Affective memories of elderly people regarding play in the far North of Brazil

Autores

  • Verônica Marinho de Sousa Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT,Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml
  • Mayrhon José Abrantes Farias Universidade Federal do Maranhão – UFMA,Universidade Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Juliana de Oliveira Freire Universidade de Brasília – UnB,Universidade de Brasília image/svg+xml
  • Rubens Vinícius Letieri Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT image/svg+xml https://orcid.org/0000-0003-4520-6339
  • Adriano Lopes de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins

Resumo

Memórias afetivas de idosos sobre o brincar no extremo Norte do Brasil

O presente estudo tem como objetivo registrar parte do acervo da cultura corporal da cidade de Tocantinópolis – TO, por meio das brincadeiras identificadas junto a idosos participantes do Projeto Saúde e cognição na melhor idade, sediado na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo, de natureza exploratória e análise qualitativa. A produção de informações em campo se deu mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com 42 (quarenta e dois) idosos. Foram contemplados no roteiro das entrevistas os locais preferidos de vivência das brincadeiras, as companhias, os brinquedos utilizados, bem como suas características gerais. A análise das entrevistas permitiu a identificação de 64 (sessenta e quatro) manifestações, organizadas, conforme suas especificações, em 8 (oito) categorias. Os relatos também revelaram retratos de infâncias sofridas, decorrentes da pobreza e do trabalho precoce. Outrossim, parte dos registros tiveram como cenário o ambiente do campo, bem como a utilização de brinquedos confeccionados com recursos naturais.

Palavras-chave: cultura corporal, cotidiano, brincadeiras, tradição, memória.

 

Affective memories of elderly people regarding play in the far North of Brazil

ABSTRACT. Early childhood education corresponds to the first stage of the basic education system, whose purpose permeates the integral development of the child, which requires, among other things, the establishment of a broader and more effective academic debate about this stage. Thus, this study emerges with the objective of mapping the Course Completion Papers (TCCs) of the Federal University of Tocantins (UFT) that addressed this theme in the scope of their work. For this, a documentary research was carried out, analyzing the TCCs elaborated by the graduates of the courses offered by the campus of Tocantinópolis. The results indicate that in a universe of 159 papers available in the institution's Repository, only 12 addressed aspects related to Early Childhood Education, including from normative aspects to the pedagogical challenges of daily day care centers and preschools. It is concluded that the academic interest of these graduates is still configured from an incipient character, requiring a greater incentive on the part of the respective courses.

Keywords: body culture, everyday life, play, tradition, memory.

 

Memorias afectivas de ancianos sobre el juego en el extremo Norte de Brasil

RESUMEN. La educación infantil corresponde a la primera etapa del sistema de educación básica, cuya finalidad permea el desarrollo integral del niño, lo que requiere, entre otras cosas, el establecimiento de un debate académico más amplio y efectivo sobre esta etapa. Por lo tanto, este estudio surge con el objetivo de mapear los Documentos de Finalización de Cursos (TCC) de la Universidad Federal de Tocantins (UFT) que abordaron este tema en el ámbito de su trabajo. Para ello, se realizó una investigación documental, analizando los TCC elaborados por los egresados de los cursos ofrecidos por el campus de Tocantinópolis. Los resultados indican que en un universo de 159 artículos disponibles en el Repositorio de la institución, solo 12 abordaron aspectos relacionados con la Educación Infantil, incluyendo desde aspectos normativos hasta los desafíos pedagógicos de las guarderías y preescolares diarios. Se concluye que el interés académico de estos egresados aún se configura desde un carácter incipiente, requiriendo un mayor incentivo por parte de los respectivos cursos.

Palabras clave: cultura corporal, cotidiano, juegos, tradición, memoria.

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Biografia do Autor

Verônica Marinho de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT,Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Maranhão – UFMA,Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Campus do Bacanga, São Luís - MA, atuando no Departamento de Educação Física (DEF/UFMA). Realizou Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), linha de Estudos comparados. Possui Doutorado e Mestrado em Educação Física pela Universidade de Brasília (PPGEF/UnB); Licenciatura Plena em Educação Física e Especialização em Educação Integral pela UFMA. Possui experiência docente no Ensino Superior na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em que foi Presidente de NDE, Coordenador adjunto, Coordenador de Estágio Curricular Supervisionado e Coordenador de área do PIBID do Curso de Educação Física; Atuou como tutor e professor formador do curso de Licenciatura em Educação Física da UAB/EAD/UNB. Na Educação Básica atuou na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC-MA) e na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). É vice-líder do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF/UFNT) e do IMAGEM - Grupo de Estudo sobre Corpo e Educação (FEF/UnB). Compõe o comitê científico do GTT Corpo e cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência nas áreas socioculturais e pedagógicas na Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar; Estágio Curricular Supervisionado; Corpo, Educação do Corpo e Práticas Corporais Infantis; Mídias e Educação (Física); Metodologias de Ensino das lutas na escola.

Juliana de Oliveira Freire, Universidade de Brasília – UnB,Universidade de Brasília

Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Professora substituta da Universidade de Ottawa, no Canadá. 

Rubens Vinícius Letieri, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG); Doutor em Ciências do Desporto - Ramo Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra, Portugal (FCDEF-UC); Mestre em Biocinética pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra - Portugal e Revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (2004); Especialização em Musculação Personal Training pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho - ESEFM ; Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento de Força e pesquisa os efeitos do treinamento de força com oclusão vascular em jovens e adultos. Foi Docente do Curso de Educação Física da UNIFENAS/Poços de Caldas e Membro do corpo docente da Pós-graduação (Especialização) em "Musculação Personal Training" do ENAF/FAGAMMON. Foi Professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri - Iguatu/CE. Foi professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Católica de Quixadá/CE (UNICATÓLICA) e membro do corpo docente dos cursos de Pós-graduação (Especialização) em "Exercício Físico e Saúde" e "Fisiologia do Exercício" na UNICATÓLICA. Atualmente é Professor efetivo Adjunto do Magistério Superior do Curso de Licenciatura em Educação Física e Líder do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física - NIMEF /UFNT (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/804178), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF/UFT/UNESP). Atualmente é avaliador em processos de autorização e reconhecimento de cursos superiores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC.

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de Estudos históricos e socioculturais da Educação Física, esporte e lazer - (2020); Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na linha de Estudos Olímpicos - (2016); Especialista em Metodologia em Educação Física e Esportes pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - (2013); Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - (2011). Atuou como Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Tocantins (UFT) de 2018 até 2019. Atua na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) desde sua criação, em 2019, por desmembramento de campus da UFT; Membro do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física (NIMEF) - (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6339584985389912), na linha de Estudos Pedagógicos e Socioculturais, da UFNT.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Marinho de Sousa, V., Abrantes Farias, M. J., de Oliveira Freire, J., Vinícius Letieri, R., & Lopes de Souza, A. (2024). Affective memories of elderly people regarding play in the far North of Brazil. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19169. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/19169

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Artigos / Articles / Artículos