Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13420

Abstract

A educação bilíngue, em Moçambique, é uma conquista da academia e da sociedade civil. O projeto começou desde o início da década de 1990, após ter-se percebido, que uma das causas de maior influência no insucesso escolar, no seio dos alunos do ensino primário, era a língua portguesa. Isso porque a maior parte das crianças que se matriculavam nas primeiras séries do Ensino Primário não falava o português a partir do seio familiar. Na sequência disso, começou-se o projeto experimental do ensino nas línguas moçambicanas, denominado PEBIMO, ou seja, Projeto Experimental de Ensino Bilíngue em Moçambique. O Professor Feliciano Chimbutane foi uma das figuras importantes do PEBIMO, tendo sido um dos consultores do Projeto. Esta entrevista, enquadrado no âmbito de pesquisado do campo para a tese de doutoramento, em andamento, visou a gerar informações da primeira mão sobre o andamento processo da inserção das línguas moçambicanas no ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Silvestre Filipe Gomes, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda, Angola

Doutorado e Mestre em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Licenciado em Ciências da Educação, Psicologia, pela Universidade Agostinho Neto.

References

Uma Entrevista realizada no dia 25 de Fevereiro de 2019, na cidade de Maputo - Moçambique

Published

2022-09-30

How to Cite

Gomes, S. F. (2022). Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane. Brazilian Journal of Rural Education, 7. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13420