The rural schools of Havana: a problem without turns into the Neo-colonial republic between 1936 and 1952
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p184Abstract
RESUMO. Em Cuba há um vazio historiográfico no que diz respeito às escolas rurais em Havana de 1936 a 1952, se caracterizando como problema de pesquisa a manifestação do condições materiais e humanas dessas escolas na resolução de problemas educacionais da educação cubana durante esses anos. Nesta pesquisa científica é apresentado como objetivo principal caracterizar as condições materiais e psicológicas em que os professores desenvolvem as suas aulas. Foram utilizados métodos de nível teórico e empírico, respectivamente, tais como: histórico e lógico, analítico-sintético, indutivo-dedutivo e estudo documental. Entre os principais resultados foi constatado que os currículos e programas de escolas rurais em Havana apresentam soluções para alguns problemas educacionais existentes no ensino ofertado por essas instituições; no entanto, vários dos regulamentos que essas escolas implantaram não foram capazes de materializar todo a amplitude do ensino devido à negligência dos governos republicanos, embora as suas contribuições para a pedagogia e didática tenham sido significativas.
Downloads
References
Correoso del Risco, F. (1931). La escuela rural cubana, su evolución y significación histórico-social. La Habana: Editorial Hermes. p. 65.
Correoso del Risco, F. (1931). La escuela rural cubana, su evolución y significación histórico-social. La Habana: Editorial Hermes. p. 68.
La escuela rural cubana, su evolución y significación histórico-social. La Habana: Editorial Hermes. p. 89.
Henríquez Henríquez, E. (1948). Escuela para los campesinos. La Habana. p. 85.
Henríquez Henríquez, E. (1948). Escuela para los campesinos. La Habana. p. 91.
Quintana Díaz, J. (1934). Por la escuela rural. Ponencia presentada a la junta de Superintendente. p. 6.
Quintana Díaz, J. (1949). Mañana. Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 10.
Quintana Díaz, J. (1949). Mañana. Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 11.
Quintana Díaz, Julio. M. (1949). Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 12.
Quintana Díaz, Julio. M. (1949). Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 19.
Quintana Díaz, Julio. M. (1949). Memorias de un maestro rural. La Habana. p. 20.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).