Retratos de la Educación del Campo: la escolarización de los residentes del Asentamiento Bom Lugar I, Upanema – RN

Autores/as

  • Ana Cleide da Silva de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA https://orcid.org/0000-0003-3988-3915
  • Emerson Augusto de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Késia Kelly Vieira de Castro Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Resumen

RESUMEN. El tema central de este estudio es la escolarización de los residentes del Asentamiento Bom Lugar I, Upanema – RN. Se partió del siguiente problema de investigación: ¿cuál es el nivel de escolaridad de los residentes del Asentamiento Bom Lugar I, Upanema-RN? Se destaca, como objetivo general, investigar, a partir de un estudio de campo, la escolaridad de los residentes del Asentamiento Bom Lugar I, Upanema – RN. La investigación se caracterizó por ser un estudio cuantitativo, del tipo investigación de campo. La técnica utilizada para producir los datos hace referencia al cuestionario compuesto por 11 preguntas cerradas y abiertas. Participaron del estudio cincuenta residentes del Assentamento Bom Lugar I, Upanema – RN. Como principales conclusiones se destacan las siguientes: entre los factores que contribuyen a la no escolarización en el contexto investigado se destaca la falta de transporte escolar, la calidad de la enseñanza (descontextualizada) en las escuelas del campo, las cuestiones financieras, la violencia en el campo, la distancia entre los hogares y las escuelas y la falta de docentes, muchos de ellos provenientes de espacios urbanos.

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Biografía del autor/a

Ana Cleide da Silva de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas e Sociais. Educadora do Campo.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação, área de concentração "Formação de Professores", na Linha de Pesquisa "Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação", pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), Especialização em Educação, no campo temático "Formação de Professores" (2012), e Mestrado em Educação, na linha de estudo "Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente" (2013), ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN, exercendo também a função de coordenador (POSENSINO/UFERSA). É Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente", da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, e pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica" - Laconex@o - da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, "Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão" da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, "Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior" do Instituto Federal de São Paulo - IFSP e "Educação, Discursos e Sociedade" - UFERSA. Exerceu as funções de coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2014 - 2016) e de vice-coordenador do POSENSINO/UFERSA (2021 - 2023). Atuou como Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - UFERSA (2014 - 2016). Tem experiência profissional na Educação Básica e na Educação Superior. Desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Professores da Educação Básica, Licenciaturas, Currículo, Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Método (Auto) Biográfico e de Histórias de Vida, Didática e Docência na Educação Superior. É editor adjunto da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI). É membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), da Rede Nacional de Pesquisador@s em Pedagogia (REPPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides).

Késia Kelly Vieira de Castro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor de Quimica da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo e vice-coordenadora da licenciatura em Química na modalidade à Distância da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Desenvolve trabalhos com estágio supervisionado, ensino de química e catálise aplicada a indústria de petróleo, além de ser membro do programa ciência para todos no semiárido potigiar, que visa estimular a realização das feiras de ciência escolares, regionais e a Feira de Ciência do Semiárido Potiguar.

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Publicado

2024-08-24

Cómo citar

Oliveira, A. C. da S. de, Medeiros, E. A. de, & Castro, K. K. V. de. (2024). Retratos de la Educación del Campo: la escolarización de los residentes del Asentamiento Bom Lugar I, Upanema – RN. Revista Brasileña De Educación Rural, 9, e18838. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/18838