Mathematical education of young and adults: pedagogical implications of historical-cultural theory
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p519-2Abstract
Educação matemática de jovens e adultos: implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural
O presente estudo aborda algumas implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural para a exploração de ideias matemáticas no âmbito da educação de jovens e adultos (EJA). Partindo de uma análise sobre o estado da arte no que se refere às dificuldades de professores e alunos para o ensino e a aprendizagem da Matemática ao longo do processo de escolarização indica elementos ao debate que se voltam à explicação dos problemas elencados e para encaminhamento de um processo de constituição de sujeitos de aprendizagem matemática no âmbito da EJA. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, além da análise de situações matemáticas usuais em aulas de EJA, cujos resultados mostram as dificuldades da cultura escolar básica para a superação de ações didáticas ainda fortemente marcadas pela associação de modelos. Aponta para o constructo teórico da perspectiva histórico-cultural como perspectiva para a efetivação de um amplo processo de produção de sentidos e de negociação de significados de ensino e de aprendizagem da Matemática na EJA.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, EJA, Educação Matemática, Formação de Conceitos, Produção de Sentidos, Negociação de Significados Matemáticos.
Mathematical education of young and adults: pedagogical implications of historical-cultural theory
ABSTRACT: The present study addresses some pedagogical implications of historical-cultural theory for the exploration of mathematical ideas in the field of youth and adult education (EJA). Starting from an analysis of the state of the art regarding the difficulties of teachers and students for teaching and learning of Mathematics throughout the schooling process indicates elements to the debate that return to the explanation of the problems listed and to refer a process of constitution of mathematical learning subjects within the scope of the EJA. It is a bibliographical and documentary research, besides the analysis of usual mathematical situations in EJA classes, whose results show the difficulties of the basic school culture to overcome didactic actions still strongly marked by the association of models. It points to the theoretical construct of the historical-cultural perspective as a perspective for the realization of a broad process of production of meanings and negotiation of meanings of teaching and learning of Mathematics in the EJA.
Keywords: Youth and Adult Education, EJA, Mathematical Education, Formation of Concepts, Production of Meanings, Negotiation of Mathematical Meanings.
Educación matemática de jóvenes y adultos: implicaciones pedagógicas de La teoría histórico-cultural
RESUMEN. El presente estudio aborda algunas implicaciones pedagógicas de la teoría histórico-cultural para la exploración de ideas matemáticas en el ámbito de la educación de jóvenes y adultos (EJA). A partir de un análisis sobre el estado del arte en lo que se refiere a las dificultades de profesores y alumnos para la enseñanza y el aprendizaje de las Matemáticas a lo largo del proceso de escolarización indica elementos al debate que se vuelven a la explicación de los problemas enumerados y para encaminamiento de un proceso el proceso de constitución de sujetos de aprendizaje matemático en el marco de la EJA. Se trata de una investigación bibliográfica y documental, además del análisis de situaciones matemáticas usuales en clases de EJA, cuyos resultados muestran las dificultades de la cultura escolar básica para la superación de acciones didácticas aún fuertemente marcadas por la asociación de modelos. Se apunta al constructo teórico de la perspectiva histórico-cultural como perspectiva para la efectividad de un amplio proceso de producción de sentidos y de negociación de significados de enseñanza y de aprendizaje de las Matemáticas en la EJA.
Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos, EJA, Educación Matemática, Formación de Conceptos, Producción de Sentidos, Negociación de Significados Matemáticos.
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