School experiments of the integral education policy and Full Time School: an analysis of the practices carried out in public schools of Belém – PA

Authors

  • Ney Cristina Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-8091-5213
  • Orlando Nobre Bezerra de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Izete Magno Correa Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Cintia Aurora Quaresma Cardoso Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10868

Abstract

The wording presents the analysis carried out on the full-time policy implemented in the state education network in Pará from its practical configuration in the reality of 02 (two) elementary schools in the city of Belém-Pa. Reflect on the principles of the instituted policy, management, pedagogical organization and effectiveness in school practices. The theoretical-methodological contribution of this study is based on the qualitative approach of the research, having as procedures the documentary analysis, interviews and application of questionnaires to understand each phase of the implantation, the perception of managers and teachers, as well as to analyze the initiatives carried out, the challenges faced, the difficulties and the possibilities of pedagogical innovation. It was concluded that the policy did not have the official support due, leaving the educators in charge of its effective implementation. Despite small advances, the lack of material conditions for the development of school practices that qualified the offer of full time for the integral training of students prevailed. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Pós Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Titular do NEB/UFPA, docente dos Programas de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA). Pesquisadora da área de políticas educacionais, com ênfase no planejamento e monitoramento das metas do PNE 2014 nos estados e municípios e políticas públicas de educação integral e de tempo integral.

Orlando Nobre Bezerra de Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação (UFPA), Professor do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Identidades e Territórios (PPGCIT), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON). Realiza pesquisas em políticas educacionais, educação não-formal e educação em instituições prisionais, onde lidera uma Rede Interinstitucional de Apoio à Educação Prisional (REAPED).

Izete Magno Correa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2014), Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PGEDA/UFPA). Membro do Grupo de estudos e Pesquisas sobre Estado e Educação na Amazônia (Gestamazon). Atua como Servidora Pública da Secretaria de Estado de Educação - PA exercendo função de Vice Diretora. Pesquisadora da área de Políticas Educacionais e Gestão da Educação integral.

Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA, 2018), Professora da Educação Especial e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação- SEDUC-PA. Integrante do projeto de pesquisa "Experimentações escolares da política de educação integral e(m) tempo integral: uma análise das práticas efetivadas em Escolas Públicas de Belém-Pa (Gestamazon/UFPA).

References

Alves, A. C. S. (2017). Gastos e Custos do processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral no Pará (2012-2015) (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Pará.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.

Cardoso, C. A. Q. (2018). Programa Novo Mais Educação (2016) e sua concepção de educação em tempo integral (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Pará.

Cavaliere, A. M. V. (2002). Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educação & Sociedade, 23(81), 247-270. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100013

Cavaliere, A. M. (2007). Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade, 28(100), 1015-1035. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300018

Cavaliere, A. M. V. (2009). Escola de tempo integral versus alunos em tempo integral: educação integral e tempo integral. Em Aberto, 22(80), 51-63.

Coelho, L. M. C. C. (2009). Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Rio de Janeiro, RJ: FAPERJ, 89-103.

Costa, C. N. (2015). O Projeto Escola de Tempo Integral no Pará: caso da Escola Miriti (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Pará.

Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, Dispõe sobre o Programa Mais Educação, 2010. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7083.htm

Dourado, L. F. Oliveira, J. F., & Santos, C. A. (2007). A qualidade da educação: conceitos e definições. Série Documental: Textos para Discussão, 24(22), 5-34.

Ferreira, G. V. (2016). Educação de Tempo Integral em Santarém: ações da Secretaria Municipal de Educação no período de 2008 a 2014 (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Oeste Pará, Pará.

Frigotto, G. (2012). Educação Omnilateral. In Caldart, R. S. (Org.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 267-274). São Paulo, SP: Expressão Popular.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado de: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao

Lei n° 10.172 de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação. Recuperado de: http://www2.camara.leg.br/legin

Lei nº 7.441, de 2 de julho de 2010. (2010). Aprova o Plano Estadual de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [República Federativa do Brasil – Estado do Pará] 120(31), 707. Recuperado de: http://www.cee.pa.gov.br/sites/pdf

Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. (2017). Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). 2. Ed. Câmara dos Deputados, Brasília-DF.

Lei nº 8.186, de 23 de junho de 2015. (2015). Aprova o Plano Estadual de Educação – PEE e dá outras providências. Diário Oficial [República Federativa do Brasil – Estado do Pará], 125 (32). 913. Recuperado de: http://simec.mec.gov.br/sase/sasePA.

Libâneo, J. C. (2001). O sistema de organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia, GO: Editora Alternativa.

Maurício, L. V. (2009). Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário integral. Em Aberto, 22(80), 15-31.

Oliveira. N. C. M., & Cardoso, C. S. (2018). Educação Integral e(m) Tempo Integral no Município de Belém: momentos e movimentos. In Menezes, J. S. S. (Org.). Políticas e Gestão em educação em tempo integral: desafios contemporâneos (pp. 253-276). Curitiba, PR: Editora CRV.

Paro, V. H. (1988). Escola de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo, SP: Cortez.

Pegorer, V. (2014). Educação Integral: um sonho possível e de realização necessária. São Paulo, SP: Textonovo.

Plano de Educação Integral para o Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino do Pará. (2014). Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC. Pará.

Relatório do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral. NEEPHI. (2011). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Recuperado de: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppgedu/neephi/historico.

Resolução nº 002, de 24 de abril de 2012. (2012a). Dispõe sobre o projeto de escola de tempo integral. Secretaria de Estado de Educação. Pará.

Resolução nº 003, de 24 de abril de 2012. (2012b). Dispõe sobre a organização e o funcionamento da escola de tempo integral. Secretaria de Estado de Educação. Pará.

Ribeiro, M. R. (2017). A relação entre currículo e educação integral em tempo integral: um estudo a partir da configuração curricular do Programa Mais Educação (Tese de Doutorado), Universidade Federal do Pará, Pará.

Santos, A. A. S. (2013). Gestão Pedagógica do programa Mais Educação: um olhar a partir da experiência da escola Teodora Bentes (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal do Pará, Pará.

Sousa, L. E. S. (2016). Políticas de ampliação da jornada escolar: a implantação do Programa Mais Educação em Igarapé-Miri/PA (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Pará.

Silva, S. L. C. (2017). O programa Mais Educação e sua Experiência numa Escola Pública de Belém (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal do Pará, Pará.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas.

Vasconcelos, C. R. A. (2016). As experiências pedagógicas da implementação da política de educação em tempo integral nas escolas de campo na Amazônia paraense (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Oeste Pará, Pará.

Published

2020-12-04

How to Cite

Oliveira, N. C. M. de, Nobre Bezerra de Souza, O. ., Magno Correa, I., & Aurora Quaresma Cardoso, C. (2020). School experiments of the integral education policy and Full Time School: an analysis of the practices carried out in public schools of Belém – PA. Brazilian Journal of Rural Education, 5, e10868. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10868

Issue

Section

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos