Affective memories of older adults regarding play in the far North of Brazil
Resumo
Memórias afetivas de idosos sobre o brincar no extremo Norte do Brasil
O presente estudo tem como objetivo registrar parte do acervo da cultura corporal da cidade de Tocantinópolis – TO, por meio das brincadeiras identificadas junto a idosos participantes do Projeto Saúde e cognição na melhor idade, sediado na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo, de natureza exploratória e análise qualitativa. A produção de informações em campo se deu mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com 42 (quarenta e dois) idosos. Foram contemplados no roteiro das entrevistas os locais preferidos de vivência das brincadeiras, as companhias, os brinquedos utilizados, bem como suas características gerais. A análise das entrevistas permitiu a identificação de 64 (sessenta e quatro) manifestações, organizadas, conforme suas especificações, em 8 (oito) categorias. Os relatos também revelaram retratos de infâncias sofridas, decorrentes da pobreza e do trabalho precoce. Outrossim, parte dos registros tiveram como cenário o ambiente do campo, bem como a utilização de brinquedos confeccionados com recursos naturais.
Palavras-chave: cultura corporal, cotidiano, brincadeiras, tradição, memória.
Affective memories of older adults regarding play in the far North of Brazil
ABSTRACT. This study aims to register part of the collection of body culture in the city of Tocantinópolis, Tocantins, located in the North of Brazil, based on the play reported by the older adult participants in the Health and Cognition Project for Seniors at the FUNT (Federal University of Northeast of Tocantins). Thus, we carried out exploratory fieldwork and qualitative analysis. The field information was gathered through semi-structured interviews with 42 (forty-two) participants. The script of the interviews encompassed their favourite places to play, partnerships, toys, and general characteristics. The analysis of the interviews indicated 64 (sixty-four) manifestations, divided into 8 (eight) categories, according to their particularities. The reports also revealed some portraits of a childhood suffering from poverty and early employment. Furthermore, the rural environment was the setting of some records, using toys manufactured with natural resources.
Keywords: body culture, everyday life, play, tradition, memory.
Memorias afectivas de ancianos sobre el juego en el extremo Norte de Brasil
RESUMEN. Este estudio tiene como objetivo registrar parte del acervo de cultura corporal de la ciudad de Tocantinópolis - TO, a través de los juegos identificados con ancianos participantes del Proyecto Salud y Cognición en la mejor edad, con sede en la Universidad Federal del Norte de Tocantins - UFNT . Para ello se realizó un trabajo de campo, de carácter exploratorio y de análisis cualitativo. La producción de información en campo se realizó a través de entrevistas semiestructuradas con 42 (cuarenta y dos) ancianos. Los lugares preferidos para experimentar los juegos, las empresas, los juguetes utilizados, así como sus características generales, fueron contemplados en el guión de entrevista. El análisis de las entrevistas permitió la identificación de 64 (sesenta y cuatro) manifestaciones, organizadas, según sus especificaciones, en 8 (ocho) categorías. Los reportajes también revelaron retratos de infancias sufridas, producto de la pobreza y del trabajo temprano. Además, parte de los registros tuvo como escenario el ambiente de campo, así como el uso de juguetes elaborados con recursos naturales.
Palabras clave: cultura corporal, cotidiano, juegos, tradición, memoria.
Downloads
Referências
Almeida, M. C. (2001). Complexidade e cosmologia da tradição. Belém: EDUEPA.
Alves, F. D., & Sommerhalder, A. (2006). O brincar: linguagem da infância, língua infantil. Revista Motriz, 12(2), 125-132. https://doi.org/10.5016/100
Amado, J. (2007). Universo dos brinquedos populares. 2a. ed. Coimbra: Quarteto.
Baitello Junior, N. (1999). O animal que parou o relógio: ensaios sobre comunicação, cultura e mídia. 2ª edição. São Paulo: Annablume.
Barros, M. (2010). As cantigas de roda na educação infantil. 4 a. ed. Rio de Janeiro: Forense.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Portugal: Ed. Portugal.
Bomtempo, E. (2001). A brincadeira de faz-de-conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário. In Kishimoto, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (pp. 57-71). São Paulo: Cortez.
Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é
a base. Brasília.
Bréscia, V. L. P. (2003). Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo.
Brougère, G. (2010). Brinquedo e cultura. Tradução: Gisela Wajskop. 8.ed. São Paulo, Cortez.
Bruhns, H. T. (2010). O ecoturismo e o mito da natureza intocada. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(2), 157-164. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i2.8677
Coelho, A. (2015). Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: os benefícios do contacto com a natureza. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, Extr.(10), 111–117. https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.585
Corsaro, W. A. (1992). Interpretative reproduction in children's peer cultures. Social Psychology Quarterly, 55(2), 160-177. https://doi.org/10.2307/2786944
Farias, M. J. A., Freitas, T. C., & Wiggers, I. D. (2019). Minha brincadeira favorita na escola: uma análise da cultura lúdica de crianças de São Luís – MA. Nuances: Estudos sobre Educação, 30(1), 10-27. https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.5835
Feitosa, A. C., Viana, R. N. A., Rêgo, F. C., & Rêgo, A. C. (2017). “Dando linha na pipa”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA. Revista interdisciplinar em cultura e sociedade, 3(especial), 303–315.
Flick, U. (2009). Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.
Friedmann, A. (2006). O Brincar no Cotidiano da Criança. São Paulo: Moderna.
Lankshear, C., & Knobel, M. (2008). Pesquisa pedagógica: do projeto a Implementação. Porto Alegre: Artmed.
Minayo, M. C. S. (1994). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Oliveira, Z. R. (2005). Educação Infantil: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez.
Pedro Neto, J., & Silva, J. N. (2006). Jogos: histórias de família. Portugal: Gradiva.
Queiroz, M. C. C., & Pinho, M. J. (2020). Brincadeiras e influências no contexto de ocupação na região amazônica: uma análise da ocupação capadócia em Palmas-TO. Revista Humanidades & Inovação, 7(15), 124-133.
Santos, R. R. F., & Kocian, R. (2006). As possibilidades das brincadeiras infantis e jogos populares nas aulas e educação física infantil: um estudo de caso. Revista Digital Efdeportes, 11(99), 1-1.
Simon, H. S., & Kunz, E. (2014). O brincar como diálogo/pergunta e não como resposta à prática pedagógica. Revista Movimento, 20(1), 375-394. https://doi.org/10.22456/1982-8918.39749
Soares, C. L. (2005). Práticas corporais: invenção de pedagogias? In Silva, A. M., & Damiani, I. R. (Orgs.). Práticas corporais: gênese de um movimento investigativo em educação física (s./p.). Florianópolis: Nauemblu Ciência & Arte.
Soares, C. L., Taffarel, C. N. Z., Varjal, E., Castellani Filho, L., Escobar, M.O., & Bracht, V. (1992). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Verônica Marinho de Sousa, Mayrhon José Abrantes Farias, Juliana de Oliveira Freire, Rubens Vinícius Letieri, Adriano Lopes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).