The narrative curriculum in Rural Education as a perspective to overcoming the prescriptive curriculum

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19705

Keywords:

currículo narrativo, educação do campo, pedagogia emancipatória

Abstract

ABSTRACT. This article investigates the curriculum within the context of Rural Education, aiming to analyze its implications for valuing rural communities’ knowledge and constructing an emancipatory educational process. The research is bibliographic in nature and adopts a narrative literature review methodology. It critically examines the prescriptive curriculum model, recognizing its role in the marginalization of rural communities. In contrast, it explores the concept of the narrative curriculum as a potential path to overcome this logic, by acknowledging the rural subject as a knowledge producer and an active participant in the educational process. The curriculum is understood as a symbolic territory of dispute, where hegemonic educational models clash with educational practices rooted in rural life and culture. The results reveal that the narrative curriculum aligns with the demands of Rural Education, as it enables pedagogical practices grounded in the lived experiences of students, fostering territorial belonging and affirming identities. The conclusion is that the narrative curriculum represents a viable alternative for a contextualized and liberating education, committed to the rights of people from the countryside, and contributes to overcoming homogenized and disconnected school practices.

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Author Biographies

Fernando Amorim, Instituto Federal do Paraná; Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Licenciado em Geografia/CESA-PE, Biologia/UNIFATECIE e graduado em Psicologia/UNICURITIBA; Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública/UFJF e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática/UTFPR. Possui especializações em: Gestão Ambiental/UFLA; Educação do Campo/IGUAÇU; Musicoterapia/FABRAS; Neuroaprendizagem/FCV e atualmente cursa Filosofia no Centro Universitário ETEP.
Atuou como gestor público, com destaque para os cargos de Secretário Municipal de Educação de Ribeira do Pombal (BA), Diretor Geral do Departamento de Educação a Distância do IFPR e Coordenador do Programa Rede e-Tec Brasil no Ministério da Educação. Como consultor da UNESCO, contribuiu para a implementação de políticas públicas junto ao Ministério da Educação; FNDE e Ministério do Desenvolvimento Social.
Tem experiência em coordenação pedagógica, gestão de projetos. Seus interesses de pesquisa incluem questões ambientais e climáticas; Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural; Educação do Campo; e transdisciplinaridade nas abordagens epistemológicas e ontológicas.

Maria Antônia de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná

Filha de pequenos agricultores do município de Parapuã/SP. Estudou os primeiros anos no Grupo Escolar, Distrito Lagoa Azul. Cursou o Ensino Fundamental e Médio [à época Ensino de 1 e 2 graus] na escola pública de Parapuã/SP. Graduada (1990-licenciatura e 1991-bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduada em Direito (2012 - Universidade Tuiuti do Paraná). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Trabalha na Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1996, estando na categoria de professor Associado, coordena o grupo de pesquisa Movimentos Sociais, Educação do Campo e Práticas Pedagógicas. No período de 1999 a 2004 trabalhou como professora do Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. É docente do curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI/UEPG). É professora da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) desde fevereiro de 2002, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação e no curso de Pedagogia. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP). Coordenou o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) no período de novembro de 2012 a maio de 2017 e, desde o dia 1 de setembro de 2023 está novamente na Coordenação do Programa de Pós-Graduação. Desenvolve pesquisa sobre movimentos sociais, educação do campo, escola pública e práticas pedagógicas, temáticas em que possui livros, capítulos e artigos publicados. Participou de projetos financiados pela CAPES, CNPq e Fundação Ford. Esteve na coordenação do GT 3 (movimentos sociais, sujeitos e processos educativos) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação de outubro de 2010 a outubro de 2012. Coordenou o Eixo de mesmo na ANPED SUL durante duas edições do evento e coordenou o comitê científico em um edição (período de 2006 - 2012). Coordenou na UTP, por 4 anos, o projeto de pesquisa financiado pela CAPES/Observatório da Educação na vigência do Edital 038/2010, em núcleo de pesquisa em rede com UFSC e UFPEL. Coordenou o projeto de pesquisa, núcleo local, na vigência do Edital 049/2012 da CAPES/Observatório da Educação, por 5 anos. Ambos os projetos envolveram educadores, gestores e comunidades no debate da educação do campo, escola pública e projeto político-pedagógico. Orienta mestrandos desde o ano de 2000 e doutorandos desde o ano de 2010, somando 74 orientações concluídas até agosto de 2024. Foi membro da Comissão Nacional de Educação do Campo, SECADI/MEC, no período de 2013 a 2016. Membro da Articulação Paranaense "Por uma Educação do Campo", representando o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas do PPGED/UTP. Membro da Associação Latino Americana de Sociologia (ALAS) e da Latin American Studies Association (LASA). Membro associado da ANPED e da SBS. Integrante da Frente das Escolas Públicas do Campo do FONEC. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2002, atualmente (mar/2023 a fev/2027) na categoria 1B. É parecerista ad hoc de fundações de pesquisa dos estados de Pernambuco, Amazonas, São Paulo, Paraná, Bahia e Pará; de periódicos acadêmicos como Revista Emancipação, Educação e Sociedade, Educar em Revista, Educere, Caderno de Pesquisa Pensamento Educacional, Educação e Pesquisa, Olhar de Professor, Diálogos Educacionais entre outros.

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Published

2025-12-22

How to Cite

Amorim, F., & Souza, M. A. de. (2025). The narrative curriculum in Rural Education as a perspective to overcoming the prescriptive curriculum. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19705. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19705

Issue

Section

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios