Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13420

Résumé

A educação bilíngue, em Moçambique, é uma conquista da academia e da sociedade civil. O projeto começou desde o início da década de 1990, após ter-se percebido, que uma das causas de maior influência no insucesso escolar, no seio dos alunos do ensino primário, era a língua portguesa. Isso porque a maior parte das crianças que se matriculavam nas primeiras séries do Ensino Primário não falava o português a partir do seio familiar. Na sequência disso, começou-se o projeto experimental do ensino nas línguas moçambicanas, denominado PEBIMO, ou seja, Projeto Experimental de Ensino Bilíngue em Moçambique. O Professor Feliciano Chimbutane foi uma das figuras importantes do PEBIMO, tendo sido um dos consultores do Projeto. Esta entrevista, enquadrado no âmbito de pesquisado do campo para a tese de doutoramento, em andamento, visou a gerar informações da primeira mão sobre o andamento processo da inserção das línguas moçambicanas no ensino.

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Biographie de l'auteur-e

Silvestre Filipe Gomes, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda, Angola

Doutorado e Mestre em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Licenciado em Ciências da Educação, Psicologia, pela Universidade Agostinho Neto.

Références

Uma Entrevista realizada no dia 25 de Fevereiro de 2019, na cidade de Maputo - Moçambique

Publié-e

2022-09-30

Comment citer

Gomes, S. F. (2022). Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane. Brazilian Journal of Rural Education, 7. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13420