The proposal of hybrid teaching from Parecer CNE/CP 14/22 and the precariousness of teacher training

Authors

  • Thaise Luciane Nardim Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Leonardo Pereira da Costa Universidade do Distrito Federal – UnDF https://orcid.org/0000-0002-8165-3964

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15370

Abstract

ABSTRACT. The object of study of this text is the Parecer 14/22, an assent issued by the National Council of Education that establishes guidelines for the implementation of blended learning in Brazilian Higher Education. The research aimed to verify the notion of hybrid teaching proposed implicitly by the opinion, to make explicit its social, cultural, and ideological connections and predict the impacts of this alignment on pedagogical work. Through a critical document analysis supported by critical discourse analysis procedures, it questions the notion of blended learning built into the document, revealing its links to the flexible accumulation’s educational discourse. The paper points out elements in the textual construction and shows that the flexibility of teaching spaces and times operated by digital information and communication technologies mediation, as proposed in the document, would favor the implementation of a pedagogy of competencies aligned with hegemonic ideological perspectives. It also evidences that the articulation between these factors would lead to the impairment and precariousness of teacher training, impacting the guarantee of the right to education and perpetuating inequality and exclusion of the working class. Thus, the text concludes that there is an urgent need for education workers to lead the debate on the use of contemporary technologies in teaching, considering work as an educational principle and maintaining the centrality of the proposals in the teacher-student pedagogical relationship.

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Author Biographies

Thaise Luciane Nardim, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pesquisadora na área de Políticas Educacionais e Ensino das Artes, com trajetória de pesquisa em Performances e Performatividade, dedicando-se atualmente ao tema do impacto das políticas educacionais de regulação e accountability no ensino do componente arte, pesquisa realizada em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT. Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lotada no curso de Licenciatura em Teatro desde 2010, atuando na área de Práticas Pedagógicas Teatrais. Colaboradora nos cursos de Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Doutora em Artes da Cena na área de Formação do Intérprete (2017), Mestre em Artes (2009) e Bacharel em Artes Cênicas (2002) pela UNICAMP. Especialista em Arte/Educação e Tecnologias Contemporâneas (2012) pela UnB e em Metodologias Ativas, Ensino Remoto e Ensino à Distância (Metropolitana). Membro do grupo Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (CNPq/UFT) e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM/UFT). Vice-líder do grupo de pesquisa ArteFacto - Laboratório de Pesquisa em Arte e Tecnologias Interativas (CNPq/UFRR). Foi por 12 anos membro do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (CNPq/UPM). Membro da equipe de redação das Diretrizes Curriculares do Estado do Tocantins para as Trilhas de Aprendizagem do Ensino Médio na Área de Linguagens. Paralelamente, dedica-se à pesquisa-docência em metodologias de ensino mediadas por tecnologias digitais, tendo sido corresponsável pela redação do projeto pedagógico do Curso de Especialização em Arte e Educação Contemporânea (UFT), além de colaboradora da Especialização em Educação Online e Tecnologias Educacionais (UFT). Artista da performance com atuação internacional, foi uma das organizadoras do Festival de Apartamento (2008-2014) e seu portfolio encontra-se disponível em thaisenardim.com

Leonardo Pereira da Costa, Universidade do Distrito Federal – UnDF

Doutor em Educação, psicopedagogo, licenciado em pedagogia e bacharel em artes cênicas. Professor na educação básica e no ensino superior, com destaque para atividades vinculadas à educação inclusiva. Atuou também no teatro como ator, diretor e dramaturgo. Tem como principais áreas de pesquisa: o papel da arte na formação humana; fundamentos didáticos e psicológicos na Educação; metodologias e práticas no atendimento à estudantes com dificuldades de desempenho escolar.

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Published

2023-10-21

How to Cite

Nardim, T. L., & Pereira da Costa, L. (2023). The proposal of hybrid teaching from Parecer CNE/CP 14/22 and the precariousness of teacher training. Brazilian Journal of Rural Education, 8, e15370. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15370

Issue

Section

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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