health.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).