Pronera in the Brazilian Backwoods - Minas/Goiás: Reflexions about social emancipation and Rural Education

Autor/innen

  • Maria da Conceição da Silva Freitas Universidade de Brasília - UnB http://orcid.org/0000-0002-6557-3171
  • Cláudia Valéria de Assis Dansa Universidade de Brasília - UnB
  • Joice Marielle da Costa Moreira Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p204

Schlagworte:

Políticas Públicas de Reforma Agrária, Políticas Públicas de Educação do Campo – projeto pedagógico emancipatório – formação de educadores- sujeitos de educação do campo, Educação do Campo, Emancipação, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos

Abstract

ABSTRACT. Settlers of Agrarian Reform with lower education search for social inclusion through school. How develop pedagogic project to attend them according to their specific demands, in an emancipator way? The study objectives were reflections on: Rural Education as a result of the struggle of social movements for the settlers’ rights of perceiving education and production through the land where they live, having their own emancipation in mind and the complexity in training educators for Adults Education. A methodology of democratic reinvention was adopted to form active people, with diverse knowledge, able to solve problems and participate in managing. The results point to rupture traditional education methods by participatory activities carefully elaborated by teachers; Adopting interdisciplinary systems integrating concepts such as identity and territoriality into school subjects; The conquest of autonomy on day-to-day life to the literate. The theoretical contributions from Rural Education have brought new approaches to theories and methodologies in meeting the educational demands. In conclusion, the emancipatory perspective contributed for the schooled construction of the processes that allowed  settlers to break up with  dependency of intermediaries. Although the resolution of immediate problems does not guarantee social and political leap, it strengthens dialog and empowerment in new relational spaces.

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Autor/innen-Biografien

Maria da Conceição da Silva Freitas, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta na Universidade de Brasília, Departamento de Teoria e Fundamentos, área de Educação e Trabalho, desde 2010. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (1977); mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, (1995), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília, (2005). Vice-Coordenadora da pesquisa da Redecentro: "Formação de professores (as) na região Centro-Oeste", na Universidade de Brasília (2013-2018), onde desenvolve subprojeto de pesquisa "Inserção profissional dos egressos da Pedagogia". Coordenadora pedagógica do Projeto "Tecendo a cidadania no campo: alfabetização de jovens e adultos no Distrito Federal e Entorno" (2012-2014). Desde 2012, orientadora colaboradora no Mestrado Profissional da Universidade de Brasília. Pesquisadora Faperj e docente no Instituto Superior Tecnológico do Rio de Janeiro, da Fundação de Apoio à Escola Técnica, órgão da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, Formação de Professores, Currículo, Juventude e mundo do trabalho, e, Orientação Vocacional/Profissional e Aconselhamento.

Cláudia Valéria de Assis Dansa, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) , mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UnB, onde desenvolveu tese vinculando o Desenvolvimento Sustentável e a Formação de jovens assentados como técnicos agrícolas em espaços de Reforma Agrária. Possui ainda especialização em Educação a Distância pela Faculdade de Educação da UnB (2000) e Formação em Pedagogia Waldorf pelo Seminário de Formação ministrado em Brasilia (2013) pelos professores vinculados à Federação Nacional das Escolas Waldorf. É professora Universitária desde 1989, tendo trabalhado até 1996 na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasíla. Desenvolve trabalhos na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes campos: agricultura familiar, educação do campo e educação/gestão ambiental, educação ambiental e Ecologia Humana e Pedagogias Alternativas.

Joice Marielle da Costa Moreira, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Tem experiência na área de Educação com ênfase na Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2016-12-12

Zitationsvorschlag

Freitas, M. da C. da S., Dansa, C. V. de A., & Moreira, J. M. da C. (2016). Pronera in the Brazilian Backwoods - Minas/Goiás: Reflexions about social emancipation and Rural Education. Brazilian Journal of Rural Education, 1(2), 204–230. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p204

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