Pronera in the Brazilian Backwoods - Minas/Goiás: Reflexions about social emancipation and Rural Education

Authors

  • Maria da Conceição da Silva Freitas Universidade de Brasília - UnB http://orcid.org/0000-0002-6557-3171
  • Cláudia Valéria de Assis Dansa Universidade de Brasília - UnB
  • Joice Marielle da Costa Moreira Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p204

Keywords:

Políticas Públicas de Reforma Agrária, Políticas Públicas de Educação do Campo – projeto pedagógico emancipatório – formação de educadores- sujeitos de educação do campo, Educação do Campo, Emancipação, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos

Abstract

RESUMEN. Personas de asentamientos de Reforma Agraria con baja escolarización buscan inclusión social a través de la escuela. ¿Cómo desarrollar proyectos pedagógicos para personas del campo con sus demandas desde una perspectiva emancipadora? Los objetivos propuestos  reflexionan:  Educación del campo como resultado de luchas de movimientos sociales por el derecho de  pensar la educación y la producción desde del lugar en donde viven, teniendo como horizonte  la emancipación humana; y, la complejidad de la formación de educadores en la educación de adultos. Fue adoptada metodología de reinvención democrática para la formación de individuos activos, en la gestión y capaces de resolver problemas. Los resultados apuntan ruptura con las resistencias de la educación tradicional a través de actividades participativas; sistematización interdisciplinar de conceptos integradores identidad y territorialidad; conquista de autonomía de lo cotidiano por  los alfabetizados. Las contribuciones teóricas trajeron perspectivas teórico-metodológicas para la atención de las demandas educativas de los  excluidos. Conclusión: la perspectiva emancipadora contribuyó a la construcción colegiada de los procesos, permitiendo a los educandos romper con la dependencia de intermediarios. Aun cuando la solución de problemas inmediatos no garantiza un salto social y político de carácter emancipador, si fortalece el diálogo para el empoderamiento de nuevos espacios relacionales.

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Author Biographies

Maria da Conceição da Silva Freitas, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta na Universidade de Brasília, Departamento de Teoria e Fundamentos, área de Educação e Trabalho, desde 2010. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (1977); mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, (1995), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília, (2005). Vice-Coordenadora da pesquisa da Redecentro: "Formação de professores (as) na região Centro-Oeste", na Universidade de Brasília (2013-2018), onde desenvolve subprojeto de pesquisa "Inserção profissional dos egressos da Pedagogia". Coordenadora pedagógica do Projeto "Tecendo a cidadania no campo: alfabetização de jovens e adultos no Distrito Federal e Entorno" (2012-2014). Desde 2012, orientadora colaboradora no Mestrado Profissional da Universidade de Brasília. Pesquisadora Faperj e docente no Instituto Superior Tecnológico do Rio de Janeiro, da Fundação de Apoio à Escola Técnica, órgão da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, Formação de Professores, Currículo, Juventude e mundo do trabalho, e, Orientação Vocacional/Profissional e Aconselhamento.

Cláudia Valéria de Assis Dansa, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) , mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UnB, onde desenvolveu tese vinculando o Desenvolvimento Sustentável e a Formação de jovens assentados como técnicos agrícolas em espaços de Reforma Agrária. Possui ainda especialização em Educação a Distância pela Faculdade de Educação da UnB (2000) e Formação em Pedagogia Waldorf pelo Seminário de Formação ministrado em Brasilia (2013) pelos professores vinculados à Federação Nacional das Escolas Waldorf. É professora Universitária desde 1989, tendo trabalhado até 1996 na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasíla. Desenvolve trabalhos na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes campos: agricultura familiar, educação do campo e educação/gestão ambiental, educação ambiental e Ecologia Humana e Pedagogias Alternativas.

Joice Marielle da Costa Moreira, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Tem experiência na área de Educação com ênfase na Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo.

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Published

2016-12-12

How to Cite

Freitas, M. da C. da S., Dansa, C. V. de A., & Moreira, J. M. da C. (2016). Pronera in the Brazilian Backwoods - Minas/Goiás: Reflexions about social emancipation and Rural Education. Brazilian Journal of Rural Education, 1(2), 204–230. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p204