Agricultura Familiar en Alfenense y Programa Nacional de Alimentación Escolar: instrumentos para alcanzar la soberanía alimentaria en Alfenas - MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17890

Palabras clave:

sistemas agroalimentarios; sistemas de energía cortos; PNAE; soberanía alimentaria; políticas públicas.

Resumen

RESUMEN. Dada la importancia de la agricultura familiar para la producción de alimentos que en efecto son consumidos diariamente por personas alrededor del mundo y la necesidad de políticas públicas que fomenten el desempeño de esta categoría social, este estudio tuvo como objetivo comprender la contribución de la agricultura familiar y del Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) a la soberanía alimentaria en el municipio de Alfenas, Minas Gerais (Brasil). Para ello se realizó una investigación documental y de campo. En el primero, se analizaron descriptivamente el Censo Agropecuario de 2017, del IBGE, los Informes Anuales de Actividad, de la EMATER-MG (2016 - 2021) y la Convocatoria Pública 001/2022, de la Municipalidad de Alfenas-MG. En el segundo, se aplicó un cuestionario de forma individual y presencial, dirigido a agricultores familiares que abastecen de alimentos al PNAE de Alfenas-MG. El estudio confirmó la hipótesis de que la agricultura familiar y el PNAE contribuyen a la soberanía alimentaria en la ciudad.

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Biografía del autor/a

Maria Luísa Monteiro Martins, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Professora (ICHL) e doutoranda em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Mestrado em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas. Pós-graduação em Direito Público (com ênfase em Direito Administrativo) pela Universidade Estácio de Sá (2018) e graduação em Direito pela Faculdade Cenecista de Varginha (2014). Desenvolve pesquisas em Direito e em outros temas, como Desenvolvimento Sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Políticas Públicas, especialmente alimentares.

Everton Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Professor no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), atuando nos cursos de graduação em Ciências Econômicas e Administração Pública; no Mestrado em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS); e nos programas de Mestrado/Doutorado em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL-MG). Doutorado em Administração pelo CEPEAD/UFMG e mestrado em Ciências da Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ).
Suas atividades de pesquisa, extensão e ensino abrangem, dentre outras, as seguintes áreas: ODS e Desenvolvimento Sustentável; Políticas Públicas, desenvolvimento, conflitos e governança socioambiental participativa.

Fernando Batista Pereira, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL

Professor Adjunto no curso de Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) – Campus Varginha (MG). Também atua como professor no Mestrado em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da UNIFAL-MG. Possui doutorado em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2015, com financiamento da Fapemig), com doutorado sanduíche na Leeds University Business School - LUBS (2014, com financiamento da CAPES). Possui mestrado em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2004, com financiamento do CNPq) e graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2000).

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Publicado

2025-08-14

Cómo citar

Monteiro Martins, M. L., Rodrigues da Silva, E., & Batista Pereira, F. (2025). Agricultura Familiar en Alfenense y Programa Nacional de Alimentación Escolar: instrumentos para alcanzar la soberanía alimentaria en Alfenas - MG. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e17890. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17890