Affective memories of older adults regarding play in the far North of Brazil

Autores/as

  • Verônica Marinho de Sousa Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT image/svg+xml
  • Mayrhon José Abrantes Farias Universidade Federal do Maranhão – UFMA image/svg+xml
  • Juliana de Oliveira Freire Universidade de Brasília – UnB image/svg+xml
  • Rubens Vinícius Letieri Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT image/svg+xml https://orcid.org/0000-0003-4520-6339
  • Adriano Lopes de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Resumen

Memórias afetivas de idosos sobre o brincar no extremo Norte do Brasil                                                         

O presente estudo tem como objetivo registrar parte do acervo da cultura corporal da cidade de Tocantinópolis – TO, por meio das brincadeiras identificadas junto a idosos participantes do Projeto Saúde e cognição na melhor idade, sediado na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo, de natureza exploratória e análise qualitativa. A produção de informações em campo se deu mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com 42 (quarenta e dois) idosos. Foram contemplados no roteiro das entrevistas os locais preferidos de vivência das brincadeiras, as companhias, os brinquedos utilizados, bem como suas características gerais. A análise das entrevistas permitiu a identificação de 64 (sessenta e quatro) manifestações, organizadas, conforme suas especificações, em 8 (oito) categorias. Os relatos também revelaram retratos de infâncias sofridas, decorrentes da pobreza e do trabalho precoce. Outrossim, parte dos registros tiveram como cenário o ambiente do campo, bem como a utilização de brinquedos confeccionados com recursos naturais.

Palavras-chave: cultura corporal, cotidiano, brincadeiras, tradição, memória.

 

Affective memories of older adults regarding play in the far North of Brazil

ABSTRACT. This study aims to register part of the collection of body culture in the city of Tocantinópolis, Tocantins, located in the North of Brazil, based on the play reported by the older adult participants in the Health and Cognition Project for Seniors at the FUNT (Federal University of Northeast of Tocantins). Thus, we carried out exploratory fieldwork and qualitative analysis. The field information was gathered through semi-structured interviews with 42 (forty-two) participants. The script of the interviews encompassed their favourite places to play, partnerships, toys, and general characteristics. The analysis of the interviews indicated 64 (sixty-four) manifestations, divided into 8 (eight) categories, according to their particularities. The reports also revealed some portraits of a childhood suffering from poverty and early employment. Furthermore, the rural environment was the setting of some records, using toys manufactured with natural resources.

Keywords: body culture, everyday life, play, tradition, memory.

 

Memorias afectivas de ancianos sobre el juego en el extremo Norte de Brasil

RESUMEN. Este estudio tiene como objetivo registrar parte del acervo de cultura corporal de la ciudad de Tocantinópolis - TO, a través de los juegos identificados con ancianos participantes del Proyecto Salud y Cognición en la mejor edad, con sede en la Universidad Federal del Norte de Tocantins - UFNT . Para ello se realizó un trabajo de campo, de carácter exploratorio y de análisis cualitativo. La producción de información en campo se realizó a través de entrevistas semiestructuradas con 42 (cuarenta y dos) ancianos. Los lugares preferidos para experimentar los juegos, las empresas, los juguetes utilizados, así como sus características generales, fueron contemplados en el guión de entrevista. El análisis de las entrevistas permitió la identificación de 64 (sesenta y cuatro) manifestaciones, organizadas, según sus especificaciones, en 8 (ocho) categorías. Los reportajes también revelaron retratos de infancias sufridas, producto de la pobreza y del trabajo temprano. Además, parte de los registros tuvo como escenario el ambiente de campo, así como el uso de juguetes elaborados con recursos naturales.

Palabras clave: cultura corporal, cotidiano, juegos, tradición, memoria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Verônica Marinho de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Campus do Bacanga, São Luís - MA, atuando no Departamento de Educação Física (DEF/UFMA). Realizou Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), linha de Estudos comparados. Possui Doutorado e Mestrado em Educação Física pela Universidade de Brasília (PPGEF/UnB); Licenciatura Plena em Educação Física e Especialização em Educação Integral pela UFMA. Possui experiência docente no Ensino Superior na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em que foi Presidente de NDE, Coordenador adjunto, Coordenador de Estágio Curricular Supervisionado e Coordenador de área do PIBID do Curso de Educação Física; Atuou como tutor e professor formador do curso de Licenciatura em Educação Física da UAB/EAD/UNB. Na Educação Básica atuou na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC-MA) e na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). É vice-líder do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT) e do IMAGEM - Grupo de Estudo sobre Corpo e Educação (FEF/UnB). Compõe o comitê científico do GTT Corpo e cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência nas áreas socioculturais e pedagógicas na Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar; Estágio Curricular Supervisionado; Corpo, Educação do Corpo e Práticas Corporais Infantis; Mídias e Educação (Física); Metodologias de Ensino das lutas na escola.

Juliana de Oliveira Freire, Universidade de Brasília – UnB

Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Professora substituta da Universidade de Ottawa, no Canadá. 

Rubens Vinícius Letieri, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG); Doutor em Ciências do Desporto - Ramo Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra, Portugal (FCDEF-UC); Mestre em Biocinética pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra - Portugal e Revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (2004); Especialização em Musculação Personal Training pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho - ESEFM ; Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento de Força e pesquisa os efeitos do treinamento de força com oclusão vascular em jovens e adultos. Foi Docente do Curso de Educação Física da UNIFENAS/Poços de Caldas e Membro do corpo docente da Pós-graduação (Especialização) em "Musculação Personal Training" do ENAF/FAGAMMON. Foi Professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri - Iguatu/CE. Foi professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Católica de Quixadá/CE (UNICATÓLICA) e membro do corpo docente dos cursos de Pós-graduação (Especialização) em "Exercício Físico e Saúde" e "Fisiologia do Exercício" na UNICATÓLICA. Atualmente é Professor efetivo Adjunto do Magistério Superior do Curso de Licenciatura em Educação Física e Líder do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física - NIMEF /UFNT (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/804178), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF/UFT/UNESP). Atualmente é avaliador em processos de autorização e reconhecimento de cursos superiores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC.

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de Estudos históricos e socioculturais da Educação Física, esporte e lazer - (2020); Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na linha de Estudos Olímpicos - (2016); Especialista em Metodologia em Educação Física e Esportes pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - (2013); Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - (2011). Atuou como Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Tocantins (UFT) de 2018 até 2019. Atua na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) desde sua criação, em 2019, por desmembramento de campus da UFT; Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF) - (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6339584985389912), na linha de Estudos Pedagógicos e Socioculturais, da UFNT.

Citas

Almeida, M. C. (2001). Complexidade e cosmologia da tradição. Belém: EDUEPA.

Alves, F. D., & Sommerhalder, A. (2006). O brincar: linguagem da infância, língua infantil. Revista Motriz, 12(2), 125-132. https://doi.org/10.5016/100

Amado, J. (2007). Universo dos brinquedos populares. 2a. ed. Coimbra: Quarteto.

Baitello Junior, N. (1999). O animal que parou o relógio: ensaios sobre comunicação, cultura e mídia. 2ª edição. São Paulo: Annablume.

Barros, M. (2010). As cantigas de roda na educação infantil. 4 a. ed. Rio de Janeiro: Forense.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Portugal: Ed. Portugal.

Bomtempo, E. (2001). A brincadeira de faz-de-conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário. In Kishimoto, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (pp. 57-71). São Paulo: Cortez.

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é

a base. Brasília.

Bréscia, V. L. P. (2003). Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo.

Brougère, G. (2010). Brinquedo e cultura. Tradução: Gisela Wajskop. 8.ed. São Paulo, Cortez.

Bruhns, H. T. (2010). O ecoturismo e o mito da natureza intocada. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(2), 157-164. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i2.8677

Coelho, A. (2015). Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: os benefícios do contacto com a natureza. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, Extr.(10), 111–117. https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.585

Corsaro, W. A. (1992). Interpretative reproduction in children's peer cultures. Social Psychology Quarterly, 55(2), 160-177. https://doi.org/10.2307/2786944

Farias, M. J. A., Freitas, T. C., & Wiggers, I. D. (2019). Minha brincadeira favorita na escola: uma análise da cultura lúdica de crianças de São Luís – MA. Nuances: Estudos sobre Educação, 30(1), 10-27. https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.5835

Feitosa, A. C., Viana, R. N. A., Rêgo, F. C., & Rêgo, A. C. (2017). “Dando linha na pipa”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA. Revista interdisciplinar em cultura e sociedade, 3(especial), 303–315.

Flick, U. (2009). Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

Friedmann, A. (2006). O Brincar no Cotidiano da Criança. São Paulo: Moderna.

Lankshear, C., & Knobel, M. (2008). Pesquisa pedagógica: do projeto a Implementação. Porto Alegre: Artmed.

Minayo, M. C. S. (1994). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.

Oliveira, Z. R. (2005). Educação Infantil: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez.

Pedro Neto, J., & Silva, J. N. (2006). Jogos: histórias de família. Portugal: Gradiva.

Queiroz, M. C. C., & Pinho, M. J. (2020). Brincadeiras e influências no contexto de ocupação na região amazônica: uma análise da ocupação capadócia em Palmas-TO. Revista Humanidades & Inovação, 7(15), 124-133.

Santos, R. R. F., & Kocian, R. (2006). As possibilidades das brincadeiras infantis e jogos populares nas aulas e educação física infantil: um estudo de caso. Revista Digital Efdeportes, 11(99), 1-1.

Simon, H. S., & Kunz, E. (2014). O brincar como diálogo/pergunta e não como resposta à prática pedagógica. Revista Movimento, 20(1), 375-394. https://doi.org/10.22456/1982-8918.39749

Soares, C. L. (2005). Práticas corporais: invenção de pedagogias? In Silva, A. M., & Damiani, I. R. (Orgs.). Práticas corporais: gênese de um movimento investigativo em educação física (s./p.). Florianópolis: Nauemblu Ciência & Arte.

Soares, C. L., Taffarel, C. N. Z., Varjal, E., Castellani Filho, L., Escobar, M.O., & Bracht, V. (1992). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez.

Descargas

Publicado

2024-09-24

Cómo citar

Marinho de Sousa, V., Abrantes Farias, M. J., de Oliveira Freire, J., Vinícius Letieri, R., & Lopes de Souza, A. (2024). Affective memories of older adults regarding play in the far North of Brazil. Revista Brasileña De Educación Rural, 9, e19169. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/19169