The rural schools of Havana: a problem without turns into the Neo-colonial republic between 1936 and 1952

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p184

Abstract

RESUMO. Em Cuba há um vazio historiográfico no que diz respeito às escolas rurais em Havana de 1936 a 1952, se caracterizando como problema de pesquisa a manifestação do condições materiais e humanas dessas escolas na resolução de problemas educacionais da educação cubana durante esses anos. Nesta pesquisa científica é apresentado como objetivo principal caracterizar as condições materiais e psicológicas em que os professores desenvolvem as suas aulas. Foram utilizados métodos de nível teórico e empírico, respectivamente, tais como: histórico e lógico, analítico-sintético, indutivo-dedutivo e estudo documental. Entre os principais resultados foi constatado que os currículos e programas de escolas rurais em Havana apresentam soluções para alguns problemas educacionais existentes no ensino ofertado por essas instituições; no entanto, vários dos regulamentos que essas escolas implantaram não foram capazes de materializar todo a amplitude do ensino devido à negligência dos governos republicanos, embora as suas contribuições para a pedagogia e didática tenham sido significativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Yusdiel Leon Castillo, Universidad de Artemisa - Cuba

Profesor de la Universidad de Artemisa. Cuba

References

Correoso del Risco, F. (1931). La escuela rural cubana, su evolución y significación histórico-social. La Habana: Editorial Hermes. p. 65.

Correoso del Risco, F. (1931). La escuela rural cubana, su evolución y significación histórico-social. La Habana: Editorial Hermes. p. 68.

La escuela rural cubana, su evolución y significación histórico-social. La Habana: Editorial Hermes. p. 89.

Henríquez Henríquez, E. (1948). Escuela para los campesinos. La Habana. p. 85.

Henríquez Henríquez, E. (1948). Escuela para los campesinos. La Habana. p. 91.

Quintana Díaz, J. (1934). Por la escuela rural. Ponencia presentada a la junta de Superintendente. p. 6.

Quintana Díaz, J. (1949). Mañana. Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 10.

Quintana Díaz, J. (1949). Mañana. Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 11.

Quintana Díaz, Julio. M. (1949). Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 12.

Quintana Díaz, Julio. M. (1949). Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 19.

Quintana Díaz, Julio. M. (1949). Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 20.

Published

2017-04-19

How to Cite

Castillo, Y. L. (2017). The rural schools of Havana: a problem without turns into the Neo-colonial republic between 1936 and 1952. Brazilian Journal of Rural Education, 2(1), 184–203. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p184

Issue

Section

Articles