Algunas de las experiencias vividas por docentes egresados ​​en Matemáticas de IFTO durante la pandemia Covid-19

Autores/as

  • Kênya Maria Vieira Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Marta Maria Pontin Darsie Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT https://orcid.org/0000-0002-1255-6546
  • Wesley Vieira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO https://orcid.org/0000-0001-7277-664X

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19446

Resumen

RESUMEN. Este artículo presenta parte de los resultados de uno de los objetivos específicos de la investigación doctoral defendida a finales de 2022, que es 'dilucidar los desafíos que enfrentan y los aprendizajes obtenidos por los docentes graduados en Matemáticas de IFTO en tiempos de la pandemia de Covid- 19'. Los datos surgieron de entrevistas realizadas a 20 egresados ​​de las carreras de Licenciatura en Matemáticas del Campus Paraíso y Campus Palmas, del IFTO. Los desafíos que enfrentan los docentes se centran en las siguientes categorías: aceptar lo “nuevo” y vivir con incertidumbre; adaptación al teletrabajo y afrontamiento de la disrupción del tiempo y el espacio; adaptaciones/cambios en estrategias de enseñanza en clases; lidiar con problemas socioemocionales (y la mezcla de emociones) y superar/afrontar diferentes problemas. En cuanto al aprendizaje, los hay que involucran aspectos personales y aspectos profesionales. Se concluye que los desafíos de los docentes (aunque algunos de ellos eran 'viejos con nuevos') fueron 'únicos' porque sacaron a la luz enseñanzas personales que revalidaron aprendizajes para la vida y la profesión. Esto tenía sentido para muchos que hasta entonces no veían al docente como un profesional.

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Biografía del autor/a

Kênya Maria Vieira Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

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Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Administração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1 à 4 série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999.Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM (desde 2010). Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino- UNIC/IFMT. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ciências da Natureza e Matemática UFMT/SINOP. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM. Desenvolve pesquisas na área de Ensino com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Metacognição e Matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

Wesley Vieira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS (2009). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Pós Graduação em Orientação Gestão e Supervisão Educacional pela AEDUC. Atuação no setor de Coordenação Técnico Pedagógica. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica

 

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Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Lopes, K. M. V., Pontin Darsie, M. M., & Vieira da Silva, W. (2024). Algunas de las experiencias vividas por docentes egresados ​​en Matemáticas de IFTO durante la pandemia Covid-19. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, 19446 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19446

Número

Sección

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares