Educational practices: interactions, challenges and possibilities in the daily life of a Farm Family School.

Authors

  • Andrêssa Paula Fadini de Sousa Instituto Federal do Espírito Santo - IFES http://orcid.org/0000-0001-6528-9421
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • João Assis Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p402

Keywords:

Práticas Pedagógicas, Confrontos e Desafios das Práticas Pedagógicas., Formação em Alternância, Confrontos e Desafios

Abstract

RESUMEN. En este artículo se presenta el análisis de las prácticas pedagógicas estructuradas por monitores / los que trabajan con la escuela secundaria / técnica una Escuela Familiar Agraria (EFA), con el objetivo de mostrar, a través de las percepciones de estos sujetos sobre sus prácticas, desafíos y enfrentamientos con experiencia en rutinario de los espacios del aula, cuyo proyecto educativo se basa en la formación en alternancia con la enseñanza/diferentes principios metodológicos. Naturaleza cualitativa, la contribución de este análisis oportunizará la pantalla / la reanudación de la reflexión sobre sus prácticas, sin pretensión de imponer, sino para problematizar, describiendo cada vez más el proceso de elaboración y reelaboración del conocimiento a la luz del proyecto educativo de la alternancia. Bajo la guía de autores consciente del debate en curso para la formación en alternancia, nos damos cuenta de que hay muchos factores que interfieren con la pedagógica donde los monitores / reconocerlos en un contexto educativo la inclusión de políticas, sociales, culturales, religiosos, económico y su influencia en la organización de las prácticas pedagógicas. Causar problemas y plantear nuevas posibilidades para ser trilladas a la consolidación de prácticas, cuyas necesidades han revelado como indicativo establecer un hecho de que el aprendizaje se vuelve significativa y emancipadora para los sujetos que las había asignado.

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Author Biographies

Andrêssa Paula Fadini de Sousa, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Possui Licenciatura em Pedagogia/Supervisão Escolar, e Inspeção Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1992/93), e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Santa Teresa

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1990), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne) em 2013. Atualmente é coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores e professora associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais.

João Assis Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2013), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985). Atualmente é Sub-Chefe do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS-UFES), e professor na mesma Universidade. Possui experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Filosofia no ensino médio, formação do professor, educação de jovens e adultos, pedagogia da alternância e educação do campo.

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Published

2016-12-13

How to Cite

Fadini de Sousa, A. P., Vaz de Mello, R. M. A., & Rodrigues, J. A. (2016). Educational practices: interactions, challenges and possibilities in the daily life of a Farm Family School. Brazilian Journal of Rural Education, 1(2), 402–427. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p402