Education and the Covid-19 pandemic: lessons derived from practice in defense of Public Schools in the Countryside                                

Autor/innen

  • Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia - UFBA,Universidade Federal da Bahia image/svg+xml https://orcid.org/0000-0003-3593-4279
  • Selidalva Goncalves Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Sicleide Gonçalves Queiroz Secretaria de Educação dos Municípios de Barrocas/BA e Teofilândia/BA,SEM

Abstract

ABSTRACT.   This article deals with the deepening of educational inequalities in rural schools after the Covid-19 pandemic, resulting in the closure of schools, downgrading of curricula and teacher training, reforms in educational policies and legislation that adjust the formation of the working class to business capitalist logic. The objective of this work is to analyze the contradictions faced by rural schools within the scope of the organization of pedagogical work, based on the attacks derived and/or deepened by the pandemic. It presents overcoming foundations based on historical-critical pedagogy and cultural-historical psychology regarding the lack of training for rural workers and confronting educational inequalities exacerbated by the pandemic. It also points out that the pandemic deepened and highlighted the roots of this process of lowering school education, especially in public schools in/from the countryside.

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Autor/innen-Biografien

Celi Nelza Zulke Taffarel , Universidade Federal da Bahia - UFBA,Universidade Federal da Bahia

Possui DOUTORADO em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1993) e, Pós--Doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha, (1999). Professora na Universidade Federal de Pernambuco (1977-1999). Atuou em Curso de Graduação e Especialização da UFPE onde orientou Iniciação Cientifico e, atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (1994-2000) onde orientou 20 Dissertações de Mestrado. Professora TITULAR da Universidade Federal da Bahia (2000). Atuou na Graduação na Educação Física, Pedagogia e Educação do Campo da FACED/UFBA, orientou Trabalhos de Final de Curso, (TCC, PIBIC, PIBIT, Monografias). Orientou 50 Dissertações de Mestrado e 45 Teses de Doutorado. Em andamento 6 dissertações de mestrado e 5 teses doutorado. Supervisora de 07 Pós-doutorado. Professora Visitante da UFAL/Arapiraca no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP 2022-2023). Contribuições em 70 publicações em periódicos e livros como autora, co-autora de artigos e capítulos. Artigos Publicados em periódicos Qualis A e B. Pesquisadora Executora do Diagnóstico Nacional do Esporte com Financiamentos do FINEP e CNPQ. Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Educação Física (2008-2011), Educação do Campo (2018-2021). Diretora da FACED UFBA (2008-2012). Coordenadora do Projeto Piloto de Educação do Campo da UFBA (2008-2013). Coordenadora da Ação Escola da Terra Curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Critica para as Escolas do Campo (2016-2022), Coordenou PRONERA/UFBA. Membro Fórum Estadual de Educação e Educação do Campo. Presidente do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte (CBCE) (1998-1992). Coordenou ANFOPE Nordeste (2018-2019). Secretaria Geral ANDES-SN (2002-2004). Parecerista de Periódicos nacionais e internacionais e parecerista da CAPES E CNPQ. Coordenadora de Intercâmbio e cooperação internacional com Alemanha, Portugal, Itália, Espanha. Compôs a Comissão Nacional do PRONERA/INCRA/MDA.

Selidalva Goncalves, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduada em Pedagogia/UNEB, Graduada em História (UNIJORGE), Especialista em Educação Ambiental/UEFS, Especialista em Educação do Campo/UFRB, Especialista em Pedagogia Histórico - Critica, Mestra em Educação do Campo/UFRB, Doutora em Educação UFBA, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do/no Campo (GEPEC/UFBA) experiência em docência do ensino superior no curso de Educação do Campo/UFRB, atuou com assessora pedagógica do Programa Escola da Terra/UFBA, coordenou grupos de estudo em Pedagogia Histórico-Crítica em parceria com HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil"/Faculdade de Educação da Unicamp, professora da Educação Básica com atuação na Gestão, Coordenação Pedagógica e Docência em Escolas do Campo, Escolas Multisseriadas, Educação de Jovens e Adultos , Assessoria Pedagógica para formação de coordenadores que trabalham em escolas do campo e áreas afins e professora do Centro de Formação de Professores/CFP/UFRB, https://orcid.org/0009-0007-0095-8226

Sicleide Gonçalves Queiroz , Secretaria de Educação dos Municípios de Barrocas/BA e Teofilândia/BA,SEM

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe; Especialista em Educação e Pluralidade Sócio-Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Psicopedagogia Institucional e Pedagogia Histórico-Crítica para Escolas do Campo; Graduada em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB/Campus XI; Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (GEPEC/FACED/UFBA). Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Pregídio Pereira dos Santos, comunidade Maria Preta, município de Teofilândia/BA e professora dos anos finais do Ensino Fundamental no Colégio Municipal de Barrocas.

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Veröffentlicht

2024-08-23

Zitationsvorschlag

Nelza Zulke Taffarel , C., Goncalves, S., & Gonçalves Queiroz , S. (2024). Education and the Covid-19 pandemic: lessons derived from practice in defense of Public Schools in the Countryside                                . Brazilian Journal of Rural Education, 9, e18720. Abgerufen von https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/18720

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Rubrik

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19