Educación escolar quilombola y educación científica: Reflexiones teóricas a partir de una experiencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12543

Resumen

RESUMEN. El presente trabajo tiene como objetivo contribuir con propuestas para la construcción de un plan de estudios científico en diálogo con las prácticas quilombolas, a partir de la discusión teórica sobre las potencialidades de la perspectiva freireana en realidades quilombolas. Iniciamos el trabajo con una breve reseña histórica que relaciona la educación rural, la educación sobre relaciones étnico-raciales y la educación escolar quilombola. Seguidamente, explicamos nuestra comprensión de la perspectiva freireana y la educación científica en el contexto quilombola. A partir de ello relatamos, discutimos y proponemos perspectivas sobre el análisis de la realidad para la construcción de prácticas científicas en diálogo con las realidades quilombolas, a partir de experimentos relacionados con el jabón, la goma de yuca y el queso. Finalmente, llegamos a conclusiones sobre los desafíos de integrar la educación científica a la educación quilombola.

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Biografía del autor/a

Meiriane Rafaela Assunção Guimarães , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Meiriane Rafaela Assunção Guimarães é quilombola, possui Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza pela UFVJM; atualmente é mestranda pelo Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática Tecnologia também pela UFVJM onde desenvolve pesquisa na área de ensino de ciências e Educação Escolar Quilombola e também professora na rede estadual de ensino de MG.

Luiz Henrique Magnani , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Luiz Henrique Magnani é graduado em Letras e mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP; doutor em Letras pela USP, com período sanduíche na Universidade de Manitoba (UoM) - Canadá. Fez estágio de pós-doutoramento na USP. Docente na UFVJM, atua  principalmente com as seguintes temáticas: letramento; formação de professores; Educação do Campo;  linguagens e tecnologias; linguagem e autismo.

Anielli Fabiula Gavioli Lemes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Anielli Fabiula Gavioli Lemes possui Licenciatura em Química pela UFSCar, mestre e doutora em Ensino de Ciências pela USP. Atualmente é Professora na UFVJM da área de Ciências da Natureza no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e na Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática Tecnologia, onde desenvolve pesquisa na área de Educação do Campo e Ensino de Ciências.

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Publicado

2022-04-30

Cómo citar

Assunção Guimarães , M. R. ., Magnani , L. H., & Lemes, A. F. G. (2022). Educación escolar quilombola y educación científica: Reflexiones teóricas a partir de una experiencia. Revista Brasileña De Educación Rural, 7, e12543. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12543